Yamaha XMax ABS é o companheiro perfeito para a cidade e as estradas

O scooter Yamaha XMax ABS é um scooter que faz com que quem esteja atrás do seu guidão se sinta o máximo. E apesar do trocadilho, isso é algo muito verdadeiro, pois ele desperta muita atenção de todos que estão no trânsito, seja de carro ou em motos de qualquer cilindrada. O scooter Yamaha XMax ABS logo que chegou ao mercado brasileiro balançou o segmento de scooters de média cilindrada, nicho que tinha até então o Citycom 300 como seu principal exponente. Em questão de meses o XMAX assumiu a liderança da categoria, deixando a concorrência para trás. E o XMax ABS tem atributos que fazem jus a tamanho sucesso. Apesar de ter sido lançado em 2019 durante o Salão Duas Rodas, ele ainda tem uma aparência bem moderna, com linhas ousadas e que lhe conferem um visual invocado e instigante e que também impressiona pelo porte, que parece de um scooter maior, com a extensão e a largura do banco dando boa parte nessa impressão de tamanho. As linhas marcadas por vincos e ângulos e os faróis alongados e delineados pelo DRL (Daytime Running Light) em LED dão ar de fúria ao scooter japonês. O XMAX ABS é encorpado, basta montar nele para você perceber que há espaço de sobra para se acomodar. Sentado com meu 1,8 m de altura, as pernas ficam com excelente espaço até o escudo frontal. A garupa também vai muito bem acomodada em um assento bastante amplo e confortável para encarar horas a fio. O guidão pode ser regulado em até 20 mm para frente ou para trás, e o completo painel digital está fixo na carenagem frontal do scooter, dando mais sensação de amplitude. Debaixo do grande assento do XMAX cabem dois capacetes fechados. No escudo frontal há dois compartimentos, um deles com trava e tomada 12V. O XMax ABS tem motor monocilíndrico de quatro válvulas e refrigeração líquida, capaz de render, segundo a Yamaha, 22,8 cv a 7.000 rpm e 2,5 kgf.m a 5.550 rpm de potência e torque máximos, respectivamente. Silencioso e de respostas rápidas, é a partir das 4.500 rpm que você sente o empurrão mais forte, ganhando velocidade rapidamente. Siga a MOTOCICLISMO nas redes: Instagram | Facebook | Youtube | Twitter | GoogleNews Eu estava curioso para saber da desenvoltura do XMax nas estradas e por isso este teste teve sua maior parte de rodagem nas rodovias de São Paulo, pelo litoral norte e pelo interior. Parti da praia de Camburi, em São Sebastião, em direção a São Pulo, num percurso de 160 km, e de São Paulo parti rumo a São Roque, a pouco mais de 100 km da capital paulista. A rodovia Rio-Santos é bastante sinuosa, cheia de subidas e descidas e longas retas, então pude comprovar a ótima performance do motor de 250 cilindradas, com ótimas retomadas e forte aceleração nas ladeiras, bem como ótima velocidade de cruzeiro nas retas, onde cheguei a ver 140 km/h no belo mostrador analógico, e sem o menor esforço. O motor diverte, acelera rápido e tem baixo nível de vibração e ruído. As respostas permitem uma tocada tranquila na cidade e na estrada. Nas rodovias é possível viajar em velocidade de cruzeiro de 120 km/h com sobra no acelerador. O XMAX é o único da categoria de média cilindrada com controle de tração, é difícil senti-lo atuar, mas em paralelepípedos ou em piso muito liso, às vezes é possível sentir o corte da ignição para evitar as derrapadas. Quanto ao consumo, mostrado no computador de bordo do amplo display digital, cheguei a ver entre 25 e 30 km/l rodando a 100 km/h, e 20 a 25 km/l rodando a 120 km/h, uma excelente marca para um motor de 250 cilindradas que carrega 180 kg de peso do conjunto. Mais virtudes  O Yamaha XMax ABS impressiona pela suavidade com que roda na cidade, as suspensões absorvem muito bem as irregularidades e, diferente da maioria dos scooter, não tem o desagradável trepidar no guidão, nem aquela pancada nas costas vinda dos amortecedores traseiros de pouca progressividade. O XMAX tem o garfo dianteiro igual ao de motocicletas, com duas mesas, garantindo maior firmeza ao conjunto frontal. A direção do XMax é precisa, e fazer curvas com ele é divertido, podendo inclinar bastante sem preocupação, e ele transmite bastante confiança para o piloto. O XMAX tem sistema de freios assistido por ABS para cada disco das duas rodas, o que ajuda nas frenagens de emergência, é um tanto áspero, principalmente em piso escorregadio. É preciso tato, pois ele atua depois de uma pequena derrapagem da roda traseira, o que pode causar sustos. O maior número de novidades tecnológicas do XMAX, a ciclística mais avançada e o design mais atual agradam desde o motociclista iniciante até os mais experientes. Mobilidade é a ordem do momento, por isso os scooters estão em alta. A praticidade dos porta-objetos, a agilidade dentro da cidade e a economia de combustível são os fatores que agradam. Os médios de 250 até 300 cilindradas são excelente opção para quem já tem experiência com um scooter menor e quer subir de categoria, já que proporcionam desempenho s

Yamaha XMax ABS é o companheiro perfeito para a cidade e as estradas
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
O scooter Yamaha XMax ABS é um scooter que faz com que quem esteja atrás do seu guidão se sinta o máximo. E apesar do trocadilho, isso é algo muito verdadeiro, pois ele desperta muita atenção de todos que estão no trânsito, seja de carro ou em motos de qu >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.