Custava menos? Montadoras reduzem preços em até 33% para encarar chineses

Um dos pontos mais citados passa pelas velhas regras da economia. "Qualquer mercado, automotivo ou não, é regido essencialmente por três forças que interagem entre si: demanda, oferta e concorrência. Enquanto as duas primeiras se equilibram (demanda maior que oferta = aumento de preço e vice-versa), a terceira dá o tom do mercado-alvo (concorrência maior = redução de preço e vice-versa)", completa o especialista.Segundo Milad Kalume Neto, gerente de desenvolvimento de negócios da Jato Dynamics do Brasil, equilibrar os valores com os dos carros a combustão ajuda a ganhar mercado - o que tem funcionado com os chineses."É de conhecimento que a grande massa dos veículos nacionais é vendida entre a faixa de preços de R$ 90 mil a R$ 110 mil. Assim, conseguir posicionar seu veículo nesta faixa te proporciona ganho em escala", analisaAlém disso, é difícil competir com o ganho de escala dos chineses. No ano passado, foram cerca de 30 milhões de veículos vendidos no país asiático, patamar que baixa os custos e, assim, permite repassar preços menores ao consumidor, só que com margens ainda maiores. Isso vale também para os importadores.A estratégia de mercado também varia de modelo para modelo, pois números menores de vendas costumam ser aplicados em carros que não estão vendendo tanto. Considerado um produto de nicho, o Renault Kwid E-Tech teve apenas 20 unidades emplacadas no ano passado, segundo a Associação Brasileira do Carro Elétrico (ABVE). Como parâmetro de comparação, o BYD Dolphin teve 6.812 carros comercializados."É preferível ter prejuízo e sair com o veículo do que amargar estoque quando virar ano-modelo", reforça Cassio Pagliarini, sócio da consultora Bright Consulting.

Custava menos? Montadoras reduzem preços em até 33% para encarar chineses
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Um dos pontos mais citados passa pelas velhas regras da economia. "Qualquer mercado, automotivo ou não, é regido essencialmente por três forças que interagem entre si: demanda, oferta e concorrência. Enquanto as duas primeiras se equilibram (demanda maior >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.