Teste: Toyota Corolla GR-S 2024 tem marra de esportivo, mas perde potência

Sedã atualizado recebe novos equipamentos, mas quase não muda; veja as impressões O Toyota Corolla foi o terceiro sedã mais vendido do Brasil em 2023, atrás de carros muito mais baratos, como Onix Plus e Cronos. Sem a concorrência direta do Civic pela primeira vez em muitos anos, a marca japonesa emplacou quase 43 mil unidades no modelo médio. Saiba-mais taboola Este sucesso se deve, entre vários outros pontos, ao catálogo bem distribuído. Há versões voltadas ao conforto, luxo, consumo de combustível e até um modelo de apelo esportivo: o Toyota Corolla GR-S. Não o confunda com o GR Corolla, um hatch importado do Japão que custa dolorosos R$ 416.990. O sedã é produzido em Indaiatuba (SP), e custa R$ 181.590. De igual entre eles, segundo a marca, há no máximo alguns parafusos. Sigla GR-S aparece na parte inferior da tampa do porta-malas Murilo Góes O Corolla nunca teve um apelo esportivo. Isso sempre ficou por conta do Civic e do Jetta. A nova versão GR-S não foge disso e fica só com a marra, mas entrega um item que sempre foi um pedido insistente dos clientes menos recatados: o teto-solar. As rodas de 18 polegadas estreiam novo design, mas em todo o resto o sedã continua igual. O exterior é marcado por vários apliques na tonalidade preto brilhante e um visual mais agressivo que as demais versões. Na traseira, há um pequeno spoiler que chama bastante atenção. Interior do Toyota Corolla é bem montado e traz materiais de qualidade Divulgação No geral, o visual do Corolla GR-S é harmonioso e agradável. A marca japonesa optou por não forçar a barra com um estilo muito esportivo que pudesse ficar exagerado. Aqui, temos um sedã de apelo mais jovial e atlético, e nada mais. Por dentro, o Corolla GR-S estreia a central multimídia atualizada (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio) e painel de instrumentos digital. Tanto a qualidade das telas quanto os layouts passam longe de impressionar. No geral, as marcas japonesas continuam aquém das ocidentais quando o assunto é conectividade. Por sorte, o pareamento sem fio funciona bem e o carregador por indução não chegou a fritar o meu celular. Initial plugin text Costuras vermelhas no painel e bancos e uma plaquinha da Gazoo Racing no console são a pitada de pimenta para incrementar o interior. O Corolla é um dos carros nacionais mais bem montados atualmente. Seu acabamento emborrachado se faz presente no painel e nas quatro portas, além das várias inserções de couro por toda parte. Painel digital é configurável Divulgação Há espaço para quatro adultos viajarem sem maiores apertos, mesmo no banco traseiro. Tanto a cabeça quanto os joelhos dos passageiros ficam bem acomodados. O porta-malas tem capacidade para 470 litros. Como anda? Toyota Corolla GR-S teve um pequeno decréscimo de 2 cv de potência indo para 175 cv Murilo Góes O motor 2.0 aspirado teve um pequeno decréscimo de 2 cv de potência, quase imperceptível, que resultou em 175 cv. O torque continua praticamente o mesmo, desenvolvendo 21,4 kgfm. Já o câmbio CVT de 10 marchas não teve alterações. Dirigibilidade continua sendo um ponto forte. O Corolla responde bem aos comandos do motorista, ainda que o torque cheio apareça apenas em 4.400 rpm. Há disposição suficiente para encarar subidas e ultrapassagens sem maiores sufocos. A Toyota divulga que o Corolla pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos (mantendo os números da versão 2023) e tem velocidade máxima de 205 km/h. A redução da potência permitiu que o Corolla 2024 ficasse ainda mais econômico. Segundo o Inmetro, o sedã pode marcar 8,6 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol (antes eram 8,3 km/l e 9,8 km/l, respectivamente). Com gasolina, os números saltam para 12,3 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada (antes eram 11,9 km/l e 14,2 km/l). Toyota Corolla GR-S acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos Murilo Góes Vale lembrar que o motor 2.0 funciona em ciclo Atkinson, em que a fase de abertura da válvula de admissão dura mais tempo e permite que o fluxo de ar seja revertido diretamente para o coletor. Para reverter uma possível perda de força, a Toyota utiliza um sistema de injeção direta e indireta, combinadas. Outra sacada está na transmissão CVT, que tem uma primeira marcha dotada de engrenagens para melhorar o seu desempenho ao sair da inércia. Um ponto delicado, e que exige bastante atenção, é o ângulo de ataque. Por causa do para-choque mais encorpado, o Corolla GR-S raspa com certa frequência em valetas, lombadas e saídas de garagem. Nada que um pouco de precaução não resolva… O acerto de suspensão é excelente, tanto para o uso urbano quanto rodoviário, mas o Corolla ainda sofrerá nas ruas mais esburacadas. Sua direção é leve e favorece a manobrabilidade em vagas apertadas. Vale a pena? O Corolla GR-S 2.0 custa R$ 181.590, valor que o coloca no mesmo patamar de outras versões do sedã. O modelo Altis, por exemplo, custa R$ 182.990 com o mesmo motor 2.0. Agora, se o plano é adquirir uma versão híbrida, o Corolla Altis com motor 1.

Teste: Toyota Corolla GR-S 2024 tem marra de esportivo, mas perde potência
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