Há 10 anos, última Kombi era produzida pela Volkswagen; veja linha do tempo

Em seis décadas, mais de 1,5 milhão de exemplares foram feitos no ABC Paulista; última unidade produzida não é da série especial Last Edition Dez anos atrás, deixava a linha de produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) a última das mais de 1,5 milhão de Kombi feitas no Brasil. Há três versões para o dia exato do feito: 18, 19 e 20 de dezembro. De todo modo, essa é uma data que deve ser celebrada. Afinal, a Kombi é um dos veículos mais importantes da indústria automotiva brasileira. Saiba-mais taboola Ao contrário do que muita gente imagina, o exemplar derradeiro não foi da série especial Last Edition. Após fabricar as 1,2 mil unidades da edição, a Volkswagen ainda produziu alguns exemplares da “Velha Senhora”. Última Kombi produzida no mundo está em um museu na fábrica da Volkswagen Murilo Góes/Autoesporte Ao deixar os galpões da montagem final, em dezembro de 2013, a Kombi branca de chassi final 022.526 foi parar em uma espécie de museu informal da empresa, onde também “descansam” outros clássicos da VW. Infelizmente, o local não é aberto ao público. Última Kombi do mundo rodou menos de 100 km e nunca fio emplacada Murilo Góes/Autoesporte A última Kombi do mundo nunca foi usada para trabalho, rodou menos de 100 km e é mantida em estado de nova pela equipe de conservação da Garagem Volkswagen. Como a Last Edition e todas as Kombi produzidas de 2006 em diante, o motor é o 1.4 flex da família EA111. São 80 cv e 12,7 kgfm, bem mais do que os míseros 30 cv do boxer de 1.200 cm³ da época do lançamento, em 1953. Infelizmente o acervo não tem nenhuma Kombi dos anos 1950. Mas a coleção traz, além da Standard, outras oito unidades: Kombi Corujinha 1960 Kombi conversível 1988 Kombi Pick-Up 1999 Kombi bombeiro 2004 Kombi Série Prata 2005 Kombi Edição 50 anos 2007 Kombi Furgão T2 Kombi Last Edition 2013 Por que saiu de linha? A Kombi deixou de ser produzida no final de 2013 por não atender às legislações que entraram em vigor no ano seguinte. O projeto, criado nos anos 1940, não suportava a implementação de airbags frontais e freios ABS. Volkswagen Kombi Last Edition Divulgação Assim, em 2013 a marca anunciou uma edição de despedida, Last Edition. Além da pintura saia e blusa em dois tons (azul e branco), a Kombi tinha rádio com Bluetooth, cortinas em tear azul nas janelas laterais e no vigia traseiro – as braçadeiras com o logotipo "Kombi" bordado, bancos com forração especial de vinil: bordas em Azul Atlanta e faixas centrais de duas cores (azul e branca) e adesivos alusivos à versão. Volkswagen Kombi Last Edition Divulgação Ao todo, foram produzidas e vendidas 1,2 mil unidades, não sem uma polêmica. O primeiro lote, esgotou rapidamente. Depois, mais exemplares foram fabricados, mas algumas acabaram encalhadas nas lojas. Mas a Kombi vai muito além das polêmicas. Instrumento de trabalho de milhares de famílias, o utilitário teve dezenas de variações ao longo de 60 anos. E algumas sequer saíram do papel, como as propostas de facelift criadas pela Volkswagen do Brasil em 1997. Confira uma linha do tempo com os fatos marcantes da história da Kombi no país: Fabricação da Kombi na fábrica da Volkswagen de Anchieta Divulgação 1953: início da produção no galpão do bairro do Ipiranga, em São Paulo. Na época, as peças chegavam em caixas e eram montadas no local; 1957: com a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) inaugurada, Kombi se torna o primeiro veículo da Volkswagen a ser produzido no país. Na época, com 50% de componentes nacionais; 1961: Kombi atinge 95% de peças feitas no Brasil; 1967: VW lança a Kombi Pick-Up com motor de 1.500 cm³ e 52 cv; 1975: Primeira (e única) troca de geração da Kombi no Brasil. A T2, que seria substituída na Europa em 1979, ficou em linha no Brasil até 2013. Junto com a nova geração, van passou a ser produzida com motor 1.6 refrigerado a ar de 58 cv; 1981: Versão a diesel é lançada com motor 1.6 de 65 cv; 1982: Com o programa de incentivo ao álcool, VW também lançou uma motorização movida com o combustível derivado da cana-de-açúcar. Também 1.6, esse motor entregava 56 cv; 1997: Versão "de luxo", Kombi Carat chega com teto alto, porta corrediça e acabamento mais caprichado; 2005: Kombi Série Prata marca o fim do motor 1.6 refrigerado a ar. Na época, rendia 58 cv e 11,3 kgfm; 2006: Chega ao mercado a Kombi com motor 1.4 a água. Tinha 78 cv e 12,7 kgfm; 2013: Com a exigência de freios ABS e airbags frontais para 2014, a Volkswagen decide encerrar a produção da Kombi. Edição Last Edition é criada para celebrar um dos veículos mais populares e importantes do país; Dezembro de 2013: Último exemplar sai da linha de produção na fábrica Anchieta; Propostas de facelift para a Kombi em 1997 Reprodução/Instagram Propagandas marcantes Nas décadas em que foi produzida e vendida, a Kombi teve na irreverência uma das marcas registradas. A Volkswagen sempre ressaltou a versatilidade e os baixos custos de manutenção e propriedade. Usando IA, a Volkswagen colocou Elis Regina e a filha, Maria

Há 10 anos, última Kombi era produzida pela Volkswagen; veja linha do tempo
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Em seis décadas, mais de 1,5 milhão de exemplares foram feitos no ABC Paulista; última unidade produzida não é da série especial Last Edition Dez anos atrás, deixava a linha de produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) a última das mais de 1, >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.