Entre domínio de Matías Rossi e estratégia arriscada de Ricardo Zonta, Stock Car comemora 150ª corrida em Interlagos

A Stock Car Pro Series realizou neste domingo (9) em São Paulo (SP), a quinta etapa da temporada 2023. O encontro representou as corridas de número 149 e 150 da história da categoria no circuito de Interlagos. Para comemorar a efeméride, duas corridas muito movimentadas. A vitória na primeira prova foi do argentino Matías Rossi, da Full Time Sports; na segunda, quem levou foi Ricardo Zonta, da RCM. O domingo amanheceu com chuva e, duas horas antes da largada, a precipitação cessou. Com pista ainda úmida, a direção de prova determinou que a largada seria feita em fila indiana e atrás do safety car e todos os carros foram à pista calçados com pneus de pista seca. Rossi, que largou da pole position, confirmou seu domínio acachapante: depois de ser o mais rápido dos dois treinos livres e cravar o melhor tempo em todas as três fases da classificação, o argentino do Toyota Corolla #117 liderou a prova de ponta a ponta para vencer pela terceira vez na Stock Car – a segunda em Interlagos. “Quando vi a chuva de manhã, pensei que as coisas fossem mudar, mas estava tranquilo com o carro que eu tinha. Como a chuva não voltou, pude pensar na corrida com pneus slicks, e ele estava muito forte. Estou feliz por conseguir aproveitar o carro na primeira corrida. E, na segunda, tive um pouco de sorte com o Safety Car. Eu teria de abastecer em condições normais. (Chegar em) primeiro e terceiro foi importante para somar muitos pontos”, disse Rossi, que só teve motivos para comemorar: venceu no dia da Independência da Argentina, também dia do aniversário de seu pai, e ainda fechou o domingo com o terceiro lugar na corrida 2. Com temperatura mais baixa, as velocidades foram mais altas. Para efeito de comparação, a maior velocidade durante o classificatório de sábado foi registrada por Nelsinho Piquet com 250 km/h. No domingo da prova, com o uso do push to pass, Piquet registrou 264,4 km/h. Velocidade que é seguida da freada mais forte de todo o calendário da Stock Car. No S do Senna, a redução de velocidade se dá com uma frenagem de seis segundos, que percorre 223 metros para que o carro contorne a primeira parte do S do Senna a 80 km/h – o contato das pastilhas de freio da Fras-le com os discos de freio da Fremax, que equipam todos os carros da Stock Car, provoca uma desaceleração de 1,62 G. Na primeira disputa, fecharam o pódio Felipe Baptista em segundo lugar e Felipe Massa em terceiro, conquistando seu primeiro pódio na Stock Car. Nelsinho Piquet foi o quarto colocado, seguido de Gaetano di Mauro, Ricardo Zonta, Daniel Serra, Thiago Camilo, Gianluca Petecof e Rubens Barrichello em décimo, conquistando a posição na linha de chegada sobre Guilherme Salas, com uma vantagem de apenas 12 milésimos de segundo (0s012). Na inversão dos dez primeiros colocados para a largada da segunda corrida, Barrichello e Petecof, na primeira fila, não tiveram boa saída. Melhor para Ricardo Zonta, Gaetano di Mauro e Felipe Massa, que imediatamente pularam à frente. Com muitas disputas em todos os pelotões, alguns acidentes foram inevitáveis, como o toque entre Diego Nunes – que substituiu Felipe Fraga na etapa pela Blau Motorsport -, e Dudu Barrichello. O toque lateral entre os dois causou um incêndio no carro de Nunes, que conseguiu parar rapidamente e sair do carro em segurança. O safety car entrou em cena novamente, e permaneceu na pista por boa parte da corrida, e acabou beneficiando quem levava pouco combustível e precisaria fazer um abastecimento mais longo na segunda prova. Foi exatamente o que aconteceu com Ricardo Zonta. Com os boxes fechados durante a intervenção do carro de segurança, só após a relargada os pilotos puderam fazer seus pit stops. Zonta, na liderança, optou por fazer sua parada no fim da penúltima volta. Parecia caminho livre para Felipe Massa vencer pela primeira vez na Stock Car, mas ninguém esperava que o piloto da RCM fosse fazer um pit stop tão rápido e sem abastecer – o que ele conseguiu graças à economia de gasolina proporcionada pelo período sob safety car. O piloto do Toyota Corolla #10 deixou os boxes pouco à frente de Massa com seu Chevrolet Cruze #19, e ainda fazendo o uso do push to pass. Felipe tentou reagir, mas Zonta conseguiu se manter à frente para vencer pela primeira vez na temporada da Stock Car. O piloto da Lubrax Podium contentou-se com o segundo lugar e o pódio duplo na etapa paulista – suas primeiras aparições no pódio da categoria. Matías Rossi, vencedor da primeira corrida, fechou o pódio em terceiro. E assim como na primeira prova, Nelsinho Piquet foi o quarto colocado com direito à volta mais rápida de ambas as corridas. Com Daniel Serra em quinto e Rubens Barrichello em sexto, Felipe Baptista, Gianluca Petecof, Dudu Barrichello e Átila Abreu fecharam os dez primeiros. Gabriel Casagrande, que havia chegado a Interlagos na liderança do campeonato, teve um domingo difícil. O piloto da A.Mattheis-Vogel não pontuou em nenhuma das duas corridas e caiu para a vice-liderança da tabela, 17

Entre domínio de Matías Rossi e estratégia arriscada de Ricardo Zonta, Stock Car comemora 150ª corrida em Interlagos
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