Exclusivo: Hyundai Creta terá motor 1.6 turbo para brigar com Honda HR-V

SUV compacto vai abandonar motor 2.0 aspirado e pode ser o mais potente da categoria; lançamento será em 2025 Há duas semanas, a filial indiana da Hyundai mostrou um novo facelift para o Creta. O visual foge das polêmicas adotadas na versão vendida atualmente no Brasil e segue por um caminho mais conservador. Considerando o tempo necessário para adaptar a linha de produção em Piracicaba (SP) e o ciclo de vida do Creta atual, o novo modelo deve ser lançado por aqui no ano que vem. Saiba-mais taboola Mas essa é só uma das notícias relevantes sobre o Creta. A outra, fruto de uma apuração exclusiva da Autoesporte, é que o SUV compacto vai aposentar o motor 2.0 aspirado e adotar uma motorização inédita na linha: 1.6 turboflex da família Smartstream, uma evolução em relação ao Gamma II usado pelo “primo” Tucson oferecido no Brasil. É o mesmo motor usado no Kia Sportage vendido no Brasil. Motor 1.6 turbo que estará no novo Hyundai Creta Divulgação Presente em outros Hyundai no exterior, mas não no Creta indiano (empurrado por um 1.5 turbinado), o 1.6 turbo do novo Creta nacional deve ser produzido no país. Em outros modelos, chega a 180 cv com gasolina. Com etanol, a potência pode superar os 185 cv do Jeep Renegade, roubando dele o título de SUV compacto mais potente do Brasil. O câmbio será automático de dupla embreagem e sete marchas. Hyundai investiu R$ 500 milhões em fábrica de motores em Piracicaba (SP) Divulgação Vale lembrar que a Hyundai investiu R$ 500 milhões para construir uma fábrica de motores no interior paulista. É possível que novos aportes sejam feitos para trazer o 1.6 turbo ao país. Initial plugin text As versões de entrada do novo Creta nacional seguirão com o 1.0 turboflex Kappa de 120 cv. Quando o modelo reestilizado chegar, a Hyundai deve tirar de linha a versão Action, única a ainda oferecer o visual da primeira geração e o motor 1.6 aspirado de 130 cv. Novo posicionamento Interior do novo Hyundai Creta será mais sofisticado Divulgação Ao tornar a motorização 100% turbo, a Hyundai vai reposicionar o Creta. Autoesporte teve acesso a informações prévias sobre a faixa de preços do SUV renovado. A projeção é posicioná-lo entre R$ 130 mil e R$ 200 mil, fazendo com que o SUV concorra em melhores condições não apenas com o Honda HR-V Touring (R$ 195.800), como também com opções de entrada do Jeep Compass (a partir de R$ 184.990). Como é o novo Creta Se a versão brasileira chegar sem mudanças em relação à indiana, veremos por aqui uma dianteira mais “quadrada” do que aquela presente em regiões como Oriente Médio e Sudeste Asiático. Abdicará, assim, da frente estilo Tucson, com faróis que se confundem com a grade, em prol de um balanço inspirado no SUV grande Palisade, cujos traços são mais retos. Luzes diurnas de LED formam uma assinatura de duplo L no topo, integradas por um diodo que atravessa toda a borda superior da grade. Faróis seguem divididos, mas com outro arranjo Divulgação Mais abaixo, encravados no para-choque, ficam os faróis propriamente ditos, também de LED. Surpreendentemente, a marca sul-coreana não precisou mudar os cortes das chapas dos para-lamas, apesar de transformar o visual drasticamente. Tampouco alterou as estampagens das portas e colunas laterais. Para-brisa, vidros laterais e teto também são iguais. O mesmo se dá na traseira. Preservando o recorte na lataria, a Hyundai mudou radicalmente a parte inferior das lanternas — a seção que ficava ali foi deslocada para a tampa do porta-malas —, o que deixou o para-choque mais encorpado. Agora em arranjo horizontal e bipartidas, elas também são de LED e integradas não apenas por um filete luminoso mas também por uma régua preto brilhante. É uma mescla de HB20 com VW T-Cross. Dentro, um posicionamento mais premium pode ser observado em virtude do nível relativamente alto de sofisticação do painel e console central. As telas digitais do quadro de instrumentos e da central multimídia são unidas em um só nicho, como nos Mercedes-Benz. Já o console elevado traz comandos em tela digital tátil para o ar-condicionado, remetendo aos Land Rover. Hyundai manteve o recorte das lanternas, mas peças agora são mais horizontais Divulgação Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

Exclusivo: Hyundai Creta terá motor 1.6 turbo para brigar com Honda HR-V
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
SUV compacto vai abandonar motor 2.0 aspirado e pode ser o mais potente da categoria; lançamento será em 2025 Há duas semanas, a filial indiana da Hyundai mostrou um novo facelift para o Creta. O visual foge das polêmicas adotadas na versão vendida a >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.