Conheça o novo Mini Countryman, que é maior e tem versão elétrica
Agora fabricado na mesma plataforma do BMW X2, na Alemanha, nova geração do Mini Countryman é apresentada em Portugal 17 fev 2024 - 15h54 Compartilhar Mini Countryman John Cooper Works 2.0 All4 Foto: BMW / Guia do Carro A Mini apresentou a nova geração do Countryman em Lisboa, Portugal, e convidou o Guia do Carro para o primeiro test drive. O novo Mini Countryman ficou ainda maior do que já era, é fabricado na Alemanha e chegará ao Brasil em pelo menos duas versões – uma a combustão e a outra elétrica, inédita.O Novo Countryman é o maior Mini da história, pois agora é fabricado com a mesma plataforma e a mesma motorização dos BMW X2 e iX2. O carro mede 4,433 m de comprimento (+13 cm) e tem 2,692 m de entre-eixos. A largura é de 1,843 m e a altura subiu para 1,656 m (+6 cm). O porta-malas comporta 460 litros de bagagem. Notícias relacionadas Mas não pense que o novo Mini Countryman é uma cópia do BMW X2; pelo contrário, ele tem muitos detalhes exclusivos.As diferenças começam pelo design. Ao contrário do X2, o Mini Countryman mantém o formato tradicional e quadrado dos SUVs. A terceira geração do Mini Countryman tem ótima aerodinâmica (Cd 0,26), mas a maior preocupação foi deixá-lo com uma silhueta clássica, agregando diferenças pontuais em relação ao Mini Hatch.Os faróis, por exemplo, deixaram de ser redondos e ganharam linhas retas; são quase quadrados. As lanternas traseiras continuam remetendo à Union Jack (bandeira britânica), mas de forma mais sutil e com três diferentes possibilidades para os clientes. As cavas das rodas ficaram mais largas. Aliás, o desenho das rodas do Countryman John Cooper Works é muito diferente. Mini Countryman John Cooper Works 2.0 All4 Foto: BMW / Guia do Carro O novo Mini Countryman utiliza grande parte das soluções de design adotadas para o Mini Hatch, especialmente na cabine. Mas, ao contrário do Mini Hatch, que teve uma evolução de seu design, o novo Countryman passou por uma pequena revolução. Não serão poucos os que acharão a geração anterior até mais bonita.Countryman ElectricO Mini Countryman disponível para test drive em Portugal tinha duas opções de motorização. A maior novidade foi o Mini Countryman SE All4, que é elétrico e tem tração nas quatro rodas. A única coisa que indica que é elétrico nome é a letra E.O Countryman Electric tem dois motores. Juntos, eles entregam 230 kW de potência (313 cv) e 494 Nm de torque. Embora o carro não estivesse disponível para avaliação, há ainda o Mini Countryman E, também elétrico, mas com tração dianteira, com um motor de 150 kW de potência (204 cv) e 250 Nm de torque.A Mini não disse se vai importar as duas versões elétricas; a tendência é que sim, pois a marca inglesa fará seis lançamentos no Brasil este ano.Segundo a Mini, o Countryman E elétrico tem alcance de 462 km e o Countryman SE All4 elétrico consegue rodar até 433 km com uma carga de bateria. Mas isso no ciclo WLTP. No Brasil, esses valores, devem ficar em 323 km e 303 km, respectivamente, pelo ciclo PBEV do Inmetro.Alguns dados do Countryman Electric de um motor não foram divulgados, mas os do Countryman Electric All4 de dois motores sim. Ele utiliza uma bateria de 65 kWh de capacidade e consome entre 17,0 kWh e 18,5 kWh a cada 100 km. O Countryman de 150 kW acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, enquanto o Countryman de 230 kW faz essa prova em 5,6 segundos, com velocidade máxima limitada em 180 km/h.Segundo a Mini, o Countryman Electric tem potência de carregamento AC de 22 kW e DC de 130 kW, o que possibilita carregar a bateria de 10% a 80% em apenas 30 minutos.Countryman John Cooper WorksO novo Mini Countryman JCW All4 tem tração integral e utiliza o motor 2.0 turbo de 4 cilindros a gasolina com 313 cv de potência e 400 Nm de torque. Com este forte motor, o Countryman JCW acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e chega a 250 km/h de velocidade máxima. A transmissão é automática de dupla embreagem com 7 marchas.São números de desempenho muito bons, porém os valores de consumo e de emissão de CO2 não foram divulgados. As rodas ganharam 30 mm de diâmetro e os carros importados para o Brasil devem receber rodas de 20”. Mini Countryman John Cooper Works 2.0 All4 Foto: BMW / Guia do Carro O interior do novo Mini Countryman é muito parecido tanto no modelo a combustão quanto no elétrico. O Guia do Carro dirigiu os dois modelos nas ruas e estradas de Portugal, mas as informações sobre impressões ao volante, comportamento dinâmico e vida a bordo estão embargadas pelo fabricante. Publicaremos a reportagem sobre o test drive do novo Mini Countryman John Cooper Works nesta quarta-feira, 21. A reportagem sobre o test drive do novo Mini Countryman Electric só poderá ser publicada no dia 6 de março, em respeito aos colegas das mídias de outros países que ainda não dirigiram o SUV. Além do Guia do Carro (Terra), só mais uma mídia brasileira foi convidada. Podcast: Omoda e Jaecco, duas novas marcas chinesas no Brasil: Compartilhar
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