Honda desenvolve SoC automotivo em conjunto com a empresa Mythic, sediada nos EUA, para acelerar pesquisas que aprimoram o desempenho de computação em IA e eficiência energética

A Honda investiu na Mythic, que possui tecnologias originais e um histórico comprovado nesse campo, para desenvolver tecnologias que aprimorem o desempenho computacional de IA e a eficiência energética utilizadas em direção automatizada e outras funcionalidades de seus SDVs. Hoje, a Honda anunciou planos para que a Honda R&D Co., Ltd., subsidiária de pesquisa e desenvolvimento da empresa, desenvolva um SoC automotivo com a Mythic.

Honda desenvolve SoC automotivo em conjunto com a empresa Mythic, sediada nos EUA, para acelerar pesquisas que aprimoram o desempenho de computação em IA e eficiência energética
Publicidade (AS)
Publicidade (AS)

Tóquio, Japão, 4 de fevereiro de 2026 – A Honda Motor Co., Ltd. (Honda) anunciou hoje planos para desenvolver um sistema em um chip (SoC) para seus veículos definidos por software (SDVs), em parceria com a Mythic, empresa de tecnologia sediada no Texas, EUA. 

Para continuar oferecendo a "alegria e liberdade da mobilidade" de forma sustentável, a Honda tem priorizado o enfrentamento de desafios ambientais e de segurança. Particularmente, a aplicação ampliada de tecnologias inteligentes será fundamental para abordar questões de segurança. Isso torna essencial o avanço de SoCs de alto desempenho para SDVs; por isso, a Honda conduz pesquisas e desenvolvimento em tecnologias de computação digital*¹.

Olhando para o futuro, à medida que as tecnologias de IA avançam, serão necessárias ainda mais inovações em tecnologias que aprimorem o desempenho computacional e a eficiência energética. Com o objetivo de construir infraestruturas de computação que contribuam para a aplicação de tecnologias inteligentes de próxima geração, a Honda está explorando ativamente a tecnologia de SoC neuromórfico*², inspirada no funcionamento do cérebro humano.

Publicidade (NA1)
Publicidade (NA1)

A Mythic é uma startup com forte expertise em tecnologias de semicondutores que utilizam computação analógica, o que permite o processamento de IA de alta eficiência com baixo consumo de energia. Para o desenvolvimento de SoC neuromórfico, a Mythic possui tecnologia original de computação analógica na memória (CiM)*³ e um histórico comprovado em implementação de software utilizando ferramentas como o kit de desenvolvimento de software (SDK)*4. Com seu CiM analógico, a Mythic busca minimizar a movimentação de dados durante o processamento e atingir alto desempenho de computação aliado à eficiência energética.

A Honda investiu na Mythic para acompanhar de perto suas tecnologias originais e responder com flexibilidade às futuras mudanças no ambiente tecnológico e nas tendências da sociedade. Além disso, a Honda R&D aproveitará sua expertise no design de modelos proprietários de IA, bem como no desenvolvimento de unidades de controle eletrônico, e integrará as tecnologias originais da Mythic em funções de computação de IA baseadas em SoC. Com isso, a Honda R&D acelerará ainda mais o desenvolvimento de SoCs para SDVs de próxima geração, a fim de aprimorar ainda mais o desempenho computacional e a eficiência energética.


Sobre a Mythic

Publicidade (NA2)
Publicidade (NA2)
  • Sede: Austin, Texas, EUA
  • Atuação: Desenvolvimento e vendas de NPU5 neuromórficos para computação de borda*6
  • Representante: Taner Ozcelik, CEO
  • Fundação: 2012

Notas técnicas

*1 Método de computação que repete cálculos e transferências de dados entre o processador e a memória.
*2 Tecnologia que imita a estrutura e função de neurônios e sinapses, integrando computação e memória para eliminar atrasos na transferência de dados entre CPU e memória, visando aprimorar desempenho e eficiência energética.
*3 Tecnologia que integra unidades de memória e processamento, realizando cálculos diretamente na memória para reduzir significativamente o consumo de energia associado à movimentação de dados.
*Kit de desenvolvimento que reúne bibliotecas e ferramentas necessárias para criar aplicações para um sistema operacional ou plataforma específica.
*5 Neural Processing Unit (NPU): dispositivo de computação especializado em inferência de IA, capaz de processamento paralelo de redes neurais.
*6 Tecnologia que posiciona a infraestrutura de processamento de dados na borda da rede (edge), próximo aos dispositivos onde os dados são gerados, minimizando latência.


Sobre a Honda no Brasil: Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Honda Motos, em Manaus. De lá para cá, a unidade produziu mais de 30 milhões de motos, com destaque para a CG, veículo mais vendido do Brasil, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Motores e Máquinas, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores e cortadores de grama. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, administradora de consórcios referência no mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentra, atualmente, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolida como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, mais de 2,5 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica das plantas de automóveis no interior de São Paulo e do escritório na capital paulista, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil.


Fonte: Honda do Brasil