Veja os truques que as marcas usam para economizar dinheiro nos carros
Por estilo ou atendimento às leis, montadoras encontraram meios baratos para resolver problemas Seja para modificar o estilo de um carro há muito tempo sem mudança no mercado, seja para atender uma nova legislação, fabricantes vivem em busca de soluções para seus problemas. E quase sempre, tentando gastar o mínimo possível. Saiba-mais taboola Para este ano, por exemplo, todos os carros fabricados no Brasil precisam sair com controle de estabilidade, que é não é um equipamento muito afeito a adaptações. Outros itens obrigatórios são os repetidores de pisca laterais e luzes de uso diurno. Para os piscas, a maioria das empresas conseguiu a solução mais fácil, que é a instalação nos retrovisores. Já o DRL abre a lista de itens que as montadoras precisaram adaptar de forma criativa sem gastar muito. DRL na Fiat Fiat fez um novo arranjo para acomodar a luz de rodagem diurna no Fiorino Divulgação Enquanto os modelos mais caros e modernos já vinham usando luzes de LED acopladas ao farol principal, os mais baratos ainda não tinham esse recurso, como os Fiat Mobi, Argo e Fiorino. Para não ser necessário um facelift prematuro ou desenvolvimento de novos faróis, a solução mais simples foi usar os faróis de neblina. Não é que eles ficam acesos o tempo todo, mas os projetores dessas luzes passaram a ter duas lâmpadas, sendo uma acesa o tempo todo enquanto o carro está ligado e outra para os faróis de neblina propriamente ditos. A solução simples fez com que esses modelos atendessem à legislação em vigor desde o dia 1º de janeiro. Faixa plástica no capô do novo Fiat Fiorino Faixa plástica esconde recorte no capô de Peugeot Partner Rapid e Fiat Fiorino Divulgação O rebadge, ou troca de emblemas, é uma prática bastante comum quando um mesmo produto é vendido por duas ou mais marcas. Há projetos com mudanças mais extensas e outros em que só o logotipo é substituído, caso da Fiat Fiorino e da Peugeot Parner Rapid. Acontece que pouco tempo antes de o Partner Rapid ser lançado, a Fiat promoveu um facelift no Fiorino. Nesse intervalo, o símbolo da marca italiana abandonou o escudo redondo e passou a ser apenas o nome da empresa estilizado e por extenso. Mas o capô seguiu ostentando um recorte para acomodar a insígnia redonde. Com a nova grade reta, o jeito foi fazer uma barra de plástico que escondesse esse desenho. A mudança passou a ser aplicada também na versão Peugeot. Grade dianteira do Fiat Fiorino obrigada capô a ter um ressalto Auto Esporte Tampa do motor dos Seat e Skoda Tampa do motor da Skoda é a mesma usada pela Volkswagen Divulgação O grupo Volkswagen tem na Europa marcas que não temos por aqui, caso de Seat — que chegou a vir para o Brasil nos anos 1990, e que foi extinta há pouco tempo— e Skoda. Os carros vendidos lá são basicamente os mesmos da Volkswagen com trocas de emblemas ou outras mudanças mais profundas, mas uma coisa é certa: os motores são iguais. Proprietário de carros dessas duas marcas descobriram isso de uma maneira bem simples. Vídeos de donos tirando os símbolos da capa do motor e descobrindo o da Volkswagen por baixo viralizaram na internet (veja abaixo). Foi a solução mais prática do que desenvolver novas capas de motores estampadas com logotipos diferentes. Motor V8 que virou V6 Motores V6 e V8 da Jaguar compartilham a mesma cobertura Divulgação Desenvolver novos motores é uma das coisas mais caras dentro de uma fábrica de carros, mas por que não criar uma nova peça com o que já está pronto? Foi o que fez a Jaguar Land Rover com o AJ126, um V6 3.0 feito sobre um V8 5.0. Isso mesmo. O bloco passou por uma série de adaptações, mas manteve o formato original do V8, mas com os dois cilindros da frente inativos. O cabeçote sim é exclusivo do V6. À época, a JLR justificou o projeto dizendo que mantendo o mesmo tamanho do motor seria possível fazer o mesmo suporte para todas as versões, V6 e V8, o que faz sentido, pois gerou outra solução criativa de baixo custo. Chave de Bugatti ou de Gol? Jogo de chaves do Bugatti Chiron Divulgação Sabe o que tem em comum entre o proprietário de um Volkswagen Gol 2012 e dono de um Bugatti Chiron? Ambos carregam o mesmo modelo de chave no bolso. Quer dizer, se o feliz motorista do superesportivo perdeu a principal e precisou usar a reserva. Pois é, as chaves são idênticas, do tipo canivete e com dois botões, um para travar e outro para destravar as portas. A Bugatti, assim como Skoda e Seat citadas acima, também é do mesmo grupo que a Volkswagen. Um pouco mais moderna é a chave do Audi Q3 2025, mas se você tiver um A3 2014 vai notar que elas continuam as mesmas. Trata-se de uma chave do tipo canivete com três botões. Além de travar e destravar, também abre o porta-malas. Para-choque do Fiat Linea tem algo a esconder Fiat cobriu nicho da placa com aplique plástico no para-choque Auto Esporte Em 2014, a Fiat precisava dar uma refrescada no visual no sedã Linea, mas não podia gastar muito. A frente passou a ter novo para-choque e grade dianteira, mas manteve o qu
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