Goodyear E Zf Apresentam Um Sistema Que Evita A Aquaplanagem
Você está em Notícias Um dos principais inimigos de todo motorista é a aquaplanagem, essa delicada situação que acontece ao circular com os pneus sobre poças de água que podem provocar uma perda momentânea de aderência entre a roda e o asfalto, fazendo com que o carro perca a trajetória.Evitar isso é simples e pode ser feito de várias maneiras. Em primeiro lugar escolhendo os pneus adequados e depois conduzindo com muita precaução e aplicando técnicas de segurança que podem ser aprendidas em inúmeros cursos de condução segura. Mas quando tudo isso não é suficiente, o que acontece?Hoje em dia, a tecnologia pode ajudar nestas situações, graças aos modernos sistemas de controle de estabilidade e frenagem, que agora são eficazes e precisos. Sua última evolução nesse sentido é a nova plataforma de software escalável desenvolvida por Goodyear e ZF, que foi apresentada coincidindo com o CES 2024, celebrado em Las Vegas, nos EUA.Essa nova plataforma de software escalável desenvolvida pelas duas empresas da indústria de componentes e pneus integra duas tecnologias, de desenvolvimento próprio, de suas respectivas empresas.Trata-se dos Goodyear Sightline e ZF cubiX, a primeira integrada dentro da segunda, projetadas com o objetivo de poder transmitir dados adicionais dos pneus e da estrada aos sistemas de segurança de bordo, permitindo uma melhor experiência de condução com mais conforto, controle e eficiência.Concretamente, o SightLine da Goodyear é um software capaz de detectar com antecedência a aquaplanagem parcial, reduzindo o risco e oferecendo recomendações em tempo real sobre a velocidade ideal.Mas isso não é tudo, quando se detecta uma alta probabilidade do fenômeno de baixa aderência, o software cubiX enriquecido com dados inteligentes dos pneus é capaz de mover os atuadores do chassi (por exemplo, como os dos modernos sistemas de direção by wire) para aplicar medidas corretivas, estabilizando o carro.O sistema da Goodyear e ZF faz parte de uma gama de produtos desenvolvidos por diversas empresas de todo o mundo que muito em breve veremos nos automóveis, talvez em combinação com os mais modernos sistemas ADAS de nível 2 e 3, tudo isso em benefício da segurança viária, atualmente um verdadeiro problema para muitos países do mundo. Para saber mais, teremos que aguardar apenas os próximos meses.Durante a apresentação, Chris Helsel, Vice-presidente Sênior de Operações Globais e diretor de Tecnologia da Goodyear, comentou: “Os pneus são a única parte do veículo em contato com a estrada, e digitalizando essa conexão e dotando os atuadores de controle do veículo de informação inteligente, podemos ajudar a otimizar o desempenho e a segurança de um veículo”.“Esta colaboração com a ZF é uma excelente forma de demonstrar o quanto a inteligência relacionada com os pneus, as previsões confiáveis e as aplicações de softwares de elite podem fazer pela mobilidade”. Galeria de imagens
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