Citröen C3 X: tudo sobre o SUV cupê que será rival do VW Nivus

Novidade deve chegar no segundo semestre e só foi avistada com camuflagem, mas já sabemos de detalhes o bastante para fazer uma bela radiografia A Citroën tem a fama de fazer carros irreverentes e disruptivos. E o próximo SUV cupê da marca não será diferente. Com chegada prevista para o segundo semestre deste ano, a novidade já foi flagrada algumas vezes rodando em testes pelo Brasil. Tudo leva a crer que irá se chamar C3 X, uma vez que a vice-presidente da Citroën no Brasil, Vanessa Castanho, afirmou que o nome seguirá o padrão mundial da marca. Vale lembrar que os franceses oferecem C4 X e C5 X na Europa. Saiba-mais taboola E os planos da marca com a novidade também estão bem claros, uma vez que o novo C3 já aumentou a participação de mercado da Citroën de forma expressiva. Com o novo SUV compacto que será fabricado em Porto Real (RJ) sobre a plataforma CMP, a fabricante francesa irá atacar um segmento bastante aquecido, com VW Nivus na mira principal, mas também competirá de maneira inevitável com o colega de grupo Fiat Pulse. A Citroën quer unir design com funcionalidade, portanto, terá basicamente os mesmos atributos do Aircross, mas com capacidade de explorar um pouco melhor a questão das linhas e da esportividade. Em relação ao “irmão”, terá, por exemplo, caídas mais longas e fluidas nas colunas traseiras. Aliás, a estratégia é parecida com o que a sua rival Volkswagen faz com Nivus e T-Cross. O flagra abaixo deixa isso claro pelo formato das portas traseiras, com uma queda mais prolongada e linha de cintura ascendente. Porém, provavelmente por questões de custos, maçanetas embutidas na moldura da janela ficaram de fora do projeto. Flagra: Citroën C3 X é cupê e terá caídas mais longas e fluídas nas colunas traseiras Reprodução / Instagram @nanaomotorsjau Conjunto mecânico A mecânica também é conhecida. O SUV cupê terá o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, aliado ao câmbio CVT, ambos já presentes no Aircross. Ainda resta a dúvidas sobre a opção do 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm presente nas versões topo de linha do Fiat Fastback. Caso isso venha a ocorrer, a novidade deve ocupar uma posição de honra entre os modelos mais rápidos do segmento. É claro que os números de consumo de combustível serão diferentes em comparação ao Aircross, pois, entre outros fatores, o arrasto aerodinâmico será alterado (por conta da nova traseira de cupê. Como referência, o SUV lançado em 2023 tem os seguintes números, segundo o Inmetro. 7,4 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada (etanol) ou 10,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada (gasolina). Initial plugin text Falando de desempenho, o C3 X pode ter números ligeiramente melhores que os do Aircross, novamente por conta da melhor aerodinâmica e do peso possivelmente mais baixo. O SUV com formato mais tradicional leva 9,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h quando abastecido com etanol, além de velocidade máxima de 191 km/h. SUV cupê terá motor 1.0 turbo de 130 cv Divulgação Forma e função Não é incomum que carros mais descolados acabem deixando a praticidade um pouco de lado, já que as formas nem sempre são as melhores aliadas da função. No caso do próximo lançamento da Citroën, é possível que o bom espaço interno encontrado no Aircross seja preservado. Um dos exemplos é a altura da porção traseira da carroceria e a inclinação do vidro para ajudar na otimização de espaço para as bagagens. É de se esperar que o design do carro seja praticamente o mesmo do Aircross, mas isso até a coluna B. Com as mudanças na traseira, já não há muito como garantir que a aparência das peças serão as mesmas. Com mudanças na traseira, Citroën pode apostar em peças com aparência diferente para o C3 X Reprodução / Instagram @nanaomotorsjau Entretanto, mesmo com toda a camuflagem que esconde a novidade durante a rodagem em testes, já é possível concluir que terá detalhes exclusivos, como uma nova barra ligando as peças pela tampa do porta-malas. Além disso, conforme flagras realizados pelo site Autos Segredos, o interior também será igual, mas com texturas e cores próprias. Quanto aos equipamentos, C3 X deve oferecer o mesmo pacote que já vem no C3 Aircross Divulgação Sobre a lista de equipamentos, é bem provável que venha com tudo o que é oferecido no Aircross. Entre eles: central multimídia com tela de 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, cluster TFT de 7 polegadas, comandos no volante e três entradas USB (duas para a segunda fileira). Isso além de monitoramento de pressão dos pneus, rodas de 16 ou até 17 polegadas, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, luzes de condução diurna (DRL) de LEDs. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

Citröen C3 X: tudo sobre o SUV cupê que será rival do VW Nivus
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Novidade deve chegar no segundo semestre e só foi avistada com camuflagem, mas já sabemos de detalhes o bastante para fazer uma bela radiografia A Citroën tem a fama de fazer carros irreverentes e disruptivos. E o próximo SUV cupê da marca não será d >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.