Audi A5 Carbon Edition tem estilo de sobra, mas custa R$ 400 mil; leia o teste

Edição especial limitada a 50 unidades pode ser a "saideira" da geração atual Como deixar um carro que está para sair de linha mais interessante? Cada marca responde a esta pergunta de um jeito diferente, mas há o consenso de que uma edição especial pode trazer um pouco mais de frescor e revigorar o ambiente. Este é o caso do Audi A5 Carbon Edition 2023, versão exclusiva para o Brasil que já pode ser encomendada por R$ 397.990. A edição limitada e numerada de 50 unidades acrescenta elementos de carbono e outros detalhes estéticos à carroceria do A5. Além do Carbon, a Audi também lançou o furioso RS 5 Competition Plus por R$ 849.990 (leia o teste aqui). É hora de dar tchau Audi A5 Carbon Edition é o último de sua espécie Cauê Lira/Autoesporte A Audi não diz, mas o Carbon é uma das edições de despedida da atual geração do A5. Protótipos já foram flagrados em testes na Alemanha, mostrando que o desenvolvimento do modelo atualizado está nas etapas finais. A nova geração também deve marcar grandes mudanças em todo o catálogo da marca alemã. A partir de 2025, as linhas A4 e A6 serão totalmente elétricas, enquanto os modelos A5 e A7 ainda serão movidos por motores a combustão, possivelmente híbridos. Plaquinha no console mostra a numeração do Carbon. A unidade testada por Autoesporte é a 02/50 Divulgação Mas voltemos ao A5 Carbon Edition. O sedã de luxo oferece spoiler traseiro e capas dos retrovisores externos de fibra de carbono. Não se trata de uma imitação, mas sim do próprio material usado em carros de competição para reduzir o peso. No caso do Carbon Edition, a fibra surge apenas como um detalhe estético, sem representar redução significativa de peso. Detalhe do spoiler do Audi A5 Carbon Edition Divulgação A Audi também inseriu um adesivo com as quatro argolas na lateral e acabamento hexagonal na grade frontal, mas o que mais chama atenção são as belíssimas rodas de 19 polegadas, calçadas em pneus de perfil baixo nas medidas 255/35. Veja também O Carbon atraiu muitos olhares na rua e só deixou de ser o veículo de maior destaque em nossa garagem quando a Porsche entregou um 911 Targa verde-menta. Neste caso, realmente não tem como competir… Por dentro, o Audi A5 continua sendo um carro muito bem resolvido, mas tem padrão antigo e não tão moderno quanto os novos A3 e Q3. O pacote Carbon também acrescenta alguns mimos do S-Line, como carpete bordado e uma insígnia no volante. Interior do Audi A5 Carbon Edition envelheceu e implora por uma renovação Divulgação A central multimídia de 12,3 polegadas tem uma interface descomplicada, mas o painel já sente o peso da idade. O Carbon tem ar-condicionado digital de duas zonas, seletor de modos de condução e um pequeno joystick para controlar o volume e passar as faixas no console. O acabamento e a qualidade dos materiais merecem elogios. O volante é revestido de couro perfurado e todas as portas são emborrachadas. Espero que o próximo A5 não seja inferior neste aspecto. Audi A5 Carbon Edition Cauê Lira/Autoesporte O A5 Carbon Edition tem motor 2.0 TFSI que desenvolve 204 cv de potência a 4.500 rpm e 32,6 kgfm de torque a 1.450 rpm. O câmbio é automatizado de sete marchas. Apesar da boa dirigibilidade, o sedã alemão não parece familiar às ruas do Brasil. O acerto de suspensão é rígido, e por conta dos pneus de perfil baixo, acaba trepidando bastante no asfalto malconservado. Se não evitar os buracos, prepare-se para um forte impacto. A rolagem da carroceria é mínima, o que ajuda no desempenho em curvas rápidas. Segundo a Audi, o Carbon pode atingir 100 km/h em 7,2 segundos – tempo que comprova que sua vocação esportiva é apenas visual. O A5 também está alguns milímetros mais baixo na versão Carbon Edition. Acostume-se a passar de lado nas lombadas e pensar duas vezes antes de entrar de qualquer jeito na garagem. O consumo é honesto. De acordo com o Inmetro, o A5 2.0 TFSI pode marcar 10,3 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Com o tanque cheio, dá pra rodar até 670 km em um trajeto totalmente rodoviário. Conclusão Carbon Edition mostra que o A5 precisa evoluir na próxima geração Divulgação A versão especial aposta suas fichas no estilo, nas unidades numeradas e na exclusividade para o mercado brasileiro (pois é, não tem na Alemanha). Mas acho que o A5 me deixou mais curioso sobre a próxima geração do que empolgado com a versão Carbon. Quem sabe o futuro não reserve um A5 e-tron Carbon Edition, com motor elétrico e um desempenho ainda melhor? Vamos aguardar. Audi A5 Carbon Edition Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

Audi A5 Carbon Edition tem estilo de sobra, mas custa R$ 400 mil; leia o teste
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Edição especial limitada a 50 unidades pode ser a "saideira" da geração atual Como deixar um carro que está para sair de linha mais interessante? Cada marca responde a esta pergunta de um jeito diferente, mas há o consenso de que uma edição especial >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.