A ascensão das tintas base d'água: mais sustentabilidade e menos impacto
Com foco em produtividade e consciência ambiental, Axalta impulsiona o uso de tecnologias sustentáveis na repintura automotiva no Brasil
O mercado brasileiro de repintura automotiva está passando por uma transformação silenciosa, porém significativa, a adesão às tintas à base d'água. Essa mudança reflete uma tendência global de busca por soluções sustentáveis, e a Axalta Coating Systems (NYSE: AXTA), líder mundial em revestimentos, tem desempenhado um papel central nesse movimento por meio da marca Standoblue, desenvolvida com tecnologia à base d'água.
Esse produto representa um avanço em eficiência e compromisso ambiental, com fórmula que reduz a emissão de compostos orgânicos voláteis (VOCs) e otimiza o tempo de secagem sem comprometer a qualidade da pintura. Além de ser menos agressiva ao meio ambiente, a tinta base d'água também favorece ambientes de trabalho mais saudáveis para pintores e aplicadores, respeitando normas ambientais cada vez mais exigentes no setor automotivo.
A tinta base d'água Standoblue além de atender a normas de VOC globais, entrega uma maior qualidade da pintura. Sua aplicação diferenciada de uma de mão e meia sem intervalo entre demãos entrega maior cobertura, menor gasto de tinta, rápida secagem garantindo maior produtividade, explica Fabiana Verbickas, líder de produto e treinamento técnico da Axalta Brasil.
Sustentabilidade que gera produtividade
A Axalta destaca que a linha Standoblue é ideal para oficinas que buscam unir desempenho com responsabilidade socioambiental. Ao reduzir a necessidade de solventes agressivos e proporcionar uma aplicação mais uniforme, esse sistema permite agilidade no processo de repintura e excelente acabamento visual, com menor impacto ambiental.
Essa solução é voltada para oficinas de funilaria e pintura, centros de reparo rápido e concessionárias, com foco em veículos leves e pesados. Com treinamentos técnicos e suporte especializado, a empresa promove a transição segura e qualificada do sistema solvente para o sistema à base d'água.
Um mercado em evolução
Apesar da predominância de tecnologias à base de solvente no Brasil, a Axalta observa uma tendência crescente de adesão às tintas sustentáveis – impulsionada pela demanda de consumidores e empresas por práticas mais conscientes. Além disso, o uso de produtos base d'água está alinhado às estratégias ESG (Environmental, Social and Governance) adotadas por grandes montadoras e redes de oficinas.
A marca, com mais de 150 anos de atuação global e presença em mais de 130 países, segue investindo em inovação e capacitação para acelerar essa transição e ampliar a oferta de soluções de menor impacto ambiental.
Sobre a Axalta
A Axalta é líder global no setor de tintas, oferecendo aos clientes soluções inovadoras, coloridas, bonitas e sustentáveis. De veículos leves, veículos comerciais e aplicações de repintura a motores elétricos, fachadas de edifícios e outras aplicações industriais, nossos revestimentos são projetados para prevenir a corrosão, aumentar a produtividade e aumentar a durabilidade. Com mais de 150 anos de experiência no setor de tintas, a equipe global da Axalta continua a encontrar maneiras de atender melhor nossos mais de 100.000 clientes em mais de 140 países, a cada dia, com os melhores revestimentos, sistemas de aplicação e tecnologia. Para mais informações, visite axalta.com e siga-nos no LinkedIn.
Fonte: Axalta / Karolly Ludger (comunicarte)