De torcedor a piloto, Albon relembra bastidores de sua jornada até a F1

Alex Albon, recentemente classificado como 'propriedade quente' na Fórmula 1 por seu ex-chefe na Red Bull, Christian Horner, abriu o baú de memórias para contar sobre a influência de Michael Schumacher em sua infância, e uma fonte bem inusitada de inspiração para as tradicionais 'birras' infantis. Quando Albon era apenas um pequeno fã de automobilismo, Schumacher dominava a cena na F1, conquistando cinco títulos consecutivos com a Ferrari entre 2000 e 2004. Essa influência foi tão forte que o nome Ferrari, ou melhor, 'Rari' na versão do pequeno Albon, se tornou uma de suas primeiras palavras. Mas a paixão também vinha com pitadas de drama. Para a sorte da família Albon, Schumacher costumava vencer, mas quando a vitória não vinha, ele expressava seus sentimentos de forma bem clara. No entanto, não havia necessidade de se preocupar excessivamente, pois o plano B da família era simples. Bastava ligar o videocassete e colocar os melhores momentos da temporada de 2001 da F1, onde a visão de Schumacher cruzando a linha de chegada em primeiro logo acalmava o pequeno Albon. "Eu era uma criança obcecada quando cresci", confessou Albon no High Performance Podcast. "Uma das minhas primeiras palavras foi 'Ferrari', que eu chamava de 'Rari'. Era Ferrari e depois escapamentos, eu adorava ver quatro bicos, que eram 'fumaças'. Então, eu sempre gritava 'fumaças' ou 'Rari'." "Sempre fui um grande fã de Michael Schumacher, costumava fazer as maiores 'birras' quando criança se Michael não vencesse. Minha mãe costumava ter uma VHS com uma espécie de revisão dos melhores momentos da Fórmula 1 de 2001, e eu sabia todas as corridas que ele venceu naquele ano. Então, assim que eu tinha um tropeço ou um dia ruim, era direto para a fita, assistindo a uma vitória de Michael", disse Albon. Além de Schumacher, o pai de Albon também teve uma grande influência em sua paixão pelo automobilismo. Nigel correu na cena de carros de turismo e carros esportivos. Portanto, à medida que Albon crescia, sua carreira de piloto novato se tornou, em suas palavras, 'uma coisa de pai e filho'. "Então, eu sempre quis ser um piloto de corrida", continuou Albon. "E meu pai costumava correr... eu o chamo de semiprofissional, acho que ele gostaria disso! Entrei no automobilismo quando ele parou, então houve uma espécie de transição ali. Mas ele era meu engenheiro, meu mecânico, meu treinador de pilotos. Era realmente uma coisa de pai e filho." Albon estreou na Fórmula 1 em 2019 com a Toro Rosso (atual AlphaTauri), equipe júnior da Red Bull, conquistando uma promoção para a equipe principal ainda no meio daquela temporada. Dificuldades para acompanhar o nível de performance do companheiro de equipe Max Verstappen, o levaram a ser rebaixado a piloto de testes e reserva após a temporada de 2020. Mas Albon firmemente colocou seu nome de volta ao radar desde seu retorno ao grid com a Williams, liderando a ascensão da icônica equipe de volta ao pelotão intermediário da F1. Agora, uma grande decisão se aproxima sobre o futuro de sua carreira, já que o contrato de Albon com a Williams termina no final de 2024. O chefe da Red Bull, Horner, recentemente afirmou que Albon se tornou uma 'propriedade quente' na F1 novamente. "Ele é brilhante, fantástico e fez um trabalho excelente para nós quando se tornou piloto de testes", disse Horner sobre Albon no Eff Won podcast. "Ele nunca reclamou, nunca se lamentou, se dedicou ao máximo e fiquei muito feliz por poder encontrar um lugar para ele na Williams. Ele encontrou sua forma, agora tem experiência, está mais forte e rápido", finalizou Horner.

De torcedor a piloto, Albon relembra bastidores de sua jornada até a F1
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