Projeto da Embrapii promove eletrificação de vans e abre caminho para mobilidade sustentável no Brasil

Parceria entre a Unidade Embrapii Powertrain da USP e a startup EcoSave converte vans Renault Master a combustão em elétrica, com tecnologia 100% nacional

Projeto da Embrapii promove eletrificação de vans e abre caminho para mobilidade sustentável no Brasil
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Um projeto de eletrificação veicular desenvolvido em parceria pela Unidade Embrapii Powertrain na Universidade de São Paulo (USP) e a empresa Alpha 6, por meio de sua startup Ecosave, está demonstrando na prática a viabilidade técnica e comercial do retrofit no Brasil. O alvo da transformação é a van Renault Master, convertida de motor a combustão para um powertrain (sistema de propulsão) totalmente elétrico.

A iniciativa, estruturada em dois projetos sequenciais apoiados pela Embrapii, serviu como um caso de aprendizado e validação para a engenharia nacional. Para Bruno Angélico, pesquisador da Unidade Embrapii Powertrain USP, o trabalho foi um marco. "Foi o primeiro projeto nosso, da nossa Unidade Embrapii, com eletrificação de veículos. Acho que a gente aprendeu muito", avalia.

A primeira fase do projeto foi dedicada a um minucioso estudo de viabilidade e simulação. A equipe da USP mapeou percursos reais da van nas ruas da zona sul de São Paulo (SP) para criar um ambiente virtual e especificar os componentes do powertrain elétrico – motor, inversor e pack de baterias – de forma a atender à demanda operacional.

Na segunda etapa, o foco foi o coração do sistema: o desenvolvimento e a validação da lógica de controle do powertrain. "O que eu me refiro à lógica de controle é você controlar, por exemplo, quando a gente pisa no acelerador, qual é o torque que vai ser transferido para o sistema. Também buscamos deixar a resposta do sistema mais próximo do motor a combustão, pois quem vai dirigir essa van é o mesmo funcionário e a resposta do sistema não pode ser tão diferente", detalha o pesquisador.

Os componentes, incluindo um motor e inversor da nacional WEG, passaram por rigorosos testes em bancada no Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, um dos únicos homologados no país para testes com máquinas elétricas.

Sustentabilidade e mercado

A escolha do modelo Renault Master não foi por acaso. "A Renault Master é líder no Brasil em venda de vans há nove anos. Então, a gente pegou um dos carros que as pessoas mais usam no Brasil hoje, e, por consequência, tem maior oportunidade de transformação. São quase 200 mil carros desse modelo rodando no Brasil", justifica Leandro Zillig, diretor da Alpha 6.

O kit de conversão desenvolvido pela parceria abrange todos os componentes necessários para substituir o motor a combustão por um sistema de tração elétrica, mantendo a estrutura e periféricos originais do veículo.

O sistema traz vantagens econômicas significativas. A conversão com o kit reduz os custos de geração de uma frota de veículos elétricos em cerca de 30% a 40% em relação ao preço de modelos novos, ampliando a vida útil da frota já existente de maneira sustentável e financeiramente viável.

Com o compromisso ESG assumido pelo país e regulamentações como a Lei Municipal nº 16.802, que exige a eletrificação de 50% das frotas até 2028 em São Paulo (SP), o projeto emerge como um aliado indispensável para atingir as metas de descarbonização.

Próximos passos e viabilidade

O protótipo da van elétrica está atualmente na fase final de preparação para os testes de rua. "O carro está pronto, a gente agora está na fase de teste de rua. Está previsto para rodar aproximadamente cinco mil quilômetros, para a gente realmente ver até a robustez de tudo aquilo que foi feito até aqui", explica Leandro Zillig.

O desempenho do veículo já superou as expectativas iniciais. A autonomia, projetada inicialmente em 200 quilômetros, já atinge cerca de 250 quilômetros, graças à eficiência do sistema de regeneração de energia. Esse valor atende e supera a necessidade média de operadores, como os de transporte escolar, que rodam aproximadamente 120 quilômetros por dia.

A conclusão bem-sucedida deste projeto pioneiro não apenas comprova a competência técnica nacional em eletromobilidade, mas também abre um caminho promissor para a descarbonização do transporte leve no país, alinhando inovação, sustentabilidade e oportunidade de negócios.




Sobre a Embrapii

A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial e fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta centros de pesquisa e empresas, compartilhando os custos da inovação ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade Embrapii com a competência técnica que se enquadra às necessidades do projeto.

A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além disso, possui parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Fonte: Corcovado