Verstappen ratifica favoritismo. Ferrari acerta mão e bate Mercedes e Aston Martin

Verstappen ratifica favoritismo. Ferrari acerta mão e bate Mercedes e Aston Martin Max Verstappen confirmou o alto desempenho da temporada ao cravar a sexta pole de 2023 na casa da Red Bull, na Áustria. Mas há uma ressalva: a Ferrari obteve um salto de qualidade ao antecipar suas atualizações e foi capaz de colocar Charles Leclerc a 0s048 do bicampeão taurino. Carlos Sainz pareceu pouco atrás, enquanto Mercedes e Aston Martin perderam rendimento e terão de remar mais no domingo Evelyn Guimarães, de Curitiba *** Verstappen na pole e 47 voltas deletadas: melhores momentos da classificação na Áustria (Vídeo: Reprodução/F1)Diante da supremacia técnica que impõe aos adversários na F1 2023, era muito difícil imaginar um cenário em que Max Verstappen não estivesse na pole-position logo na corrida de casa da Red Bull. Portanto, a posição de honra conquistada nesta sexta-feira (30) não causa espanto algum. Mas se engana quem pensa que a classificação do GP da Áustria foi uma barbada para o holandês. Na verdade, Max precisou enfrentar a si mesmo, por conta dos irritantes limites de pista, e também certo suspense por conta de uma inesperadamente assertiva Ferrari. Ainda assim, Verstappen não abriu guarda e vai mesmo largar do principal posto do grid no domingo pela sexta vez na temporada, quarta de forma consecutiva.Mas tudo começa na pista. Os excessos na pista forma de fato uma dor de cabeça, até mesmo para o líder do campeonato. Mas, claro, nem isso foi capaz de pará-lo. De toda a maneira, Max precisou de voltas adicionais em vários momentos por ter ultrapassado os limites. No fim do Q3, acertou todas as curvas com maestria costumeira, para virar 1min04s341 — resultado de um primeiro e segundo setores precisos. Sim, Max teve de aliviar um pouquinho no trecho derradeiro. “Foi muito difícil, por causa dos limites de pista. Nós não fazemos de propósito, mas, em velocidades tão altas, é difícil de julgar a linha branca”, destacou o piloto do carro #1. “Honestamente, foi sobre sobreviver, até no Q3, porque você simplesmente quer registrar uma volta”, explicou.Relacionadas“Isso tira um pouco a diversão”, reconheceu. “Ainda assim, foi uma grande volta, estou muito feliz por estar na pole, mas ainda temos um longo fim de semana pela frente”, admitiu. E tem razão, pois neste sábado ainda há uma segunda classificação, agora para a sprint, além da própria corrida mais curta.Como o fim de semana obedece a esse formato especial, a Fórmula 1 viveu apenas um treino livre. E pela forma como a Red Bull e o holandês levaram a sessão, ficou nítido que mais uma vez será difícil bater o ritmo de corrida dos taurinos. Verstappen foi o único a não usar os pneus macios durante o TL1 e teve um grande ritmo com os pneus médios — o melhor de todo o grid —, o que ratifica alta performance em desempenho de prova, mesmo que a variação de temporada no Red Bull Ring tenha causado uma ligeira preocupação nos boxes dos energéticos. Ou seja, de novo, os adversários, sobretudo a Ferrari, que sai mais perto, terão trabalho no domingo.No entanto, nem tudo é glória para os donos da casa. Se Verstappen entrega tudo, Sergio Pérez faz muito pouco. Novamente, o mexicano se viu aquém do resultado que o RB19 pode conduzir. Pérez ampliou um pouco mais a má fase e se tornou o pior piloto Red Bull em classificação na F1 em 15 anos. Acontece que os limites de pista pegaram o Checo. Ao todo, foram três voltas deletadas no Q2 e a eliminação. O rapaz vai partir apenas do 15º lugar do grid. Uma decepção, especialmente em um momento que o mexicano precisava se recuperar — agora, é tentar ao menos uma boa pontuação. Ritmo não falta ao RB19.Mas se não foi capaz de colocar seus dois carros na primeira fila, a Red Bull viveu instantes de suspense por conta da Ferrari. A escuderia antecipou algumas atualizações, sobretudo asa dianteira e assoalho, o que proporcionou ainda um ganho significativo em curvas de alta velocidade. O carro respondeu bem, assim como a dupla de pilotos, que acompanhou Verstappen durante toda a sessão que definiu as posições de largada. E no fim que Charles Leclerc quase tirou a pole das mãos do holandês. O monegasco acertou o primeiro setor e foi ganhando confiança ao longo da volta derradeira. Foi por muito pouco, apenas 0s048. Uma diferença que salta aos olhos, em um dia de decisões certeiras dos italianos. Carlos Sainz também acompanhou o colega e se colocou na terceira posição, a pouco mais de 0s1 do pole.“É bom ter uma classificação limpa novamente e estar de volta à primeira fila”, confessou Leclerc, que não avançou ao Q3 no GP da Espanha e do Canadá. “A sensação foi um pouco melhor do que nas últimas corridas e depois, no Q1 e Q2, foi uma questão de construir para a volta rápida no Q3”, completou.Charles Leclerc vai alinhar em segundo no grid (Foto: Ferrari)“Consegui colocar tudo o que queria naquela última volta do Q3, muito perto do Max. Não foi

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Verstappen ratifica favoritismo. Ferrari acerta mão e bate Mercedes e Aston Martin Max Verstappen confirmou o alto desempenho da temporada ao cravar a sexta pole de 2023 na casa da Red Bull, na Áustria. Mas há uma ressalva: a Ferrari obteve um salto de qu >>>

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