F1: Domenicali pede revisão das penalidades sobre limite de custos
O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, solicitou que as equipes da categoria sejam penalizadas com punições esportivas por violarem o limite de custos, em vez de sanções técnicas ou financeiras. Em 2022, a Red Bull foi multada em US$ 7 milhões e teve 10% do tempo de desenvolvimento do túnel de vento e CFD (Computational Fluid Dynamics) reduzidos, por excederem o limite de gastos imposto às equipes na temporada 2021. A entidade reguladora da F1, a FIA, está atualmente analisando as submissões e contas das equipes da temporada 2022, com esse processo antecipado, após a controvérsia envolvendo a Red Bull ter ofuscado a segunda metade da temporada passada. Várias equipes, na verdade quase todas, acreditam que as sanções aplicadas à Red Bull foram muito leves, e Domenicali acha que um ajuste é necessário em caso de novas violações. Algumas das penalidades esportivas disponíveis para a FIA nesses casos, incluem a perda de pontos no campeonato, proibição de participação em GPs, repreensões ou até mesmo a redução do limite de custos no ano seguinte para compensar o gasto excessivo. É exatamente isso que Domenicali gostaria de ver sendo aplicado. "Gostaria que a penalidade fosse esportiva em caso de infração, é algo que pedimos de forma muito clara", afirmou ele à Autosport. "Há três regulamentos a serem respeitados: esportivo, técnico e financeiro. Qualquer infração deve ser punida com medidas esportivas", acrescentou. Devido à complexidade dos regulamentos financeiros, é necessário muito trabalho para analisar as submissões das dez equipes, e a FIA só anuncia as violações após a conclusão completa do processo. "O controle está nas mãos da FIA", disse Domenicali sobre o processo. "Pessoalmente, o que pedi é que a publicação das investigações feitas pela FIA, seja antecipada o mais rápido possível. Mas digo isso apenas porque, dessa forma, não surgem especulações e comentários que não são bons para ninguém", finalizou. A Red Bull foi a única equipe que ultrapassou o limite de custos em 2021, com a Aston Martin e a Williams sendo consideradas em conformidade após violações processuais, que não ultrapassaram o limite de gastos.
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