Brasil fecha 2023 com mais de 4,6 mil quilômetros de rodovias federais duplicadas, pavimentadas e recuperadas
Investimentos na malha rodoviária é mais que necessária. Imagem: Ilustrativa gerada por IA do Bing Nova gestão do Ministério dos Transportes tem como desafios incrementar investimentos públicos, aprimorar regras para transferência de ativos, desenvolver transporte sobre trilhos e reforçar segurança viária Com a tarefa de abrir caminhos para a infraestrutura de transportes do Brasil avançar, o Ministério dos Transportes recuperou, pavimentou e duplicou cerca de 4,6 mil quilômetros de rodovias federais em 2023. É o equivalente a percorrer em linha reta a distância que separa Monte Camburaí (RR) e Arroio Chuí (RS), os dois pontos extremos norte-sul do Brasil. Um esforço que somará, até o fim de 2023, investimentos na ordem dos R$ 14,5 bilhões. O número é mais que o dobro do registrado em 2022 pela gestão passada, quando os investimentos públicos em rodovias e ferrovias chegaram ao menor valor em décadas. Como consequência da Emenda Constitucional 126/2022, conhecida como “PEC da Transição”, e do Novo PAC, mais de 1,1 mil contratos em rodovias foram retomados, melhorando a qualidade das estradas e, ao mesmo tempo, levando desenvolvimento, renda e emprego às cinco regiões do país. São oportunidades de trabalho como a conquistada pelo rasteleiro Wilson Nascimento da Silva, 30 anos. Habitante de Morada Nova, em Marabá (PA), ele atua hoje na recuperação da BR-155/PA, especificamente cuidando do acabamento asfáltico. A rodovia federal liga as cidades paraenses de Redenção e Marabá e agora significa a possibilidade de um futuro melhor para a comunidade e a família de Wilson, que passou cinco anos sem emprego formal. “Para mim é muito gratificante poder participar da obra porque temos [no canteiro] os pais de família, que precisam levar o pão de cada dia para casa, e as pessoas que transitam aqui na BR-155. (...) Antes, a rodovia estava muito estragada. Era muito trânsito, muito acidente, estava quebrando muito para-brisa dos caminhoneiros, dos carros pequenos. Eles reclamavam muito. Do jeito que estava não dava. Vamos recuperar o trânsito e a segurança de todos nós", afirmou. Quais as principais obras em rodovias federais? BR-222/CE Travessia de Tianguá; BR-343/PI Viaduto do Mercado do Peixe; BR-060/GO Anel Viário de Jataí; BR-101/ES Contorno de Mestre Álvaro. “Fizemos muito em 2023, em comparação ao que a gestão anterior entregou. Estamos abrindo caminhos para o Brasil avançar. Mas a população brasileira merece muito mais. É por orientação do presidente Lula que vamos avançar ainda mais no próximo ano, gerando emprego e renda e permitindo que todas as regiões se desenvolvam, com segurança e sustentabilidade”, ressaltou o ministro dos Transportes, Renan Filho. Parceria privada Do total de 4,6 mil quilômetros recuperados, pavimentados e duplicados em 2023, metade foi levada adiante com investimento público. Realizado diretamente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), só o volume tocado com verba pública já é maior do que o entregue pela gestão passada, somando orçamento da União e investimentos privados. Porém, o governo do presidente Lula quer avançar. E, para isso ocorrer, não é possível depender apenas do orçamento público. Uma série de medidas para resgatar o interesse e aproximar investidores privados do setor de transportes foram adotadas ao longo do primeiro ano de gestão. Trata-se de parceria fundamental para retomar projetos significativos e construir uma agenda sólida para desenvolver a infraestrutura de transportes do país. “Conversamos com todos os setores, tivemos mais de 50 reuniões bilaterais desde o início do ano com investidores, operadores de infraestrutura, representantes do mercado. Conseguimos corrigir distorções no modelo anterior de concessões e vamos avançar nos leilões previstos para 2024 e 2025”, declarou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro. Destaques do novo modelo de concessões Qualificação regulatória para os projetos; Mais segurança jurídica; Lançamento da nova política de outorgas; Inclusão inédita de concessões no Novo PAC; Rodadas de negócios com operadores e investidores; Diálogo e escuta ativa com o mercado. Grande passo na relação entre os setores, a nova política de concessões rodoviárias permitiu levar a leilão, pela modalidade de menor tarifa, dois lotes de rodovias no Paraná e assegurar R$ 30,4 bilhões para a modernização dos 19 trechos de estradas que compõem os sistemas rodoviários. O valor é a soma das obras novas e serviços operacionais a serem executados pelos vencedores dos certames ao longo dos próximos 30 anos de contrato. Os processos foram marcados pelo ineditismo de conceder vias est
![Brasil fecha 2023 com mais de 4,6 mil quilômetros de rodovias federais duplicadas, pavimentadas e recuperadas](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpMQ1kfKVAMiLrbW0Huc9gHtWHPt4uTIqXyQ6JRXaTHkXX1VC_iXnT0MQH-anm2jqD2a2kPH3O3LZsi0rXjUIZTuo3pyTPCzyMLpjFUE9mYzSQLaYtJ5tO46udcJhfEwjhOVyTnxCDEsM_og5cGEDJ6rH_EAxvWSmkbtPwx1anKNnl1agzQIvOuIEevBE/w1600/Rodovia_recuperada.webp)
Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.