Zarco diz que unificar pressão dos pneus na MotoGP torna pilotos “robôs como na F1”

Zarco diz que unificar pressão dos pneus na MotoGP torna pilotos “robôs como na F1”Na opinião de Johann Zarco, piloto da Pramac na MotoGP, decisão da categoria de unificar pressão dos pneus causa preocupações quanto à segurança e segue caminho da Fórmula 1 de tornar pilotos "robôs" que precisam focar na gestão dos compostos João Pedro Nascimento, do Rio de Janeiro *** O GP da Grã-Bretanha marca não apenas o retorno da temporada 2023 da MotoGP após a pausa de meio de ano, mas também a introdução de uma nova regra estipulada pela FIM em relação aos pneus. A partir da etapa de Silverstone, a pressão dos compostos da categoria será vistoriada pela categoria de maneira unificada, já que entra em vigor um limite mínimo que as motos terão de apresentar no monitoramento. E a alteração já gera discordâncias.Como os pneus se comportam de maneiras diferentes para pilotos que possuem pista livre e aqueles que estão em meio ao tráfego, a implementação do limite não caiu bem para todos, e Johann Zarco fez questão de criticar a nova medida.RelacionadasSegundo ele, o argumento de que a alteração chega em prol da segurança não faz sentido, uma vez que os pneus não apresentam o mesmo comportamento para todos. Além disso, os pilotos terão mais um aspecto para gerenciar nas corridas, o que pode ser um fator negativo para o foco na prova em si.▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!Zarco é o 5º colocado na MotoGP 2023, com 109 pontos e quatro pódios (Foto: Gold & Goose/Red Bull Content Pool)“Eles [a FIM] estavam pensando na segurança”, reconheceu Zarco ao portal inglês The Race. “Mas provamos que, com uma pressão menor nos pneus da frente, não há perigo para os pilotos. Não tivemos estouros. Concordo em mudar as regras em prol da segurança, mas essa não é sobre segurança. E isso vai nos fazer perder algo nas corridas, porque é mais uma coisa que teremos de gerenciar”, reclamou.“Se você tem mais uma coisa para gerenciar, não conseguirá estar totalmente focado no que precisa fazer — então, será estranho”, admitiu. “E estou com medo de perder algo nas corridas, de ser uma corrida que tenhamos de gerenciar e não uma em que todos dão o máximo e vemos quem foi melhor no fim”, argumentou.Buscando explicações sobre a mudança implementada para o restante do ano, Zarco repetiu que o argumento da segurança não faz sentido, já que a delimitação da pressão não tende a evitar quedas. Por outro lado, o piloto da Pramac acredita que a mudança corre o risco de ser prejudicial para a Ducati, que domina amplamente o campeonato em 2023.Críticas de Zarco sobre a MotoGP sobraram até para a F1 (Foto: Red Bull Content Pool)▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2“Eles dizem que é sobre segurança, mas é quase o oposto. Quando fica muito quente e a pressão aumenta muito, estamos caindo. Em Jérez, eu caí por esse motivo. Então, não sei. Talvez, algumas motos funcionem com pressões mais altas. Então, talvez, a Ducati tenha uma vantagem menor”, apontou.Por fim, sobrou até mesmo para a Fórmula 1. Segundo Zarco, a alteração premia pilotos que corram como “macacos treinados”, ou seja, sempre preocupados em gerenciar os pneus. De acordo com ele, é algo já visto na principal categoria do esporte a motor, na qual os pilotos precisam focar constantemente na gestão da borracha.“Vamos ter de nos tornar robôs para completar as corridas, como estão fazendo na Fórmula 1”, criticou. “Vamos perder nosso show. Mas se você for um bom macaco treinado e um bom robô, talvez você consiga fazer uma boa temporada”, disparou.Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.Mais lidas MotoGP › próxima etapa ver etapas › GP da Grã-Bretanha 04/08TL106:4504/07TL211:0005/08TL306:1005/07Classificação06:5005/07Sprint11:0006/08GP09:00 ver mais sobre a prova

Zarco diz que unificar pressão dos pneus na MotoGP torna pilotos “robôs como na F1”
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Zarco diz que unificar pressão dos pneus na MotoGP torna pilotos “robôs como na F1”Na opinião de Johann Zarco, piloto da Pramac na MotoGP, decisão da categoria de unificar pressão dos pneus causa preocupações quanto à segurança e segue caminho da Fórmula >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.