Com mais 40 ônibus elétricos entregues em evento da Prefeitura de São Paulo, nesta quarta (17), Eletra reforça liderança na capital paulista

Há outras mais de 600 unidades encomendadas. Para diretora-presidente da empresa 100% nacional, Milena Romano, São Paulo fará do Brasil líder latino-americano em frota não poluente.

Com mais 40 ônibus elétricos entregues em evento da Prefeitura de São Paulo, nesta quarta (17), Eletra reforça liderança na capital paulista
Foto: Divulgação / Reprodução
Publicidade (DPS)
Publicidade (DPS)

Esta quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, é um dia especial para a cidade de São Paulo. O prefeito Ricardo Nunes apresenta em frente ao estádio do Pacaembu, na zona Oeste, mais ônibus elétricos para a cidade, que passará a ter cerca de 1,2 mil unidades. A Eletra Industrial, empresa 100% brasileira, tendo como origem um grupo operador de transportes com 115 anos de atuação, participa ativamente do evento, com a entrega de mais 40 ônibus, fortalecendo a liderança na capital paulista.

São 25 unidades do tipo básico, com piso baixo, ar-condicionado, wi-fi e tomadas USB para os passageiros carregarem os celulares, para a operadora Transunião, que atende linhas, na zona Leste, e mais 15 veículos do mesmo padrão para a A2 Transportes, que atua na zona Sul.

De toda a frota já em circulação na cidade de São Paulo, 62% possuem tecnologia Eletra. E a frota paulistana vai ser ainda mais ampliada com a força brasileira da Eletra. A diretora-presidente da Eletra Industrial, Milena Braga Romano, diz que o ritmo de eletrificação deve avançar mais ainda agora na cidade de São Paulo. Somente a empresa tem mais de 600 encomendas para a capital paulista.Milena disse ainda acreditar que por causa de São Paulo, até o fim de 2026, o Brasil terá a maior frota de ônibus elétricos da América Latina, ultrapassando Chile e Colômbia.

“São Paulo dá lição para todo o País. O prefeito Ricardo Nunes enfrentou desafios, obstáculos, mas nunca desistiu e sempre foi um grande incentivador do transporte não poluente na cidade, o que rendeu até reconhecimentos internacionais. O Brasil vai liderar a América Latina e a energia para isso é de São Paulo” – disse Milena.

A diretora comercial da Eletra, Ieda Oliveira, diz que os modelos com tecnologia nacional são os mais indicados para São Paulo e para os demais sistemas de transportes do País por serem flexíveis e haver diversas opções de configuração.

“A Eletra oferece para o mercado latino-americano as soluções mais completas, desde versões para o transporte escolar, passando por mídias, básicos, padrons, padrons 15 metros, articulados e superarticulados. Customizamos os veículos de acordo com as necessidades de cada sistema. Em São Paulo, por exemplo, há várias características operacionais e em diferentes regiões. Somos líderes porque atendemos a todas” – disse a executiva que ainda lembra que a Eletra não só fornece ônibus elétricos.

Por meio do serviço Eletra Consult, presta consultoria completa para eletrificação que vai desde a implantação das estruturas nas garagens, escolha das linhas de financiamento, dos modelos mais adequados de ônibus, até treinamento de motoristas e equipes de manutenção e pós-venda.


Sobre a Eletra

A Eletra é líder brasileira em ônibus elétricos, com 66% de participação de mercado, e pioneira em tecnologia de tração elétrica desde 1999. Com sede em São Bernardo do Campo (SP) e capacidade produtiva de 1.800 veículos/ano, integra o Grupo ABC, com 115 anos de experiência em transporte público. Detém o maior índice de nacionalização do setor (95%) e o mais amplo portfólio de modelos elétricos da América Latina.

Presente em 16 cidades brasileiras, a Eletra domina todas as etapas da eletrificação — tração, baterias, motores, integração, engenharia, financiamento e pós-venda — e oferece o Eletra Consult, serviço que orienta operadores e gestores públicos na escolha, implantação e gestão de frotas elétricas. Seus veículos já rodaram mais de 20 milhões de quilômetros, evitando a emissão de 21,8 milhões de toneladas de CO.


Fonte: Eletra / MobiPress