Por que as caminhonetes dominam vendas de veículos nos EUA há décadas?

Em 2023, os três modelos mais vendidos no país foram picapes; entenda de onde vem o fetiche americano por veículos com caçamba Tão certo como o asfalto de sua rua será recapeado a dois meses das eleições municipais é saber que a Ford Série F será o veículo mais vendido nos Estados Unidos no fechamento de cada ano. Em 2023, a família de picapes – que, no Brasil, é representada pela F-150, atual vencedora do Carro do Ano da Autoesporte na categoria Picape Premium – alcançou o feito pelo 42º ano consecutivo, com mais de 750 mil unidades vendidas, contra 544 mil de sua principal rival, a Chevrolet Silverado. Com vendas totais se aproximando dos 43 milhões de unidades, a Série F também se consagra como a picape mais vendida no mundo em todos os tempos – neste ranking exclusivo, o Toyota Corolla continua soberano no geral, com mais de 50 milhões de modelos comercializados. Saiba-mais taboola As vendas oscilam conforme a situação econômica, mas o fenômeno Série F, que completou 75 anos em 2022, atravessa os períodos de tormenta sem ser ameaçado. O mesmo vale para concorrentes como Chevrolet Silverado e Ram, segunda e terceira colocadas no ranking de emplacamentos dos EUA. No ano passado, entre os dez veículos mais vendidos nos EUA, quatro tinham caçamba. A outra representante na lista é a GMC Sierra, derivada da Silverado. Tudo bem que já há cinco SUVs no ranking, mas nenhum chega perto do volumes de vendas das picapes. Fidelidade sem paixão Americanos amam Barbie, Taylor Swift e picapes, a julgar pelas cifras que essas três entidades geram. Em 2023, o mercado global de picapes movimentou US$ 110 bilhões e só os Estados Unidos responderam por US$ 74 bilhões dessa receita. 16,2% da frota de veículos daquele país são formados por picapes – em números absolutos, só a Tailândia, de onde chega boa parte dos modelos que você dirige no Brasil, supera este percentual, com 45,7% a favor das picapes. No período de 42 anos, entre 1980 e 2022, havia perto de 11 milhões de picapes em circulação nas estradas americanas – número consistente, se for levado em consideração que a idade média deste tipo de veículo é de 12,2 anos. Apenas 15% dos compradores usam a picape para o trabalho, como constatou a pesquisa da consultoria Strategic Vision no ano passado. Chevrolet Silverado chegou no fial do ano passado ao Brasil Divulgação Um dos apelos desses veículos é a capacidade de reboque, mas, demonstra a pesquisa, 75% dos donos nem sabem como engatar uma carreta na picape. É um veículo subutilizado: 70% dos proprietários rodam só no asfalto e 35% transportam algo na caçamba apenas uma vez por ano ou nem isso. É como investir em um supercomputador apenas para jogar tetris. Anualmente, a Strategic Vision consulta donos de carros novos para sua pesquisa “Veículos mais Amados”. Depois de ouvir 250 mil pessoas em 2021, concluiu que a conexão emocional dos donos de picapes com seus veículos é menor em relação a outras categorias. Em outras palavras, há mais afeição entre seu dono e um Honda Civic do que entre ele e uma Ford Ranger (a atual vencedora do prêmio Carro do ano na categoria Picape do Ano. Apesar disso, observa o consultor Alexander Edwards, 80% dos americanos trocam suas picapes por outras. “Nenhuma categoria de veículos tem essa taxa de fidelidade”, afirma Wyoming, estado do centro-oeste americano com 580 mil habitantes, possui a maior densidade de picapes: 40% da frota ou 266 mil veículos. As razões para tanto são óbvias: as principais atividades econômicas giram em torno da mineração e da pecuária. O programa predileto dos moradores são os rodeios, o terreno é acidentado e, durante pelo menos três meses do ano, as vias ficam cobertos por densas camadas de neve, intransponíveis para um Toyota Prius. O lema de Wyoming é “O Estado do Cowboy”. Os americanos são entusiastas de picapes full size Divulgação Country na caçamba Li várias teorias a respeito da preferência dos americanos pelas picapes. As mais óbvias discorrem sobre a praticidade de um veículo que conta com as comodidades e o conforto de um carro de luxo, não escolhe caminhos, pode rebocar uma montanha e leva com segurança até cinco adultos e mais a mudança de uma família ou, o que é mais comum, uma sacola de supermercado. E, vamos ressaltar, um veículo que encontra naquele país condições favoráveis para demonstrar todos esses atributos: estradas largas e planas, centros de compras horizontais com vagas de estacionamento onde caberia um micro-ônibus. Se você já tentou fazer sua Ram caber na vaga de um shopping center de qualquer cidade brasileira, entende o que estou falando. Outras teorias evocam o nacionalismo e o apego às tradições daquele povo. “Não se faz música country a bordo de um Toyota Camry”, resume Tim Esterdahl, editor do canal Pickup Truck + SUV Talk. As picapes, como se verá, tiveram papel importante no desenvolvimento de um país que dependia da tração animal para escoar a produção agrícola no início do século passado. Esta contribuição é reconhe

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