Fórmula E anuncia, no Fórum Econômico Mundial de Davos, ser primeiro esporte certificado como B Corp no mundo
Certificação da categoria 100% elétrica da FIA é pioneira entre esportes globais e revoluciona o panorama das competições
São Paulo, 21 de janeiro de 2026 – A Fórmula E anunciou nesta quarta-feira, em Davos, na Suíça, ter obtido a certificação B Corp, consolidando sua posição como referência em inovação sustentável no esporte global.
O anúncio da certificação B Corp foi feito durante a Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na sessão conjunta com o acionista majoritário Liberty Global, Mike Fries, com a presença do CEO da Fórmula E, Jeff Dodds, e da Vice-Presidente de Sustentabilidade da Fórmula E, Julia Pallé.
No palco, foi reconhecida a liderança de uma década da Fórmula E no uso do esporte como força poderosa para mudanças positivas, proporcionando crescimento para os negócios, impacto significativo para a sociedade e progresso real para o planeta.
Esse status simboliza a missão do Campeonato Mundial de Fórmula E de "Tornar o Progresso Emocionante", desafiando uma indústria esportiva que tradicionalmente prioriza o espetáculo em detrimento do impacto sistêmico.
Alcançar a certificação B Corp é uma declaração ousada de intenções, já que a Fórmula E estabelece um novo padrão global para o que o esporte moderno pode ser.
Julia Pallé, VP de Sustentabilidade da Fórmula E, afirmou:
"Obter a certificação B Corp é um forte reconhecimento de que as corridas elétricas podem fazer mais do que inspirar, elas podem promover mudanças reais e mensuráveis.
A Fórmula E sempre se concentrou no impacto, não apenas em promessas de apoio a
instituições de caridade ou redução de carbono, investindo em energia renovável e trabalhando diretamente com as comunidades de todas as cidades onde corremos.
"Ao nos juntarmos à comunidade B Corp, vamos colaborar, desafiar uns aos outros e aprofundar nosso impacto no esporte e na indústria".
Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, afirmou:
"Não nos propusemos a entrar para um clube; nos propusemos a quebrar as regras do que um esporte global pode ser. A certificação B Corp é a prova de que somos movidos por uma energia diferente, na qual o desempenho de alto nível e o propósito de mudar o mundo fazem parte da mesma história.
"A maioria vê a Sustentabilidade como uma palestra a ser dada ou como uma caixinha a ser marcada durante uma ata de reunião. Nós a vemos acontecendo a 320 km/h em uma curva em cada uma das cidades onde corremos.
"Seja no pioneirismo do uso de combustível sustentável para aviação ou na engenharia de um carro de corrida 100% reciclável, estamos aqui para mostrar ao mundo que o progresso não é apenas necessário, é visceral.
"Este não é um marco para comemorar e ficarmos parados, é uma licença para irmos ainda mais rápido".
Chris Turner, CEO da B Lab para o Reino Unido, afirmou:
"Dar as boas-vindas à Fórmula E à comunidade B Corp é um marco emocionante para toda a indústria do esporte, ao mesmo tempo em que demonstra o crescente impulso e alcance global do movimento B Corp.
"A liderança da Fórmula E na indústria e seu compromisso em promover mudanças significativas reconhecem que sucesso e propósito nunca foram mutuamente exclusivos e que o impacto positivo é possível para empresas de todos os setores e tamanhos".
Ações sociais e ambientais antes de cada E-Prix
Fortes padrões sociais e ambientais durante a preparação das corridas foram fundamentais para a certificação B Corp da Fórmula E: contribuições significativas para as comunidades locais por meio de programas de impacto social direcionados, estratégias de bem-estar dos trabalhadores baseadas nas melhores práticas e o compromisso da organização da Fórmula E com transparência e responsabilidade.
Ao ingressar na comunidade global B Corp, o Campeonato orgulhosamente se junta a marcas líderes mundiais e organizações com propósito, incluindo Patagonia, Ben & Jerry's e Allbirds, que estão unidas em uma missão comum de acelerar práticas comerciais sustentáveis e impulsionar o impacto coletivo em escala.
Há também o recente lançamento global do GEN4 - o carro mais avançado da história da série totalmente elétrica -, que vai estrear na Temporada 2026/2027 trazendo construção 100% reciclável e com 20% de materiais reciclados, mas projetado para correr a 320 km/h, como prova de que a engenharia sustentável não compromete a velocidade.
Essa mensagem poderosa ajuda a alterar a percepção dos veículos elétricos entre os motoristas comprometidos. A posse de veículos elétricos entre os fãs da Fórmula E aumentou de 21,7% para 26,4% entre janeiro de 2022 e janeiro de 2024. Na Europa, a proporção de veículos elétricos nos registros de carros novos aumentou significativamente desde a primeira temporada da Fórmula E, passando de menos de 1% em 2011 para mais de 20% em 2024.
