Chassi adulterado: golpes em veículos usados preocupam mercado automotivo

Fraudes no chassi de veículos crescem no Brasil e exigem atenção redobrada de consumidores e empresas para evitar prejuízos financeiros e legais.

Set 24, 2025 - 11:12
Set 24, 2025 - 11:14
Chassi adulterado: golpes em veículos usados preocupam mercado automotivo
Foto: Divulgação / Reprodução
Publicidade (DPS)
Publicidade (DPS)

A compra de veículos seminovos e usados continua sendo uma prática comum no Brasil, mas também representa altos riscos significativos para consumidores e empresas, principalmente em razão do aumento das fraudes envolvendo adulteração de chassi. Conhecido como o “RG do carro”, o chassi é um código único gravado na estrutura do veículo, responsável por identificar sua origem e características principais, funcionando como uma impressão digital. Quando esse número é alterado, o comprador pode enfrentar sérios problemas legais e financeiros. 

Recentemente, a Polícia Civil de São Paulo prendeu dois homens durante uma operação no Jardim Helena, na zona leste da capital, que impediu o transporte de diversos veículos furtados e roubados em um caminhão-cegonha. Os automóveis estavam sem documentação, com licenciamento irregular e sinais claros de adulteração no chassi e no motor. Casos como esse reforçam a necessidade de atenção redobrada na hora da negociação. 

Segundo Sergio Sousa, diretor de tecnologia da Infocar, empresa especializada em inteligência de dados veiculares, os golpes estão cada vez mais sofisticados. “As fraudes no chassi dificultam até mesmo a identificação por olhos experientes. Quando o problema é descoberto, o prejuízo pode ser alto: desde a perda do veículo até a responsabilização legal, sem contar os danos à reputação de lojistas e concessionárias. Por isso, é essencial adotar medidas preventivas antes da compra”, destaca. 

Entre os principais sinais de adulteração, encontra-se irregularidades na gravação dos números, como diferenças na profundidade dos caracteres, desalinhamentos, raspagens na pintura próxima ao chassi, marcas de solda e rebites divergentes nas plaquetas de identificação. Também é considerado um forte indício de fraude quando a numeração registrada no documento não corresponde ao que está gravado no veículo. 

Para evitar possíveis problemas, o especialista recomenda três passos fundamentais: verificar fisicamente o número do chassi e compará-lo com o CRLV, consultar o histórico do veículo em bases públicas como Detran e Senatran, além de recorrer a relatórios privados de empresas especializadas, como a Infocar, que cruzam dados de múltiplas fontes. Por fim, solicitar uma vistoria garante maior segurança ao comprador. 

Em sua última análise, Sérgio aponta que novas tecnologias como chips de rastreamento, blockchain e biometria veicular começam a ser exploradas no mercado automotivo, sendo assim, o chassi continua sendo a forma de identificação e permanecerá efetivamente como referência obrigatória por muitos anos.  

“O chassi continuará sendo um padrão obrigatório por muitos anos, mas novas tecnologias já surgem como complementares, como chips de rastreamento, blockchain para registro de histórico e até biometria veicular. O futuro aponta para uma identificação híbrida, em que o chassi mantém seu papel tradicional, mas passa a ser reforçado por soluções digitais que ampliam a segurança e dificultam fraudes”. 


Infocar

Sobre a Infocar 

Infocar é uma empresa especializada em soluções  de dados e tecnologia para avaliação veicular. Fundada em 2000, a Infocar tem se destacado por oferecer produtos e serviços inovadores para diversos fornecedores do mercado, incluindo seguradoras, empresas de proteção veicular, lojistas, revendedores de veículos, concessionárias, consórcios, leilões, bancos, financeiras, montadoras e locadoras. Seu portfólio inclui sistemas, consulta de débitos dos veículos, vistoria, entre outros, que ajudam empresas a controlar e melhorar a eficiência de suas operações. A empresa combina tecnologia avançada com uma abordagem voltada para a eficiência e a redução de custos. Comprometida com a inovação e a excelência no atendimento, a Infocar tem se consolidado como uma referência no mercado de tecnologia e dados para veículos no Brasil. Para saber mais sobre a Infocar, acesse: www.infocar.com.br . 


Fonte: PRCouti

Publicidade (DPI)
Publicidade (DPI)