Grupo OLX e Fenauto lançam primeira edição do Índice de Veículos Usados

Estudo mensal traz um panorama sobre o cenário automotivo de procura e revenda de carros em janeiro Toyota Corolla é o melhor posicionado dentre os carros com idades entre 4 a 8 anos, com 81,1 Já o Chevrolet Onix é o modelo dentre os que possuem entre 0 e 3 anos com melhor desempenho, com índice de 81,1

Grupo OLX e Fenauto lançam primeira edição do Índice de Veículos Usados
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

Fevereiro de 2024 – Chega ao mercado a primeira edição do Índice de Veículos Usados – Grupo OLX e Fenauto, elaborado pelo Data OLX Autos, braço de análises da OLX, e pela Fenauto, Federação dos Revendedores de Veículos Usados. O estudo inédito é um termômetro de demanda e venda de diferentes categorias de automóveis por meio do cruzamento de indicadores de demanda na plataforma OLX e de venda reunidos pela Fenauto, além de analisar desempenhos categorizados por tipos de carroceria e idade do veículo. O relatório abrange os modelos com foco em janeiro de 2024.

De acordo com o Índice, o Ford Ecosport, com idade de 9 a 12 anos, é o modelo que mais pontuou dentre todas as faixas de idade analisadas para a categoria SUV, com 81,4. Outro destaque é o Toyota Corolla, líder dentre os Sedãs com até 13 anos, com 81,1. Nessa categoria, o automóvel da fabricante japonesa pontuou quase o dobro do segundo colocado, o Volkswagen Voyage, que registrou 43,5, na faixa de idade de 0 a 3 anos. O Chevrolet Onix é o melhor posicionado dentre os carros com idades entre 4 a 8 anos, com 81, na categoria Hatch. 

"O Índice funciona como o pódio de uma corrida de Fórmula 1, no qual revela os líderes de cada categoria de automóvel e faixa etária. Além do desempenho individual nas vendas, nas buscas e nas interações com usuários da plataforma OLX, o índice também considera o contexto de cada grupo de comparação. Dessa forma, o levantamento será um termômetro da movimentação do mercado, que pode contribuir para as melhores decisões de negócios do setor", explica o VP de Autos e Comercial do Grupo OLX, Flávio Passos.

“A união de dados e inteligência de mercado do Grupo OLX e Fenauto dão uma amostra do quanto pode ser feito para auxiliar e fortalecer o segmento. Temos absoluta certeza de que esse trabalho conjunto vai ajudar a potencializar a geração de negócios e a administração das lojas dos profissionais do segmento", destaca o Presidente da Fenauto, Enilson Sales.

Hatch

O Chevrolet Onix ocupa o primeiro lugar no Top 10 de modelos do tipo Hatch, com idade de 0 a 3 anos, com índice de 81,1. Em seguida vêm o Hyundai HB20, com 55,1 e o Fiat Argo, com 54,5, completando o Top 3 da categoria.

 

 

Dentre os modelos de 4 a 8 anos, o Onix também lidera, com índice de 81. Em seguida vêm o HB20 (50,4) e o Ford Ka, com 49,9, fechando o Top 3 da categoria.

 

 O Volkswagen Gol lidera em desempenho na relação de 9 a 12 anos, com índice de 79,3. O Fiat Palio ocupa a segunda posição, com 71,8. O Fiat Uno vem na terceira colocação, com 62,6.

 O Gol também ocupa o primeiro lugar dentre os modelos com mais de 13 anos, com índice de 80,9. Em seguida vêm o Fiat Palio (54,7) na segunda colocação e o Chevrolet Corsa na terceira posição, com 52,4.

 Sedãs

 O Toyota Corolla ocupa o primeiro lugar dentre os Sedãs de 0 a 3 anos, com índice de 81. O Volkswagen Voyage está na segunda posição, com 43,5, Fiat Cronos em terceiro, com 43,1.

 O Corolla também lidera dentre os modelos de 4 a 8 anos, com índice de 81,1. O Honda Civic vem em segundo, com 52,7. Completa o Top 3 o Chevrolet Prisma, com 51.

 Ao avaliar os automóveis de 9 a 12 anos, vitória novamente do Corolla, com índice de 72,4. O Civic vem em segundo, com 70,5, e o Volkswagen Voyage completa a tríade, com 54,5.

 Já entre os carros com mais de 13 anos, o Civic lidera com índice de 69,4. O Fiat Siena ocupa a segunda posição (65,7) e Corolla a terceira, com 57,2.

 SUVs

 Dentre os SUVs com idade entre 0 a 3 anos com maior pontuação em janeiro, o Jeep Compass teve o melhor desempenho, com índice de 73,2. O Volkswagen Nivus, com 68,1, ocupa a segunda colocação, seguido do Jeep Renegade, com 62,8. A pontuação entre 73,2 a 60,5 dos primeiros cinco colocados indica que este segmento é o mais competitivo dentre todas as categorias.

 Ao considerar os modelos de 4 a 8 anos, o Honda HR-V lidera com índice de 69. O segundo e terceiro lugares são ocupados por dois modelos da Jeep, respectivamente: o Compass, com 66, e o Renegade, com 61,4. 

 O Ford Ecosport ocupa o primeiro lugar dentre os modelos de 9 a 12 anos, com índice de 81,4. Em seguida vêm o Renault Duster (62,8) e o Chevrolet Spin (51,1).

 Ao avaliar os automóveis com mais de 13 anos, o Ford Ecosport está no topo da lista, com índice de 81,1. A segunda colocação é do Mitsubishi Pajero, com 50,7. O Hyundai Tucson fecha o Top 3, com 49,8.

 Metodologia

 O estudo analisou dados dos automóveis seminovos e usados mais demandados e vendidos de janeiro. As informações de marcas e modelos foram pareadas, para que a análise fosse mais assertiva. Para as idades, foram definidas faixas específicas, nas quais se estabelece o ano corrente como ano do modelo do veículo.

O índice atribuído aos modelos corresponde à média entre o Indicador de demanda da OLX com o Indicador de Venda da Fenauto. Quanto mais intensa for a competição entre os modelos do grupo, ou seja, com valores de demanda e venda próximos, menor será o desempenho. Já para modelos que apresentam desempenho muito acima do restante do grupo podem apresentar indicadores próximos a 100.

O levantamento completo estará disponível na landing page do Data OLX Autos no dia 22: Link

Sobre o Grupo OLX

No Brasil desde 2010, o Grupo OLX tem como missão capacitar as pessoas para que alcancem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. Com a aquisição do Grupo ZAP, concluída em outubro de 2020, a companhia opera a OLX, plataforma horizontal com posição de liderança nas categorias de automóveis, bens de consumo usados e imóveis; e duas plataformas líderes do mercado imobiliário, ZAP e Viva Real.

Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em mídia e marketplaces: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de valores da Noruega.

Fonte: Grupo OLX / FENAUTO