Elétricos da classe média: quem não enxergar nova realidade vai se dar mal

O governo brasileiro impôs mais barreiras alfandegárias, com a alta do imposto para o carro elétrico importado. As montadoras tradicionais gostaram, mas já devem estar cientes que esta não é a solução. É só uma arma para ganhar tempo e rever a estratégia.Isso porque a China está disposta a expandir sua presença pelo mundo como potência automotiva - algo que está ocorrendo já na Europa também. Há sim excedente de carros no país asiático, e necessidade de exportação. Mas, de olho na expansão, produzir em outro país não é plano, e sim fato concreto.Tanto que GWM e BYD têm fábricas prestes a começar a operar no Brasil - a primeira em maio deste ano e a segunda, entre o fim de 2024 e o fim de 2025. Isso é a China deixando claro que nenhum protecionismo será capaz de barrar seu avanço.Pois, contra carro nacional, não há protecionismo. Quanto às montadoras tradicionais, pressionar o governo não vai resolver o problema. Será preciso ter elétricos de qualidade e acessíveis. EVs que não sejam mais "carros de rico", e sim produtos em que a classe média esteja disposta a investir.Porque foi isso que as chinesas fizeram: trouxeram elétricos para a classe média. A Tesla, também, mas isso é assunto para uma próxima análise (por ora, saiba que nos EUA Tesla não é carro de luxo não. Longe disso). E, no fim das contas, quando o assunto é volume, é a classe média que importa - principalmente no Brasil.Os carros elétricos mais vendidos em janeiro de 20241º BYD Dolphin - 1.820 unidades2º GWM Ora 03 - 6963º BYD Seal - 6124º BYD Yuan Plus - 2745º Peugeot e-2008 - 2696º Volvo XC40 - 1927º JAC E-JS1 - 1118º Volvo C40 - 679º BYD Tan - 4910º Renault Kwid E-Tech - 28

Elétricos da classe média: quem não enxergar nova realidade vai se dar mal
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
O governo brasileiro impôs mais barreiras alfandegárias, com a alta do imposto para o carro elétrico importado. As montadoras tradicionais gostaram, mas já devem estar cientes que esta não é a solução. É só uma arma para ganhar tempo e rever a estratégia. >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.