Teste: Volkswagen Polo GTS 2024 usa truque para ser ainda mais potente

Único hatch compacto esportivo do Brasil parte de R$ 151.490 e tem receita ideal para continuar vendendo bem Versatilidade é a melhor característica que algo (ou alguém) pode ter. A roupa de qualidade serve para os dias frescos, mas protege contra o vento gelado. O lateral habilidoso dá suporte ao ataque, mas volta para defender quando precisa. Do mesmo modo, o Volkswagen Polo GTS se mostra um carro ideal para o dia a dia, mas funciona bem como um “toy car” para quem busca doses de diversão ao volante. Essas duas qualidades nem sempre andam juntas. Saiba-mais taboola O Polo GTS com novo visual parte de R$ 151.490. Desde que o Sandero R.S. deixou de ser produzido em 2022, o Volkswagen tornou-se o único hatch compacto esportivo à venda no país. E se você procura um carro bacana e estiloso para andar na cidade por este valor, pode considerá-lo em sua lista de desejos. Rodas de 18 polegadas do Volkswagen Polo GTS são itens de série Cauê Lira/Autoesporte Talvez o Polo GTS seja um dos carros mais bonitos da Volkswagen atualmente. Os novos faróis matriciais IQ.Light chamam bastante atenção, ainda mais durante a noite, e não ofuscam os motoristas no sentido contrário. O visual composto pelo filete de LED que corta a grade e o friso vermelho frontal caiu bem. Na traseira há um pequeno spoiler na parte superior e ponteira dupla de escape. Os grafismos das lanternas são bem diferentes em comparação com as versões Comfortline e Highline. Vale destacar também o design das rodas de 18 polegadas (agora são de série) e os vários emblemas GTS colados na carroceria. Interior é feito de plástico, mas é bem montado Cauê Lira/Autoesporte Ao abrir a porta, outras insígnias GTS surgem na soleira, tapetes e bancos. Há um ou outro detalhe vermelho no painel para trazer ares de esportividade, mas, no geral, este Polo é bem semelhante ao Highline. A novidade da versão 2024 fica por conta do ar-condicionado Climatronic Touch e do carregador de celular por indução. Ainda que o estilo do ar-condicionado seja minimalista, o Climatronic Touch é um pouco impreciso. No lugar de botões giratórios e cliques, a Volkswagen instalou um pequeno painel sensível ao toque para o ajuste da intensidade. O motorista terá de olhar para o instrumento toda vez que quiser fazer alguma mudança de temperatura, e ainda correrá o risco de apertar outro botão por acidente. Central multimídia VW Play funciona bem e tem espalhamento de smartphone sem fio Cauê Lira/Autoesporte O painel de instrumentos digital mantém o estilo e a boa funcionalidade. Já a central multimídia VW Play, de 10 polegadas, é uma das melhores do mercado pelo uso intuitivo e descomplicado. Não espere acabamento elaborado, pois o Polo é feito majoritariamente de plástico. Os materiais são de qualidade, mas ainda transmitem uma impressão simples. Initial plugin text Anda bem? O “tchan” do esportivo está na dirigibilidade. Lembro de quando fui ao Autódromo da Capuava para dirigir seu protótipo, ainda em 2019, ao lado do ex-chefe de engenharia José Loureiro. Ele explicou que a intenção era oferecer um carro de comportamento mais recatado, mas que ainda pudesse proporcionar prazer. Isso ficou claro após algumas voltas na sinuosa pista, que exigiu muito do estômago do engenheiro aposentado no banco do passageiro. Neste sentido, o antigo Sandero R.S. era muito mais “raiz” que o Polo GTS. Porém, do Renault, lembro apenas da aspereza e da suspensão rígida. Em outras palavras, era quase um carro de track-day, muito difícil de ser manuseado nas vias públicas. Volkswagen Polo GTS tem motor 1.4 turbo que estreou no Golf em 2013 Cauê Lira/Autoesporte Já o Polo GTS tem a proposta de ser um carro de uso diário. Seu motor 1.4 turbo desenvolve bons 150 cv de potência a 4.500 rpm e 25,5 kgfm de torque a 1.500 rpm, suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos. O câmbio automático tem seis marchas e traz aletas para trocas atrás do volante. O hatch está longe de grudar as costas no assento. Tampouco traz um acerto de suspensão rígido para arrancar as obturações do motorista. O GTS é um carro comedido, que passa tranquilamente por lombadas e evita solavancos bruscos ao trocar de marcha. Tanto o ângulo de ataque quanto o vão livre do solo são adequados para rodar no meio urbano. Caso o Polo GTS seja mais recatado do que você gostaria, é possível customizá-lo em uma oficina da Oettinger sem perder a garantia de fábrica. Com ajustes na central de gerenciamento eletrônico, os números do hatch podem saltar para 200 cv e 37,7 kgfm. A preparação da Oettinger custa R$ 16.990, tem dois anos de garantia e vem com um certificado da matriz alemã. Volkswagen Polo GTS - Ficha técnica Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

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