Retrospectiva: Os carros mais e menos seguros testados no Brasil em 2023

Testes de colisão do Latin NCap teve polêmicas com a Stellantis e nota máxima para Volkswagen Os testes de colisão do Latin NCap, órgão independente que avalia a segurança dos carros vendidos na América Latina, servem para mostrar ao consumidor o desempenho dos veículos na proteção de ocupantes em caso de acidentes. Saiba-mais taboola Mas nem mesmo essas avaliações estão livres de polêmicas. Em 2023 houve um claro atrito entre o Latin NCap e a Stellantis, dona de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën. As notas baixas de seus veículos foram contestadas, ainda que o órgão tenha escolhido apenas veículos mais baratos, deixando modelos mais equipados de fora do cronograma de testes. O Latin NCap, por sua vez, pressionou a fabricante a melhorar os equipamentos de segurança de seus carros. Autoesporte listou os modelos testados ao longo de 2023 pelo Latin NCap. Confira: Citroën C3 - 0 estrela Citroën C3 Latin NCAP Divulgação Fabricado em Porto Real (RJ), o Citroën C3 teve pior resultado na proteção para crianças, atingindo apenas 5,93 pontos, o que representa 12,1%. Para passageiros adultos, a pontuação foi de 12,21 (30,52%), 23,88 (49,74%) para pedestres e outros usuários vulneráveis da estrada e 15 (34,88%) para sistemas de assistência à segurança. Lembrando que o modelo é equipado com dois airbags (obrigatórios por lei) e controle eletrônico de estabilidade de série. "É vergonhoso que a Stellantis, que sabe perfeitamente como desenvolver carros mais seguros a preços acessíveis, tenha projetado um carro de segurança tão ruim como o Citröen C3”, disse Stephan Brodziak, presidente do Conselho de Administração do Latin NCap em julho, quando o teste foi realizado. Na ocasião, a Stellantis emitiu uma nota justificando o resultado e afirmou que “seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes”. Jeep Renegade - 1 estrela Jeep Renegade testado no Latin NCap Divulgação Uma das maiores polêmicas do ano foi o teste do Jeep Renegade, em julho, que deu uma estrela para o SUV compacto. O problema é que o carro avaliado já não era mais fabricado. A unidade usada pelo Latin Ncap foi comprada no Panamá, mas de uma versão antiga. Mesmo assim, o Latin NCap não realizou um novo teste com a versão atualizada. Logo, a Stellantis disparou: “O Jeep Renegade produzido no Brasil traz de série, desde as versões mais básicas, seis airbags, alerta de manutenção de faixa, detector de fadiga e frenagem autônoma de emergência, o que o torna um dos veículos mais completos do segmento em equipamentos de segurança. Só estes equipamentos já distanciam por completo o Renegade comercializado no Brasil daquela unidade testada, que sequer é mais produzida”, disse a Stellantis em nota. Fiat Pulse - 2 estrelas Fiat diz que Pulse testado pelo Latin NCap estava desatualizado Divulgação/Latin NCAP Outro caso de um carro da Stellantis que foi testado em versão desatualizada e que foi contestado pela empresa foi o do Fiat Pulse, que alcançou a nota de duas estrelas. De acordo com o Latin NCap , o Pulse tem uma limitação na proteção lateral contra a cabeça dos ocupantes. Além disso, a pontuação baixa para proteção de crianças, os lembretes de cinto de segurança traseira e o sistema de ajuda ao motorista limitado, impediram que o veículo saísse melhor no teste. A Fiat contestou, dizendo que o carro já havia sido atualizado. Em nota, afirmou que recebeu o resultado com muita surpresa. "Isso porque as diferenças entre o modelo avaliado (desatualizado) e o produzido foram relatadas, mas ignoradas pela entidade” e afirma que “o modelo em questão é um dos mais seguros do segmento." Hyundai HB20 - 3 estrelas Hyundai HB20 - Latin NCAP Divulgação O Hyundai HB20 foi classificado com três estrelas no teste de segurança do Latin NCap em setembro. Os resultados mostram que o modelo tem estrutura instável e pouca proteção para pedestres. O hatch havia sido testado em 2020, quando só tinha dois airbags e ficou com 0 estrela, mas foi atualizado e reavaliado. “A decisão voluntária da Hyundai de atualizar o equipamento básico de segurança do HB20 para 6 airbags padrão, bem como o ESC, é mais que bem-vinda e demonstra o efeito positivo no mercado dos resultados do Latin NCap”, disse Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCap na ocasião. Volkswagen Virtus - 5 estrelas Volkswagen Virtus levou nota máxima nos testes de segurança Divulgação Depois de dar cinco estrelas para o Volkswagen Virtus feito na Índia, de onde é exportado para mercados como o do México, o Latin NCap repetiu o teste de segurança no modelo nacional em julho e também deu nota máxima. Os testes feitos pelo instituto consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor. Os resultados obtidos são válidos para todas as versões do Virtus, segundo a Volkswagen. Como são os testes Além do impacto frontal, também são feitos impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes, além da preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, que ac

Retrospectiva: Os carros mais e menos seguros testados no Brasil em 2023
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