F1: Diretor da Mercedes critica efeito solo nos carros atuais

James Allison, diretor técnico da Mercedes, não está de braços cruzados com os atuais regulamentos da Fórmula 1 que trouxeram de volta o efeito solo em 2022. Para ele, o foco excessivo em carros extremamente baixos para maximizar o downforce não é benéfico para a categoria. Desde 2022, a F1 abraçou novamente o conceito de efeito solo, onde o assoalho do carro gera até 60% da pressão aerodinâmica. Para extrair o máximo desse recurso, as equipes precisam operar com suspensões super rígidas e carros quase raspando no asfalto. Essa necessidade de andar tão baixo restringe as opções de acerto e gera reclamações sobre uma janela de operação muito estreita. "Vocês da imprensa falavam tanto de carros 'high-rake' e 'low-rake' como se fosse a vida ou a morte", ironizou Allison em entrevista ao Autosport. "Um carro high-rake tinha uns 140mm de altura atrás, o low-rake uns 120mm. Hoje, todos estão perto dos 60mm. É quase no chão!" O engenheiro britânico de 55 anos sugere que o regulamento limitou a criatividade na busca de performance: "Claro, você poderia ter um carro mais especializado para pistas simples", disse ele. "Mas em circuitos como Austin, com trechos rápidos, lentos e tudo misturado, a rigidez do conjunto pune o carro nas áreas onde ele precisa ser mais versátil." Allison deixa claro que não é fã dos regulamentos atuais, e acredita que nem mesmo Max Verstappen e a Red Bull, o time dominante nas últimas temporadas, gostam muito do atual regulamento. "Sei que falo disso demais, mas sinceramente, não acho isso legal. Carros saindo da garagem com milímetros de distância do chão? Não é assim que o jogo deve ser." Mesmo com as vitórias e o título para Red Bull, Allison acredita que o futuro da F1 com carros 'colados' no asfalto é incerto: "Duvido que Max, que está batendo recordes de vantagem na categoria, vá dizer que esses carros são maravilhosos. As coisas eram melhores um tempo atrás", finalizou Allison.

F1: Diretor da Mercedes critica efeito solo nos carros atuais
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James Allison, diretor técnico da Mercedes, não está de braços cruzados com os atuais regulamentos da Fórmula 1 que trouxeram de volta o efeito solo em 2022. Para ele, o foco excessivo em carros extremamente baixos para maximizar o downforce não é benéfic >>>

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