Dia Nacional do Fusca: VW dá certificado de clássico às unidades do acervo da marca

O Dia Nacional do Fusca é comemorado no dia 20 de janeiro, e a Volkswagen do Brasil celebra a história do seu mais tradicional modelo com uma homenagem às três unidades que fazem parte da Garagem VW. Os Fusca 1986, 1993 e 1996 agora possuem o recém-lançado Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen. A unidade mais antiga do acervo da marca alemã no Brasil é datada de 1986. Esse modelo está entre os últimos fabricados na primeira fase do Fusca, que foi de 1959 a 1986. Trata-se de um simpático Fusca na cor vermelho Fênix Metálico, equipado com motor 1.600 cm³ a álcool e transmissão de quatro marchas. A unidade tem número de chassi HP000001. O outro a receber o Certificado foi o Fusca 1993, o chamado Fusca Itamar. O exemplar que faz parte do acervo tem chassi número PP00001, é o primeiro produzido na segunda fase de manufatura, e o mesmo veículo apresentado a Itamar Franco na celebração do retorno da produção. Seu valor histórico é inestimável. Traz carroceria pintada na cor Prata Lunar e algumas particularidades, como lanternas traseiras “fumê”, que atualmente poderiam ser facilmente chamadas de lanternas com máscara negra. Do lado de dentro, os bancos são os mesmos das unidades Gol dá época, assim como seu volante. A unidade tem motor 1.600 cm³ a álcool e conta com tanquinho de gasolina. O hodômetro marca míseros 352 km percorridos. Por fim, o Fusca 1996 também ostenta sua certidão de nascimento. A unidade conversível com 479 km de história tem chassi número TP006623 e é pintada na cor Branco Geada. Com capota preta, o modelo traz o 1600 cm³ a gasolina, com motor injetado para o mercado mexicano. Foi convertido à conversível pela Sulam, tradicional transformadora de veículos, fundada em 1973.O Certificado VW O documento oficial, com número serial único e lançado em dezembro passado pela Volkswagen do Brasil, reconhece e exalta as características de produção de modelos clássicos fabricados em território nacional, e também fornece dados originais de produção, que podem ser úteis para preservar e restaurar os veículos da marca. A ‘Certidão de Nascimento’ é emitida através do VW Collection para veículos que tenham pelo menos 20 anos. A solicitação pode ser feita de maneira online no site oficial: www.vwcollection.com.br/institucional/certificado-classico-vw O valor arrecadado com as vendas do Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen suportará financeiramente a Garagem VW na preservação e no restauro dos veículos do acervo histórico. Atualmente, a VW mantém em excelente estado de conservação mais de 58 carros do grupo, entre as Garagem 1 e Garagem 2 da estrutura, que é a maior coleção coordenada por uma montadora no Brasil. Existem ainda 50 veículos armazenados e aguardando restauro, que serão adicionados futuramente à exposição. A história do Volkswagen Fusca1996 - O Fusca deixa de ser produzido no Brasil. Entra para a história como o modelo mais icônico da indústria automotiva.23/08/93 - Início da produção seriada do Fusca 9404/02/93 - Assinatura do Protocolo de Intenções entre o Governo Federal e a Autolatina.07/12/86 - Interrompida a produção do Fusca. Neste ano, foram comercializadas 34 mil unidades, totalizando mais de três milhões no período compreendido entre 1959 e 1986. É o carro mais vendido do Brasil.1985 - Uma série especial do Fusca passou a ser comercializada, para comemorar o lançamento da linha 85. Era um modelo produzido exclusivamente na cor verde cristalino metálica, com motor 1600 a álcool, de dupla carburação. Na versão normal o acabamento interno ficou mais luxuoso, com os assentos utilizando espuma de poliuretano moldada a frio, de conformação mais anatômica. As laterais das portas passaram a ser forradas com tecido de alta qualidade.1984 - Desaparece o motor 1300 e surge um novo 1600, com pistões, cilindros e cabeçotes redesenhados, válvulas de escapamento maiores e novas câmaras de combustão que melhoram a queima da mistura ar/combustível. Novos freios a disco dianteiros e barra estabilizadora traseira.1983 - A linha de sedãs VW fica restrita aos modelos com motor 1300 que passam a se chamar, oficialmente, Fusca e incorporam uma caixa de câmbio do tipo "Life-Time", que dispensa a troca periódica de óleo lubrificante. Aquecimento interno, painel forrado, filtro de ar em banho de óleo e ignição eletrônica para os Fuscas com motor a álcool são alguns opcionais oferecidos. De série, os Fuscas com motor a álcool tem carburadores e bomba de combustível com nova proteção anticorrosiva (bicromatizada verde-oliva), novo filtro de álcool (com elemento de papel e carcaça plástica), e válvulas termo-pneumáticas localizadas na entrada dos filtros de ar, para controlar a temperatura do ar aspirado e otimizar a queima da mistura ar/combustível.1979 - Volante de direção em polipropileno texturizado para proporcionar melhor empunhadura, novo espelho retrovisor externo, de formato retangular. Lanternas grandes e arredondadas e pára-lamas trase

Dia Nacional do Fusca: VW dá certificado de clássico às unidades do acervo da marca
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O Dia Nacional do Fusca é comemorado no dia 20 de janeiro, e a Volkswagen do Brasil celebra a história do seu mais tradicional modelo com uma homenagem às três unidades que fazem parte da Garagem VW. Os Fusca 1986, 1993 e 1996 agora possuem o rec >>>

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