F1 retorna a Madrid com novo circuito e legado de Lauda

A Fórmula 1 anuncia um novo circuito de rua em Madrid para o Grande Prêmio da Espanha de 2026, trazendo memórias da ligação de Niki Lauda com a cidade A Fórmula 1 estará retornando a Madrid para o Grande Prêmio da Espanha em 2026, desta vez com um circuito de rua, mas um circuito anterior na capital tem ligações com Niki Lauda. Desde que se juntou ao calendário do Campeonato Mundial em 1951, cinco pistas hospedaram o Grande Prêmio da Espanha, com um novo circuito de rua em Madrid programado para ser o sexto a partir de 2026. Situado ao redor do complexo de entretenimento IFEMA, espera-se que a corrida tenha um contrato de longo prazo até 2035, enquanto o atual anfitrião de Barcelona luta para salvar seu futuro no calendário. Stefano Domenicali, CEO da F1, sugeriu que a inclusão de Madrid não significa automaticamente a saída de Barcelona, mas discussões ocorrerão para encontrar uma solução para a perda do Grande Prêmio pela Catalunha, que hospedou a corrida todos os anos desde 1991. Até o final do contrato em 2025, a Catalunha terá sediado 35 Grandes Prêmios da Espanha, com Jarama em segundo lugar na lista com nove entre 1968 e 1981. Foi neste difícil circuito ao norte de Madrid que, em 1974, Niki Lauda, da Ferrari, conquistou a primeira de suas 25 vitórias em Grandes Prêmios. O circuito original de Jarama usado nas corridas de F1 era um desafiador percurso de 20 curvas e 3,25 km no sentido horário, localizado a cerca de 32 km ao norte de Madrid. Jarama sediou sua primeira corrida de F1 em 1967, mas este foi um evento não pertencente ao Campeonato Mundial, vencido por Jim Clark. Quando Jarama entrou para o calendário oficial no ano seguinte, Clark já havia falecido, e o GP da Espanha foi a primeira corrida após a morte do escocês, com Graham Hill vencendo pela equipe Lotus. Após vitórias de Hill, Jackie Stewart e Emerson Fittipaldi, em 1974, Lauda estava em seu primeiro ano na Ferrari, tendo chamado a atenção de Enzo Ferrari, dizendo-lhe exatamente o que pensava sobre o Cavallino Rampante. Saindo da pole, Lauda inicialmente teve dificuldades nas condições molhadas, com Ronnie Peterson liderando, mas conforme a pista secava, a Ferrari cronometrou perfeitamente a troca para pneus secos com uma rápida parada nos boxes de 35 segundos, permitindo que o austríaco assumisse a liderança. [caption id="attachment_401195" align="alignnone" width="2000"] Foto: XPB Images[/caption] Lauda venceu confortavelmente de seu companheiro de equipe Clay Regazzoni e do campeão daquele ano, Fittipaldi, enquanto o motor de Peterson morreu na volta 23. Jarama então continuou alternando com Montjuic em Barcelona no início dos anos 1970, mas este último foi descartado após a trágica corrida de 1975, onde fãs foram mortos após Rolf Stommelen ter se acidentado e caído na área dos espectadores. Em um momento marcante, este último GP da Espanha antes da mudança para Jarama viu Lella Lombardi se tornar a primeira, e até agora única, piloto feminina a marcar (meio) ponto, com a corrida sendo interrompida após apenas 29 das 75 voltas planejadas. Apesar do evento de 1980 ter sido realizado sob regras não-campeonato após um desacordo entre a FISA e os organizadores locais, ele retornou em 1981 pela última vez. Esta é a corrida elogiada como a melhor das seis vitórias de Gilles Villeneuve em Grandes Prêmios, e sua última. Sabendo que sua Ferrari não era boa o suficiente nas curvas, Villeneuve subiu do sexto lugar no grid para liderar na volta 14 de 80, onde usou a potência do V12 para apenas manter o pelotão atrás dele. Quatro pilotos ficaram presos atrás do canadense, com Jacques Lattife, John Watson, Carlos Reutemann e Elio de Angelis cruzando a linha a 1,24s da Ferrari. Após a corrida, o GP da Espanha ficou ausente até reaparecer em Jerez em 1986, antes de se mudar para Barcelona em 1991 - com aquela primeira corrida sendo mais lembrada pela batalha roda a roda na reta dos boxes entre Ayrton Senna e Nigel Mansell.

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