PRF elenca as vias com maior número de sinistros e com maior número de mortes em 2023

Olá! Tudo em paz por aí, meninas? Vocês sabem quais foram as vias com maior incidência de sinistros e mortes em 2023? No começo do mês, a Policia Rodoviária Federal (PRF) apontou as cinco rodovias federais do Brasil com maior número de sinistros de trânsito e também, as cinco com o maior número de mortes. No ranking dos acidentes, segundo a PRF, a campeã de é a BR-101, com 8.536 ocorrências registradas entre janeiro e setembro deste ano. Na segunda posição aparece a BR-116, com 7.979 ocorrências, seguida pelas BR-381 (2.414); BR-040 (2.316) e BR-153 (1.869). Já o ranking das rodovias mais letais, a rodovia que lidera é a BR-116, com 559 mortes registradas entre janeiro e setembro de 2023. Na segunda posição aparece a BR-101, com 487 óbitos, seguida pela BR-163, que registrou 204 mortes.Nova altaEm números gerais, o ano de 2023 apresentou altas tanto em acidentes sem vítimas, como em acidentes letais. Porém, os números de mortes são os que mais preocupam. De janeiro a outubro de 2023, 4.633 pessoas morreram em 55.464 sinistros nas rodovias federais. No mesmo período do ano passado foram registradas 4.552 mortes em 53.503 sinistros. Uma curiosidade, é que, quatro das cinco rodovias com mais incidência de mortes, passam pelo Estado de Minas Gerais.O diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), Alysson Coimbra, comentou sobre os dados apresentados pela PRF: “O número de mortes e sinistros em 2023 superou o de 2022 e isso é inaceitável, estamos caminhando na direção contrária à meta estipulada pela ONU de redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito, até 2030”, analisou.   De acordo com o diretor, a segurança viária precisa ser encarada como uma política pública que salva vidas: “políticas nesse sentido reduzem o uso dos já escassos recursos do SUS e diminuem os custos do governo com a previdência. Cada vida perdida no trânsito impacta diretamente a economia do país”, comentou.Vias sucateadasSinistros de trânsito são causados, majoritariamente, por fatores humanos como a desatenção e a imprudência, mas as condições estruturais da malha viária potencializam essas ocorrências. A mais recente pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) revelou que a conservação de 67,5% da malha viária é classificada como regular, ruim ou péssima. “O sucateamento das rodovias vai muito além dos buracos e da péssima qualidade do asfalto. Falta sinalização adequada, um controle sequencial de velocidade nos pontos com maior número de sinistros e uma normatização para o tráfego de veículos pesados, que são os que causam os sinistros mais letais”, avalia o especialista.   De acordo com Coimbra, políticas de melhorias pensando exclusivamente em veículos pesados, são importantes para a redução de mortes: “65% da carga do país é transportada pelas rodovias, é preciso considerar esse número na elaboração de ações para garantir a segurança nas estradas, como a construção de áreas de escape em trechos críticos, a criação de corredores exclusivos e a limitação de horário para o tráfego de cargas especiais”.Tragédias constantesMinas Gerais tem a maior malha rodoviária do Brasil e tem sido palco, nos últimos meses, de graves sinistros de trânsito, como o que deixou 6 mortos na BR-381, em 27 de novembro, e o que matou 7 torcedores do Corinthians, em agosto, no mesmo trecho da rodovia. No último dia 5, o cantor Zé Neto, ficou ferido em um sinistro ocorrido na BR-153, em Minas.A série de sinistros revela a urgência em adotar medidas para garantir a segurança dos usuários das vias. “No caso de Minas, a BR-040 tem um problema grave que é tráfego intenso de veículos pesados que transportam minério. Na Fernão Dias há uma falha da concessionária em adotar medidas para mitigar esses acidentes relacionados também a falhas mecânicas em veículos de grande porte”, pontua Coimbra.O especialista destaca que a gestão pública do trânsito precisa contar com a previsibilidade do erro: "Já sabemos que o fator humano está relacionado a 90% dos sinistros, então temos que adotar medidas para que as rodovias perdoem essas falhas humanas. Esse conceito de rodovia que perdoa engloba ações como a sinalização adequada, tanto horizontal quanto vertical; qualidade do asfalto; instalação de defensas metálicas adequadas; modificações no traçado da via e outras ações que possam minimizar a gravidade dos ferimentos e o risco de mortes, como áreas de escape”, completa.Confira abaixo os rankings das rodovias com maior número de sinistros e com o maior número de mortes em 2023:Rodovias com o maior número de acidentes em 2023BR-101: 8.536 BR-116: 7.979 BR-381: 2.414 BR-040: 2.316 BR-153: 1.869Ranking das rodovias com o maior número de mortes em 2023BR-116: 559 BR-101: 487 BR-163: 204 BR-153: 177 BR-040: 151Meninas, a segurança no trânsito é um assunto muito importante, que cabe a nós, enquanto motoristas e usuários da via e também, aos órgãos públicos e entidades ligadas ao trânsito, que precisam criar mecanismos que aumentem a s

PRF elenca as vias com maior número de sinistros e com maior número de mortes em 2023
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Olá! Tudo em paz por aí, meninas? Vocês sabem quais foram as vias com maior incidência de sinistros e mortes em 2023? No começo do mês, a Policia Rodoviária Federal (PRF) apontou as cinco rodovias federais do Brasil com maior número de sinistros de trânsi >>>

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