Chevrolet Corsa foi lançado há 30 anos no Brasil; relembre sua história

Corsa foi pioneiro com tecnologias na época do seu lançamento, teve um recall histórico e ficou quase duas décadas à venda Neste 10 de janeiro de 2024 completam-se exatos 30 anos do lançamento do Chevrolet Corsa no Brasil. Com a difícil missão de suceder o icônico Chevette, o hatch compacto marcou época. Fez sucesso nas vendas, teve versões marcantes e foi eleito duas vezes o Carro do Ano da Autoesporte. Hoje, vamos relembrar a trajetória do Corsa, que foi vendido por mais de duas décadas no país. 10 de janeiro de 1994 O ano de 1994 é memorável: a seleção conquistou o tetracampeonato mundial da Copa do Mundo, Ayrton Senna morreu e importantes movimentações políticas e econômicas impactaram o país, como a criação do Plano Real. Nada disso havia acontecido no dia 10 de janeiro, quando o Chevrolet Corsa foi lançado por aqui. Tratava-se da 2ª geração do Opel Corsa alemão, lançado ano antes na Europa, em 1993. A primeira geração é de 1983. Fabricado em São Caetano do Sul (SP), como já mencionado, o Corsa tinha a missão de substituir o Chevette, fenômeno de vendas que ficou no mercado de 1973 até 1994. Inicialmente, o modelo só era vendido na versão Wind com motor 1.0 a gasolina de 50 cv e câmbio manual de cinco marchas. A carroceria era apenas a hatchback de três portas. Saiba-mais taboola Na edição de 1994 da revista Autoesporte, Chevrolet Corsa Wind e Fiat Uno Mille ELX se enfrentaram no que era, na época, um dos comparativos mais aguardados do Brasil. Os carros custavam o equivalente a cerca de R$ 7 mil. Para contextualizar o cenário econômico, o salário mínimo da época era R$ 70,00. Por ser baseado no projeto europeu, o Corsa trouxe novidades importantes em tecnologia, conforto e visual, que fugia bastante das linha quadradas dos concorrentes da época, como o próprio Uno. Entre as inovações, a mais importante era: sistema de injeção eletrônica. A média de consumo também era boa para época: 12,5 km/l e 14,9 km/l, em cidade e estrada, respectivamente. Comparativo entre Fiat Uno x Chevrolet Corsa em 1994 Ricardo Novelli/Autoesporte/Acervo MIAU O Corsa também tinha cintos dianteiros com ajustes de altura, luzes automáticas, que se acendiam quando qualquer porta era aberta, e sistema de recirculação de ar interna. O modelo pode ser considerado o carro de entrada mais moderno do Brasil naquele tempo. Initial plugin text Em relação ao tamanho, o Corsa tinha 3,64 metros de comprimento, entre-eixos de 2,44 m e 260 litros de capacidade no porta-malas. Para se ter uma noção, um Fiat Mobi, que hoje é o menor carro de entrada do Brasil, tem 3,57 m de comprimento, 2,30 m de entre-eixos e porta-malas com 200 litros de capacidade. Chevrolet Corsa Wind foi a primeira versão do modelo Divulgação Meses após o lançamento, a Chevrolet apresentou a versão GL, com motor 1.4 de 60 cv e, durante o Salão do Automóvel de 1994, lançou a edição esportiva GSi, que além de ter motor 1.6 16V de 108 cv e ser importado da Hungria, também tinha sistema de freios ABS. O modelo era uma resposta da Chevrolet pra o Volkswagen Gol GTi e o Fiat Uno Turbo — lançado naquele mesmo ano. O Corsa se multiplica Um ano após o lançamento, em 1995, a versão GL tem uma nova opção com quatro portas e outras carrocerias são apresentadas. Primeiro chega a picape do Corsa, com motorização 1.6, e no final do ano chega o Corsa sedã, com o mesmo propulsor. A versão perua, Corsa Wagon, veio somente em 1997. Vencedor do Carro do Carro O grande feito do Corsa na década de 1999 foi em 1995 e 1996, ao vencer o Carro da Ano por duas vezes seguidas. Para ver a lista completa de campeões, que tem o BYD Dolphin como atual campeão, clique aqui. Corsa Piquet e Corsa Copa do Mundo Chevrolet Corsa Copa do Mundo de 1998 Divulgação Em 1997, além do lançamento da perua, a Chevrolet decidiu homenagear o primeiro tricampeão mundial brasileiro da Fórmula 1, Nelson Piquet. A versão batizada de Corsa Piquet tinha motor 1.0 de 50 cv, pintura amarela, e somente 120 unidades foram produzidas. E depois, em 1998, lançou o Corsa Champ 98, para homenagear a seleção brasileira que buscava o pentacampeonato da Copa do Mundo na França — que só veio em 2002 no mundial da Coréia do Sul e Japão. Disponível nas versões de duas e quatro portas, e também para a picape, o modelo tinha pintura verde escuro e motor 1.0 no hatch e 1.6 na opção com caçamba. Megarecall Comparativo Fiat Uno x Chevrolet Corsa Ricardo Novelli/Autoesporte/Acervo MIAU Em 1999, a Chevrolet fez algumas alterações visuais e lançou o motor 1.0 16V de 68 cv para carrocerias hatch, sedã e perua. Naquela final de década o Corsa já tinha virado um sucesso de vendas em todas as carrocerias, principalmente hatch e sedã. Mas ai veio o que muitos chamaram na época de o "bug do milênio". Em 2000, o Corsa passou por um dos maiores recalls da história, com 1,3 milhão carros convocados (que incluía hatches, sedans, picapes e peruas), sendo pouco mais de 1 milhão de unidades no Brasil e 264 mil carros da linha Corsa exportados

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