SP terá 500 novos radares que podem pegar fraudes e dívidas do veículo

Equipamentos devem ser instalados até o meio do ano e podem identificar veículos com IPVA e licenciamento atrasados, por exemplo As rodovias de São Paulo terão 649 novos radares de velocidade em 2024, sendo 536 deles com a capacidade de fazer a leitura automática das placas e transmitir informações em tempo real para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O recurso permite identificar irregularidades no carro, como IPVA e licenciamentos com pagamentos atrasados, por exemplo. A previsão é de que os novos equipamentos sejam instalados até o meio do ano. Os futuros radares terão, ainda, a função de contagem de veículos, também com capacidade de transmissão das informações em tempo real para o DER. Recurso que tem objetivo de melhorar o tráfego nas vias. Provavelmente, todos esses radares serão fixos e não móveis. Saiba-mais taboola O que se sabe é que essa leitura automática de placas será feita por uma tecnologia chamada OCR, Optical Character Recognition (em português, Reconhecimento Óptico de Caracteres). Este mesmo recurso de inteligência artificial é usado para diminuir as fraudes durante a vistoria veicular, por exemplo. Neste caso, o OCR consegue identificar fraudes e prevenção contra as tentativas de adulteração em chassi, motor, placa, hodômetro ou qualquer sinal identificador do veículo. Adesivo anti-radar viraliza, mas é ilegal e rende multa; veja quanto O edital para a contratação dos novos radares e de serviços de fiscalização e controle de velocidade será aberto em 26 de fevereiro e já pode ser consultado no site do DER-SP. O investimento inicial previsto em novembro do ano passado era de R$ 196,8 milhões, quando a DER anunciou a medida, entretanto, o número divulgado agora é de R$ 202 milhões. Serão escolhidas as propostas das empresas que conseguirem cumprir todas as exigências do edital com menor valor. Ao todo, serão 536 novos radares no estado Divulgação As rodovias que cortam o município de Mogi das Cruzes terão a maior quantidade de novos radares com 18 novos equipamentos; seguidas de Bertioga (12); Cotia (11); Franco da Rocha (10); Pindamonhangaba (10); Suzano (10); Ubatuba (9); Santa Bárbara d’Oeste (9) e São Paulo (8). A lista completa com os locais de instalação dos novos radares pode ser consultada no site do DER-SP. Basta clicar aqui. Como funciona um radar de velocidade? Os medidores de velocidade fixos (ou radares fixos) funcionam com sensores instalados no asfalto. Você já deve ter observado, na cidade ou na estrada, que próximo aos postes com câmeras há marcas no chão, seja um pouco a frente ou mais atrás da instalação. Essas marcações, são na verdade laços indutivos. Eles não têm um formato padrão, mas geralmente os radares têm com dois ou três desses colocados no chão. Seu funcionamento também tem base na física. Quando o veículo passa pelos laços indutivos, eles mandam sinais para o sistema, que mede o tempo em que o veículo passou por cada um deles. Dividindo isso pela distância entre os sensores, o computador terá a velocidade do carro. Se estiver acima da permitida pela via, a câmera fotografa. As imagens são enviadas ao órgão de trânsito responsável pela via e um operador analisa os dados para registrar a infração (gerando a multa que chega ao condutor), ou então anula. Com o novo sistema, a expectativa é de que essas imagens enviadas em tempo real para a DER tornem a fiscalização mais eficiente. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

SP terá 500 novos radares que podem pegar fraudes e dívidas do veículo
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