Equipe Nissan de Fórmula E garante pódio em dramática corrida de abertura da temporada 12
Rowland conquista 11 posições em São Paulo e termina em segundo, enquanto ritmo sólido de Nato não é recompensado.
SÃO PAULO, Brasil (08/12/2025) – O piloto da Equipe Nissan de Fórmula E, Oliver Rowland, realizou uma incrível corrida de recuperação até o pódio durante a primeira rodada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, em São Paulo, da temporada 2025/26, com Norman Nato apresentando uma velocidade promissora durante toda a prova.
Os dois pilotos terminaram entre os 10 primeiros colocados na segunda sessão de treinos livres mais longa na manhã de sábado, depois que a primeira sessão foi cancelada na sexta-feira devido a problemas técnicos na comunicação por rádio.
Rowland quase ficou de fora do top 4 no Grupo A e largou em 13º, após ter cumprido uma penalidade de três posições no grid imposta na final da temporada 11, em Londres. Seu companheiro de equipe, Norman Nato, demonstrou um bom ritmo nas qualificações, registrando o tempo mais rápido no Grupo B, avançando para a fase de duelos e largando em sétimo do grid.
Os dois pilotos realizaram uma boa largada e se mantiveram longe de complicações na caótica primeira volta, com Nato subindo para o quarto lugar e Rowland avançando no top 10. Durante a primeira aplicação do Modo Ataque, os dois pilotos lideraram a corrida em diferentes etapas, mas um contato entre a dupla na volta 17 forçou o francês Nato a entrar no box e abandonar a prova uma volta depois.
Enquanto isso, o britânico Rowland recuperou a liderança do E-Prix quando um Carro de Segurança entrou em ação faltando um minuto para terminar o seu segundo Modo Ataque. Rowland lutou muito na relargada e lidou bem com a Bandeira Vermelha, cruzando a linha de chegada em segundo e garantindo sólidos pontos no início da nova campanha.
A Fórmula E volta a correr no início do próximo ano, dando a largada em 2026 com o E-Prix do México no famoso circuito do Autódromo Hermanos Rodríguez, em 10 de janeiro.
Tommaso Volpe, diretor e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E: “É muito bom marcar um pódio no fim de semana de abertura da nova temporada. O Oli e o Norman apresentaram um excelente ritmo na corrida e ambos pareciam capazes de marcar belos pontos. Entretanto, eles tiveram um contato entre si e, apesar de sabermos que isso pode acontecer no automobilismo, é claro que acaba sendo muito frustrante para toda a equipe. Vamos rever a situação como equipe para evitar qualquer coisa do tipo no futuro, mas estamos satisfeitos no geral, com o troféu e um início de campanha positivo. Agora vamos nos concentrar totalmente na próxima corrida, no México, que é como uma segunda casa para nós, pois o país é um mercado bastante significativo para a Nissan e nossa meta é repetir o sucesso que tivemos lá na temporada 11”.
Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E: “Estou feliz por conquistar um excelente resultado depois de um começo de dia difícil. Quase ficamos de fora dos duelos nas qualificações e sabemos que seria complicado devido à penalidade de três posições que ficou de Londres. Tivemos um pouco de sorte em termos de timing nas atuações da Bandeira Amarela em todo o Circuito (Full Course Yellow) e do Carro de Segurança, mas, no final, fizemos um excelente trabalho e conquistamos 11 posições para terminar em segundo. Esta temporada será extremamente acirrada, então teremos que maximizar os resultados quando tivermos oportunidade de fazer boas entregas, como hoje. São 18 pontos a mais do que marquei aqui no ano passado, então estou feliz e já focado no México.”
Norman Nato, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E: “Eu estava feliz pela forma como conseguimos otimizar tudo durante o fim de semana, mesmo que nossa performance não tenha atingido todo seu potencial. Estivemos trabalhando nisso em comparação com o ano passado e eu fiquei bem contente de ter sido o mais rápido no Grupo B durante as qualificações. Nossa corrida tinha tudo para ser boa, pois passamos as etapas iniciais em quarto e nossa meta era terminar no top 5. Infelizmente, um contato com Oli me forçou a abandonar a prova. É frustrante porque tínhamos excelentes condições de marcar pontos fortes hoje, mas agora o nosso foco é o México.”
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (GEN3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
Na Temporada 11 (2024/25), a Equipe Nissan de Fórmula E conquistou o Campeonato Mundial de Pilotos com Oliver Rowland. O piloto britânico subiu sete vezes no pódio, incluindo em quatro vitórias, além de garantir três pole positions, vencendo o título faltando duas corridas para o final da temporada.
Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 12 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
Fonte: Nissan