Brasil fecha 2023 com mais de 4,6 mil quilômetros de rodovias federais duplicadas, pavimentadas e recuperadas

Investimentos na malha rodoviária é mais que necessária. Imagem: Ilustrativa gerada por IA do Bing  Nova gestão do Ministério dos Transportes tem como desafios incrementar investimentos públicos, aprimorar regras para transferência de ativos, desenvolver transporte sobre trilhos e reforçar segurança viária  Com a tarefa de abrir caminhos para a infraestrutura de transportes do Brasil avançar, o Ministério dos Transportes recuperou, pavimentou e duplicou cerca de 4,6 mil quilômetros de rodovias federais em 2023. É o equivalente a percorrer em linha reta a distância que separa Monte Camburaí (RR) e Arroio Chuí (RS), os dois pontos extremos norte-sul do Brasil. Um esforço que somará, até o fim de 2023, investimentos na ordem dos R$ 14,5 bilhões.  O número é mais que o dobro do registrado em 2022 pela gestão passada, quando os investimentos públicos em rodovias e ferrovias chegaram ao menor valor em décadas. Como consequência da Emenda Constitucional 126/2022, conhecida como “PEC da Transição”, e do Novo PAC, mais de 1,1 mil contratos em rodovias foram retomados, melhorando a qualidade das estradas e, ao mesmo tempo, levando desenvolvimento, renda e emprego às cinco regiões do país.  São oportunidades de trabalho como a conquistada pelo rasteleiro Wilson Nascimento da Silva, 30 anos. Habitante de Morada Nova, em Marabá (PA), ele atua hoje na recuperação da BR-155/PA, especificamente cuidando do acabamento asfáltico. A rodovia federal liga as cidades paraenses de Redenção e Marabá e agora significa a possibilidade de um futuro melhor para a comunidade e a família de Wilson, que passou cinco anos sem emprego formal.  “Para mim é muito gratificante poder participar da obra porque temos [no canteiro] os pais de família, que precisam levar o pão de cada dia para casa, e as pessoas que transitam aqui na BR-155. (...) Antes, a rodovia estava muito estragada. Era muito trânsito, muito acidente, estava quebrando muito para-brisa dos caminhoneiros, dos carros pequenos. Eles reclamavam muito. Do jeito que estava não dava. Vamos recuperar o trânsito e a segurança de todos nós", afirmou. Quais as principais obras em rodovias federais? BR-222/CE Travessia de Tianguá; BR-343/PI Viaduto do Mercado do Peixe; BR-060/GO Anel Viário de Jataí; BR-101/ES Contorno de Mestre Álvaro.  “Fizemos muito em 2023, em comparação ao que a gestão anterior entregou. Estamos abrindo caminhos para o Brasil avançar. Mas a população brasileira merece muito mais. É por orientação do presidente Lula que vamos avançar ainda mais no próximo ano, gerando emprego e renda e permitindo que todas as regiões se desenvolvam, com segurança e sustentabilidade”, ressaltou o ministro dos Transportes, Renan Filho. Parceria privada  Do total de 4,6 mil quilômetros recuperados, pavimentados e duplicados em 2023, metade foi levada adiante com investimento público. Realizado diretamente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), só o volume tocado com verba pública já é maior do que o entregue pela gestão passada, somando orçamento da União e investimentos privados.  Porém, o governo do presidente Lula quer avançar. E, para isso ocorrer, não é possível depender apenas do orçamento público. Uma série de medidas para resgatar o interesse e aproximar investidores privados do setor de transportes foram adotadas ao longo do primeiro ano de gestão. Trata-se de parceria fundamental para retomar projetos significativos e construir uma agenda sólida para desenvolver a infraestrutura de transportes do país.  “Conversamos com todos os setores, tivemos mais de 50 reuniões bilaterais desde o início do ano com investidores, operadores de infraestrutura, representantes do mercado. Conseguimos corrigir distorções no modelo anterior de concessões e vamos avançar nos leilões previstos para 2024 e 2025”, declarou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro. Destaques do novo modelo de concessões Qualificação regulatória para os projetos; Mais segurança jurídica; Lançamento da nova política de outorgas; Inclusão inédita de concessões no Novo PAC; Rodadas de negócios com operadores e investidores; Diálogo e escuta ativa com o mercado.  Grande passo na relação entre os setores, a nova política de concessões rodoviárias permitiu levar a leilão, pela modalidade de menor tarifa, dois lotes de rodovias no Paraná e assegurar R$ 30,4 bilhões para a modernização dos 19 trechos de estradas que compõem os sistemas rodoviários. O valor é a soma das obras novas e serviços operacionais a serem executados pelos vencedores dos certames ao longo dos próximos 30 anos de contrato. Os processos foram marcados pelo ineditismo de conceder vias est

Brasil fecha 2023 com mais de 4,6 mil quilômetros de rodovias federais duplicadas, pavimentadas e recuperadas
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