Hankook encerra temporada 2025 consolidada como referência técnica do automobilismo nacional e sulamericano
Marca completa terceiro ano como fornecedora exclusiva da Vicar, equipa todas as cinco categorias da promotora e reforça posição global ao atuar também na Fórmula E e no WRC.
A Hankook concluiu no último domingo (14), no Autódromo de Interlagos, sua terceira temporada completa como fornecedora oficial e exclusiva de pneus de algumas das principais competições do automobilismo sulamericano. Em 2025, a marca sul-coreana equipou Stock Car Pro Series, Stock Light, Fórmula 4 Brasil e, pela primeira vez, os campeonatos TCR Brasil e TCR South America, além da ascendente Turismo Nacional, tornando-se o pneu oficial de todas as categorias organizadas pela Vicar.
Esse fortalecimento no cenário regional acontece em paralelo à presença da Hankook no mais alto nível do automobilismo mundial, como fornecedora oficial e exclusiva dos campeonatos mundiais da Fórmula E e do World Rally Championship (WRC), reforçando o caráter global de seu desenvolvimento tecnológico e a transferência direta de conhecimento das competições internacionais para os campeonatos disputados no Brasil e na América do Sul.
Ao longo do ano, a Hankook reafirmou sua excelência técnica ao entregar produtos capazes de manter alta performance do início ao fim das corridas, mesmo sob condições variáveis de clima, pista e carga. Mais do que velocidade pura, os pneus demonstraram consistência, previsibilidade, baixo desgaste e alta confiabilidade, elevando o nível esportivo das competições.
Na Stock Car Pro Series, principal categoria do automobilismo brasileiro, os pneus Hankook mostraram robustez ao lidar com carros de alta potência, grande carga aerodinâmica em cenários variados de clima, temperatura e asfalto, mantendo estabilidade e desempenho em stints longos. Já na Stock Light, categoria voltada à formação de novos talentos, o produto se destacou pela entrega progressiva de performance, leitura clara de limite e segurança, permitindo que os pilotos explorassem o máximo do equipamento com controle e confiança.
Na Fórmula 4 Brasil, a Hankook reforçou seu papel no desenvolvimento de jovens pilotos. Os pneus apresentaram alto nível de aderência, estabilidade térmica e desgaste uniforme, características fundamentais em monopostos, nos quais cada detalhe de sensibilidade faz diferença. O resultado foi uma temporada marcada por evolução técnica e corridas equilibradas.
Nos campeonatos TCR Brasil e TCR South America, a marca confirmou sua versatilidade e padrão global de qualidade. Enfrentando diferentes países, pistas com variados tipos de asfalto e mudanças climáticas significativas, os pneus mantiveram performance consistente, resistência e excelente gerenciamento térmico, alinhados aos padrões internacionais da categoria. Em seu ano de estreia na categoria, a Hankook quebrou todos os recordes de volta nas pistas em que o campeonato havia estado em 2024 – e por margens superiores a 1,5 segundo por volta.
Já na Turismo Nacional, conhecida por grids cheios, disputas intensas e margem mínima para erros, os pneus Hankook entregaram o equilíbrio ideal entre aderência e durabilidade com os RS4 semislicks – feitos tanto para a pista seca como também molhada. A constância de comportamento permitiu batalhas roda a roda até a última volta, mesmo em pistas de alto desgaste e com variações de borracha ao longo dos finais de semana.
As cinco categorias que encerraram suas temporadas em São Paulo competiram com produtos Hankook desenvolvidos para demandas específicas. Na Stock Car e nos campeonatos TCR, o slick Hankook Ventus F200, nas medidas 300/680 R18 e 260/660 R18, foi amplamente exigido pelo asfalto abrasivo e pelas mudanças bruscas de temperatura de Interlagos. Na Fórmula 4, os monopostos utilizaram os Ventus F200 180/550 R13 na dianteira e 240/570 R13 na traseira, lidando com forças laterais elevadas nas curvas de alta do circuito. A Turismo Nacional correu com os Hankook Ventus RS4 semislick (195/50 R15), solução de grande versatilidade, com desempenho sólido tanto no seco quanto na chuva.
Ao longo da temporada, os pneus Hankook demonstraram baixa degradação mesmo em stints longos, permitindo janelas estratégicas mais amplas; aquecimento eficiente, garantindo aderência imediata em largadas e relargadas; e manutenção de performance em pistas recém-asfaltadas, ainda sem borracha no trilho. Também se destacaram pela resistência térmica em etapas de calor intenso e pelo alto nível de drenagem e estabilidade em condições de chuva, reduzindo o risco de aquaplanagem.
Os pneus de chuva Z207, desenvolvidos para oferecer alta drenagem, foram usados em 2025 em várias oportunidades durante a temporada, oferecendo estabilidade e sensação de segurança ao piloto mesmo em situações de água intensa. Com o volume de chuva enfrentado ao longo do ano, eles se mostraram um elemento estratégico em diversas tomadas de decisão.
Com o encerramento da temporada 2025, a Hankook se consolida como referência absoluta em desempenho e confiabilidade no automobilismo brasileiro e sul-americano, reafirmando seu compromisso com inovação, desenvolvimento tecnológico e com o esporte a motor, sustentado também por sua atuação como fornecedora oficial de campeonatos mundiais como a Fórmula E e o WRC.

Sobre a Hankook Tire & Technology
A Hankook Tire & Technology é uma referência global na fabricação de pneus de alto desempenho, combinando inovação e excelência tecnológica para oferecer máxima qualidade e satisfação aos consumidores. Com operações em mais de 160 países, a empresa conta com oito unidades de produção e cinco centros de pesquisa e desenvolvimento ao redor do mundo, empregando mais de 20.000 profissionais altamente qualificados. Seu portfólio inclui pneus radiais para carros de passeio, SUVs, caminhões leves, ônibus, veículos esportivos e de competição, sempre priorizando desempenho, segurança e sustentabilidade.
Comprometida com a inovação sustentável, a Hankook participa ativamente de iniciativas globais de responsabilidade ambiental e social. Seus esforços são reconhecidos anualmente nos Índices de Sustentabilidade Dow Jones desde 2011 e pela EcoVadis Business Sustainability Rating, onde obteve a classificação mais alta nos últimos anos. Em parceria com a Fórmula E, a empresa desenvolveu o pneu iON Race, feito com cerca de 30% de materiais sustentáveis, reforçando seu compromisso com o futuro da mobilidade.
No automobilismo, a Hankook é fornecedora oficial de pneus para mais de 70 competições em todo o mundo, fortalecendo sua presença em categorias de ponta. Desde 2023, é parceira técnica exclusiva do Campeonato Mundial de Fórmula E, e, em 2025, tornou-se fornecedora oficial do Campeonato Mundial de Rally (WRC), a mais prestigiada competição off-road do planeta. Além disso, colabora com a Lamborghini Squadra Corse, equipando a série Lamborghini Super Trofeo, e apoia campeonatos de turismo como o TCR e o ERC4 Junior Championship.
No Brasil, a Hankook é fornecedora oficial da Stock Car Pro Series pelo terceiro ano consecutivo, além de equipar a Stock Light e a Fórmula 4 Brasil. Em 2025, amplia sua presença no cenário nacional ao fornecer pneus para a Turismo Nacional e para os campeonatos TCR Brasil e South America, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do automobilismo na América Latina.
Fonte: HANKOOK TIRE & TECHNOLOGY / P1 Media