Dez anos de liderança em Sustentabilidade
Agora em sua Temporada 12, a Fórmula E tem apresentado seu maior e mais ousado calendário até o momento, com 17 corridas em 11 cidades que são ícones globais.
Projetado com base sustentável e entregue em conformidade com a norma internacional para gestão sustentável de eventos, ISO 20121, o cronograma agrupa as corridas por continente para reduzir significativamente a quilometragem de logística e cortar as emissões de CO₂, demonstrando que escala global e liderança ambiental seguem juntas.
A Fórmula E foi fundada para combater as mudanças climáticas, acelerando a adoção de veículos elétricos e agilizando a transição para a mobilidade de baixo carbono. Ela funciona como um campo de testes para tecnologias inovadoras no setor de veículos elétricos, apoiando a transferência de conhecimento para a indústria, impulsionando a inovação e a adoção de novas tecnologias de veículos elétricos.
Desde 2015, o Nissan Leaf - um dos veículos elétricos mais vendidos de todos os tempos e produzido por uma das fabricantes que competem no Campeonato Mundial de Fórmula E - viu sua capacidade de bateria e autonomia aumentarem 181% em comparação ao modelo original, graças à tecnologia desenvolvida nas pistas.
A Fórmula E foi ainda o primeiro esporte global a receber a certificação Net Zero Pathway da British Standards Institution (BSI), o primeiro esporte a definir Metas Baseadas em Ciência e o primeiro a reduzir suas emissões de Escopo 1 e 2 em 55% desde 2019.
Além disso, a Fórmula E é o esporte número 1 no ranking anual da Global Sustainability Benchmark in Sport (GSBS) de forma consecutiva, alcançando a melhor pontuação de todos os tempos, 85%, com liderança nas categorias Ambiental (77%); Social (88%); e Governança (86%).
Ações e programas de impacto social nas cidades-sedes das corridas ao redor do mundo já alcançaram mais de 32.000 pessoas por meio de ações comunitárias e educação.
A iniciativa global FIA Girls on Track, de diversidade no ambiente das corridas, com palestras para meninas e adolescentes sobre engenharia, administração esportiva, ciências STEM e dicas de automobilismo, expandiu-se para todos os locais de corrida percorridos nas últimas temporadas.
Houve ainda o lançamento da plataforma educacional Driving Force (apresentada pela PIF) fornecendo módulos sobre poluição do ar, energia renovável, economia circular, além de diversidade, equidade e inclusão.
E o Fundo Better Futures, que concede auxílios de € 25 mil a projetos sustentáveis liderados pela comunidade em todas as cidades-sede.
Fórmula E retorna com o E-Prix de Miami
Após São Paulo e Cidade do México, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E prossegue com a terceira etapa, o E-Prix de Miami, no final de semana de 30 e 31 de janeiro de 2026, no Autódromo Internacional de Miami, localizado no Hard Rock Stadium.
Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE
Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E:
Como o primeiro campeonato mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte com plano certificado para emissões líquidas zero, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E traz corridas emocionantes para o coração das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de automobilismo de elite para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Sobre a ABB:
A ABB é líder global em tecnologia de eletrificação e automação, possibilitando um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. Ao conectar seu conhecimento em engenharia e digitalização, a ABB ajuda as indústrias a operarem com alto desempenho, tornando-se mais eficientes, produtivas e sustentáveis para terem um desempenho superior. Na ABB, chamamos isso de “Engineered to Outrun” (Projetado Para Superar). A empresa tem mais de 140 anos de história e cerca de 110.000 funcionários em todo o mundo. As ações da ABB são listadas na SIX Swiss Exchange (ABBN) e na Nasdaq Stockholm (ABB).
Sobre a B Lab
A B Lab transforma a economia global para beneficiar todas as pessoas, comunidades e o planeta. Líder em mudanças nos sistemas econômicos, nossa rede global cria padrões, políticas, ferramentas e programas para empresas, certificando empresas, conhecidas como B Corps, que estão liderando o caminho. Até o momento, nossa comunidade inclui mais de 10.000 B Corps em 102 países e 160 setores.
https://www.bcorporation.net/en-us/
Sobre a B Lab Reino Unido
Como parte desta rede global sem fins lucrativos, o objetivo da B Lab Reino Unido é redefinir o sucesso nos negócios por meio da criação de uma comunidade de empresas engajadas, aumentando a conscientização sobre o movimento B Corp e influenciando mudanças na economia do Reino Unido.
Sobre a certificação B Corp
As empresas certificadas pela B Corp, ou B Corps, são empresas verificadas como estando conforme aos padrões da B Lab em termos de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade. Com base nas contribuições das partes interessadas, em pesquisas e nas melhores práticas estabelecidas, os padrões da B Lab são a base: para os requisitos da certificação B Corp e para as ferramentas de gestão de impacto da B Lab, servindo de base para programas da rede e iniciativas de ação coletiva.
Fonte: DiversaCom / Textual