Donos de SUVs vão pagar mais caro para estacionar nas ruas de Paris a partir de 2024
Medida quer restringir a circulação de carros maiores, mais pesados e mais poluentes na cidade RESUMO DA REPORTAGEM Prefeitura de Paris vai cobrar mais de donos de SUVs que estacionarem nas ruas a partir de 1º de janeiro de 2024 Quanto maior e mais pesado for o automóvel e mais poluente for o motor, maior será a taxa para estacionar na rua Número de SUVs na cidade cresceu 60% nos últimos quatro anos e hoje representam 15% da frota de veículos particulares Há um bom tempo que metrópoles europeias como Londres, Paris e Lisboa impõem restrições a carros a combustão como forma de incentivar a compra de veículos elétricos e o uso do transporte público. Nesta semana, a capital francesa aprovou uma medida que obriga donos de SUVs a pagarem mais quando forem estacionar nas ruas. VEJA TAMBÉM Europa desiste de banir carros a combustão em 2035 por pressão da Alemanha Reforma tributária deve beneficiar biocombustíveis e diesel renovável se torna prioridade Veja os 10 carros elétricos mais vendidos no 1º semestre de 2023 Na prática, quanto maior e mais pesado for o automóvel e mais poluente for o motor, maior será a taxa para estacionar na rua. Apesar de o peso do veículo ser levado em conta, a lei deverá isentar carros elétricos – que naturalmente são mais pesados devido à bateria – da cobrança extra. A prefeitura não divulgou mais detalhes sobre a medida, mas a expectativa é de que a lei entre em vigor no dia 1º de janeiro de 2024. Segundo Frédéric Badina-Serpette, conselheiro do partido que propôs a medida, o foco está em impedir a proliferação de carros grandes e pesados (e consequentemente mais poluentes, no caso de modelos a combustão) em Paris. Para o site Le Parisien, afirmou não haver sentido ser dono de um utilitário em uma metrópole: "Não há vias sujas ou estradas montanhosas. SUVs são absolutamente inúteis em Paris". Lei que vai cobrar mais de SUVs que estacionarem na rua entrará em vigor em 2024 Getty O número de exemplares do segmento, inclusive, aumentou 60% nos últimos quatro anos na capital. Hoje o segmento já representa cerca de 15% da frota, que é composta por 1.150.000 automóveis (excluindo ônibus e outros veículos públicos). Em contrapartida, o porta-voz do grupo que defende motoristas na cidade, Pierre Chasseray, diz que o motivo por trás do aumento de utilitários-esportivos em Paris se deve a famílias grandes que substituem seus veículos menores por SUVs. "Estamos atendendo a uma pequena minoria da população urbana que decidiu fazer do SUV o símbolo da batalha contra a poluição", alegou Chasseray. Zona de baixa emissão Paris já instituiu a "Zona de Baixas Emissões", que proíbe veículos mais poluentes de circularem em 47 zonas da cidade. Para isso, carros, comerciais leves, ônibus e caminhões são obrigados a usar um adesivo que indica qual é a categoria ambiental que se enquadra – definidas pelo nível de emissão de gases poluentes. Quem descumprir a lei, pode pagar multa de até 375 euros, ou pouco mais de R$ 2 mil na conversão direta. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas
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