Nsu Rennfox Dolphin E Rennmax Blue Whale: As Motocicletas Aerodinâmicas Batedoras De Recordes Da Nsu

Você está em Notícias As NSU Rennfox Dolphin e Rennmax Blue Whale são duas motocicletas especialmente otimizadas para conseguir o melhor desempenho aerodinâmico, que tiveram inúmeras vitórias de prestígio na década de 1950. A empresa NSU, com sede em Neckarsulm, realizou suas primeiras pesquisas sobre aerodinâmica no túnel de vento a as aplicou em competição e em corridas de recorde. No âmbito do 150º aniversário da NSU, a Audi Tradition apresenta alguns destes veículos especiais.Aerodinâmica na NSUNo final dos anos 60, o NSU Ro 80 tornou-se famoso por sua forma futurista e aerodinâmica, com uma carroceria em cunha que oferecia um coeficiente de resistência ao ar de 0.35. O Ro 80 celebrou um novo marco entre os carros de produção e foi escolhido ‘Carro do Ano’ em 1967, entre outras coisas por seu design e seu inovador motor Wankel. Mas duas décadas antes, as motocicletas da NSU já apresentavam designs muito aerodinâmicos, conseguindo notáveis vitórias em circuitos internacionais e estabelecendo inúmeros recordes mundiais.1951: oito novos recordes mundiais de velocidade para as motocicletas NSUUm dos impulsores das ambições de bater recordes que foram forjadas em Neckarsulm foi Wilhelm Herz, um experiente piloto de motocicletas que já havia trabalhado para NSU durante vários anos conseguindo inúmeros êxitos com a marca. Em 1948, finalmente convenceu os responsáveis pelo desenvolvimento da NSU para que apoiassem seus planos de bater um recorde com um projeto do pioneiro em aerodinâmica Reinhard Freiherr von Koenig-Fachsenfeld. Devido à sua forma única e comprimento incomum, o veículo de Fachsenfeld recebeu o apelido de ‘record cigar’ (‘charuto recorde’) na NSU. Seu promissor design foi submetido a inúmeros testes, mas a empresa paralisou os planos de bater o recorde quando Herz sofreu um acidente. Uma vez que nenhum outro piloto da NSU queria pilotar o ‘record cigar’, Walter Froede, chefe do departamento de desenvolvimento da NSU na época, deteve o projeto. Mas os planos não foram cancelados por completo. O enfoque da empresa e outros conceitos aerodinâmicos deram seus frutos em outros âmbitos: em abril de 1951, as motos da NSU participaram em corridas de velocidade na autobahn Munich-Ingolstadt. Herz conduzia uma NSU com motor sobrealimentado de 500 cc e uma carenagem única cujo distintivo frontal pontiagudo lembrava claramente a criatura marinha que inspirou originalmente os engenheiros aerodinâmicos. Com a Dolphin I, Herz alcançou uma velocidade máxima de 290 km/h (180 mph), um recorde mundial. O ano de 1951 foi impressionante para a NSU, já que a marca estabeleceu oito novos recordes mundiais de velocidade.Foi nesse mesmo ano que o designer gráfico Gustav Adolf Baumm entrou em contato com a NSU. Baumm apresentou seu próprio projeto de um veículo para bater recordes, que ia muito mais além do conceito de Fachsenfeld e colocava o piloto deitado de costas, o que permita que a motocicleta tivesse uma altura de apenas 75 centímetros. Utilizando uma tábua de passar roupas modificada, Baumm convenceu Froede da viabilidade de seu projeto e recebeu apoio financeiro e técnico da NSU. Após apresentar com êxito sua primeira motocicleta, conhecida como ‘Baumm deckchair’ ou ‘flying lawn chair’, a NSU assinou um contrato com Baumm em 1952 e, junto com o departamento técnico, desenvolveram a ‘Baumm I’ e a ‘Baumm II’, com as quais alcançaram excelentes resultados em relação a coeficientes de resistência ao ar. As ‘lawn chairs’ (em português, ‘redes’ ou ‘espreguiçadeiras’) não cumpriam muitos dos requisitos mais comuns de uma motocicleta, começando pelo conforto; e eram totalmente inadequadas para relaxar-se no jardim. No entanto, batiam recordes, e por isso receberam o apelido de ‘flying lawn chairs’, ou ‘espreguiçadeiras voadoras’. Como designer e piloto, em 1954 Baumm conseguiu estabelecer um total de onze recordes mundiais nas categorias de 50 a 175 cc.Embora a ‘flying lawn chair’ de Baumm tenha sido projetada principalmente para bater recordes de velocidade, a NSU utilizou outros conceitos aerodinâmicos nas corridas. Em 1954, a NSU ganhou todas as corridas em que participou com o modelo NSU Rennmax Dolphin na categoria de 250 cc, conseguindo duplas e triplas vitórias, e inclusive alcançando as quatro primeiras posições. Nesse mesmo ano, na corrida Solitude, próximo de Stuttgart, foi utilizada pela primeira vez a carenagem completa conhecida como ‘Blue Whale’. Em comparação com a Rennmax com carenagem Dolphin, a carenagem Blue Whale permita alcançar velocidades ainda maiores. Na primeira corrida, os pilotos Werner Haas e Rupert Hollaus obtiveram o primeiro e o segundo lugares, respectivamente. Em 1954 Haas ganhou o Campeonato do Mundo e o Campeonato da Alemanha de 250 cc com uma ‘Blue Whale’, enquanto na categoria de 350 cc, Hermann Paul Müller conseguiu para a NSU o título de campeão alemão com uma Rennmax Blue Whale modificada de 288 cc de cilindrada.Herz bate um recorde mu

Nsu Rennfox Dolphin E Rennmax Blue Whale: As Motocicletas Aerodinâmicas Batedoras De Recordes Da Nsu
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Você está em Notícias As NSU Rennfox Dolphin e Rennmax Blue Whale são duas motocicletas especialmente otimizadas para conseguir o melhor desempenho aerodinâmico, que tiveram inúmeras vitórias de prestígio na déc >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.