Como escolher uma boa moto usada?

A moto é muito mais do que um bem material. Na maioria das vezes, quem vai comprar uma moto não está apenas escolhendo um veículo para se locomover, ou seja, vai realizar um sonho: seja o de comprar sua primeira motocicleta ou trocar a sua usada por outra maior ou mais nova. Se você está procurando uma moto nova e já viu algumas, deve ter se deparado com alguns “bambus” ou “fubás”, o que na gíria motociclística quer dizer motos ruins ou detonadas. As concessionárias e lojas especializadas costumam ser lugares onde se pode fazer bons negócios, afinal elas são obrigadas a dar garantia na venda e sempre entram motos como parte de pagamento. Nelas também é possível encontrar algumas motos seminovas dentro do período da garantia, o que é bom para quem está comprando a moto. LEIA MAIS: Honda PCX é a moto com menor desvalorização no Brasil em 2023Produção de motos em janeiro é a melhor para o mês desde 2014Confira as 20 motos mais emplacadas em janeiro Mas nem todas as motos ruins aparentam sê-lo, por isso, se você está procurando comprar uma usada, tem que ficar atento a alguns detalhes que podem revelar muita coisa sobre a vida e manutenção da respectiva motocicleta. Pensando em quem está querendo comprar uma moto usada listamos aqui alguns componentes que podem indicar mau uso, falta de manutenção ou sinais de que a moto passou pelas mãos de um mecânico incompetente. Estado geral A aparência é a primeira coisa que salta aos olhos, por isso a pintura das partes coloridas da moto deve estar bonita, brilhante. Além disso, os adesivos devem ser originais. Lembrem-se de que muitos adesivos podem esconder riscos e disfarçar amassados. A sujeira também ajuda a disfarçar defeitos e riscos. A pintura do motor também pode mostrar que ele foi negligenciado e nas lavagens foram utilizados produtos agressivos, como solupan ou limpa baú, que atacam certos tipos de liga metálica e as deixa com aspecto opaco e esbranquiçado. As tampas laterais do motor também devem ter a cor da pintura homogênea com a do bloco, se não é bem provável que ela tenha sido pintada ou recuperada. Pneus da moto Pode parecer óbvio, mas deve-se olhar com atenção aos ressaltos nos íncavos (ou sulcos) dos pneus (o TWI), que é a referência que marca o desgaste máximo do pneu. Se o sulco estiver na mesma altura do TWI, é preciso substituir o pneu. Os pneus são um dos componentes mais caros na manutenção de uma moto. Discos e pastilhas de freio O sistema de freio também é um dos mais importantes componentes da motocicleta, por isso é necessário atenção redobrada em suas peças. Observe se o disco de freio está riscado (como um disco de vinil). Se estiver, é sinal de que o proprietário da moto rodou com as pastilhas no talo e que o ferro das pastilhas desgastou o disco de freio. Diferente do que nos carros, onde é possível fazer uma retífica e aumentar a vida dos discos, nas motos, os discos têm espessura menor e não permitem esse procedimento. Lembrem-se: disco riscado é sinônimo de menos eficiência nas frenagens, por isso, será necessária a substituição. As pastilhas de freio também podem ser verificadas a olho nú. Basta olhar o disco de frente e verificar entre o disco e a pinça, a pastilha, que tem a massa (que está praticamente colada ao disco) e o metal onde vai acoplada. Se esse material tiver pelo menos 3 ou 4 mm de espessura, ainda há boa vida útil nessa pastilha. O ideal para verificar o fluido de freio é fazer um teste que mede a umidade que ele adquiriu, em geral o processo é feito em boas oficinas com uma espécie de caneta introduzida no reservatório que mede a porcentagem de humidade presente no fluido (ele também estraga com a moto parada). Quando a moto tiver o visor do nível do fluido é possível conferir também sua cor, quanto mais turvo e escuro ele estiver, mais contaminado e menor eficácia do freio. Suspensões da moto As bengalas também podem mostrar se a manutenção está em dia ou se a moto foi negligenciada, sinalizando que houve falta de manutenção ou até mesmo que a moto foi batida. Se elas estiverem meladas de óleo, é sinal de que o retentor está estourado e será necessário fazer a substituição da peça. Esse processo não é muito barato pois exige a desmontagem da frente da moto e a troca do óleo da suspensão. Caso as bengalas estejam riscadas, redobre a atenção, pois isso quer dizer que elas estão desalinhadas e, provavelmente, houve colisão ou queda forte. O amortecedor também deve estar seco e não apresentar riscos na sua haste. Pode-se testá-lo comprimindo a suspensão traseira com as mãos com força tentar sentir se ele está segurando o movimento da mola. Se a suspensão subir muito rapidamente, que dizer que o amortecedor já não está com toda sua eficiência no funcionamento. Relação corrente, coroa e pinhão Outro componente fácil de verificar seu estado é a relação corrente, coroa e pinhão. Primeiramente veja o estado da coroa, seus dentes devem estar

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A moto é muito mais do que um bem material. Na maioria das vezes, quem vai comprar uma moto não está apenas escolhendo um veículo para se locomover, ou seja, vai realizar um sonho: seja o de comprar sua primeira motocicleta ou trocar a sua usada por outra >>>

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