Fórmula E: Dan Ticktum foi o mais rápido no Treino Livre 1 para o E-Prix de Miami de 2026; brasileiros ficaram no final da tabela na sessão inicial
Ticktum, da Cupra Kiro, fechou melhor volta em 55s503; Lucas di Grassi, com a Lola Yamaha ABT, foi 17º, à frente de Felipe Drugovich, da Andretti; Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E prossegue no sábado com TL2, Classificação e corrida.
São Paulo, 30 de janeiro de 2026 – O piloto britânico Dan Ticktum foi o mais rápido no primeiro Treino Livre para o E-Prix de Miami de 2026, com a equipe norte-americana CUPRA KIRO. A volta em 55s503, marcada nos minutos finais da sessão, não pôde ser superada, apesar dos esforços do também britânico Taylor Barnard, da DS PENSKE, que terminou em segundo (55s596), e do holandês Nyck de Vries, da Mahindra Racing, que ficou em terceiro (55s638).
Nico Müller mostrou-se forte pela Porsche, e Nick Cassidy foi o quinto colocado pela Citroën Racing. No entanto, o líder do campeonato se envolveu em um desentendimento com António Félix da Costa durante a sessão, o que resultou em um pequeno contato entre os dois.
Os pilotos brasileiros ficaram na parte de trás do grid, neste primeiro contato com a pista. Lucas di Grassi, da Lola Yamaha ABT, foi 17º, com o tempo 56s163, logo à frente de Felipe Drugovich, com a Andretti de pintura nova, que registrou sua melhor volta em 56s182.
Veja o resultado completo do Treino Livre 1 neste link
Imagem:Felipe Drugovich (à direita na foto) com a nova pintura de seu Andretti, ao lado do companheiro de equipe Jake Dennis
Crédito: TWG/Andretti FE/Divulgação
Como foi o Treino Livre 1
Após entregar os carros aos novatos, os pilotos titulares voltaram à ativa para experimentar pela primeira vez o Autódromo Internacional, para o E-Prix deMiami em 2026. Este é um circuito novo para o campeonato durante um fim de semana de corrida, mas foi palco das Sessões EVO na temporada passada, para alguns dos nossos pilotos.
Dez minutos após o início da sessão, Nyck de Vries liderava pela Mahindra Racing, mas não demorou muito para que o líder do campeonato, Nick Cassidy, assumisse a liderança. Conforme a sessão avançava e a confiança aumentava, os tempos de volta foram caindo e logo Oliver Rowland e a Nissan foram os primeiros a entrar para o clube dos 55 segundos.
Nico Müller recebeu a aprovação de Florian Modlinger ao assumir a liderança, melhorando o tempo de Rowland em mais de dois décimos para marcar 55s709.
Pouco depois, Sébastien Buemi garantiu a segunda posição, com o estreante Zak O'Sullivan registrando o melhor tempo do treino livre para novatos mais cedo naquele dia, a bordo do carro da Envision Racing de Buemi.
O sol deu as caras no final da sessão, e Taylor Barnard, com seu DS PENKSE, levou o carro ao topo da tabela com um tempo meio décimo mais rápido que o de Müller. No entanto, o sol baixo no céu representou um desafio, com os pilotos usando viseiras transparentes, o que fez com que os raios solares incidissem diretamente em seus olhos, enquanto começavam a registrar voltas com potência máxima de 350 kWh.
Dan Ticktum foi o piloto mais rápido, marcando uma volta nos últimos 10 minutos que não pôde ser superada. O piloto da CUPRA KIRO busca seus primeiros pontos após um início de temporada ruim, em São Paulo e na Cidade do México.
Onde assistir ao E-Prix de Miami de 2026
A ação do E-Prix de Miami prossegue no sábado, dia 31 de janeiro, a partir de 09h30 de Brasília (07h30 na hora local), com o Treino Livre 2.
Classificação será às 11h40 de Brasília, com a corrida começando às 16h05 de Brasília (14h05, horário local).
Para o Brasil, a transmissão do E-Prix de Miami de 2026 fica a cargo de Band/BandSports e do canal Grande Prêmio.
Fonte: DiversaCom