Lamborghini Huracán de 640 cv chega a sua última dança e vai deixar saudades; leia o teste

Aceleramos as versões Evo Spyder, STO, Tecnica e Sterrato antes de saírem de linha Completam-se 60 anos desde que o jovem Ferrucio Lamborghini quis bater de frente com o seu vizinho, Enzo Ferrari. Ferrucio vinha de uma família abastada do setor agropecuário e desenvolvia tratores para fazendeiros — o que foi motivo de deboche para Enzo. Décadas depois, as coisas mudaram radicalmente para a Lamborghini. Um SUV corresponde a dois terços de todas as vendas da marca, que prepara a despedida de seu carro mais emplacado na história: o lendário Huracán. Saiba-mais taboola Lamborghini Huracán se prepara para sair do mercado Divulgação A Lamborghini me levou às estradas cheias de curvas sinuosas da Sardenha, na Itália, para um último contato ao volante do Huracán. Ali estavam os modelos Evo Spyder, STO, Tecnica e Sterrato — este último terá uma produção limitada a 1.499 unidades até o ano que vem. Depois disso, tanto o Huracan quanto o motor 5.2 V10 deixarão de existir. Lamborghini Huracán chega a sua última dança; aceleramos as versões Evo Spyder, STO, Tecnica e Sterrato antes de saírem de linha Divulgação À minha frente, os quatro mosqueteiros aguardam um passeio. O Huracán Evo Spyder, lançado em 2019 na cor Blue Aegir, é um convite a baixar a capota e sentir a brisa do Mediterrâneo. O esportivo é empurrado pelo motor V10 aspirado de 640 cv de potência. Eixo traseiro direcional e vetorização de torque nas quatro rodas ajudam a deixar a condução ainda mais precisa. Ao seu lado, nas cores azul e grená do FC Barcelona, o agressivo STO de 2021 é um carro de corrida homologado para as estradas. O esportivo tem a mesma potência do Evo, mas sua performance é melhor em virtude do uso de materiais leves e dos freios reforçados. Lamborghini Huracán tem design com vinco bem marcados e traseira única Divulgação Este é o fim do V10 da Lamborghini. Próximos motores a combustão serão híbridos plug-in Divulgação Um Huracán verde-cítrico representa a versão Tecnica, lançada em 2022. Este é o preferido de quem curte acelerar tanto nas pistas quanto nas ruas. Last but not least, ou por último, mas não menos importante, o aventureiro Sterrato ostenta sua cor de lançamento (um belo laranja esportivo chamado Arancio Xanto), com altura elevada do solo e tração 4x4. Quem disse que um Huracán não daria um bom carro de rali? Lamborghini Huracán Divulgação Voltando ao começo, mais do que uma típica atualização de meia-vida, o Evo foi um exercício de “reengenharia”. O objetivo era preencher a lacuna que havia entre a versão de entrada e seu alter ego, Performante. Por isso, os esportivos compartilham a potência de 640 cv. O Evo foi o primeiro Huracán a oferecer eixo traseiro direcional, que mais tarde seria incorporado às versões STO e Tecnica. Trata-se de um recurso que permite girar as rodas traseiras em até 2,5 graus, o que pode reduzir ou aumentar virtualmente a distância entre-eixos. Lamborghini Huracán consegue ser insano em todas as suas versões Divulgação Três anos depois chegava o Tecnica, sintetizado como a sinergia perfeita entre os times de design e engenharia. O objetivo era oferecer um Huracán tão divertido nas vias públicas quanto nas pistas, segundo Stephan Winkelmann, CEO da Lamborghini. Lamborghini Huracán tem interior que é praticamente um cockpit Divulgação O STO de 2021 nasceu para os circuitos, mas os números de desempenho não são tão diferentes dos outros Lamborghini. Acelerando em linha reta, ele é “só” 0,2 s mais rápido que o Tecnica no zero a 100 km/h. Ademais, a versão STO tem melhor relação peso-potência e uma asa traseira maior que ajuda na performance em pista. Os freios de carbono são os mesmos do McLaren Senna, enquanto o conjunto usado no Tecnica é de cerâmica. Lamborghini Huracán STO tem asa traseira gigante Divulgação Ainda falando de freios, o sistema de carbono-cerâmica do Huracán STO também é utilizado nos carros da Fórmula 1. Segundo a Lamborghini, suas pinças são 7 kg mais leves (somando as quatro rodas) e duram cinco vezes mais. Porém, após acelerar ambos os esportivos na pista, creio que os freios de cerâmica foram a melhor opção para o Tecnica, justamente por não serem tão bruscos. Lamborghini Huracán tem motor V10 que rende até 640 cavalos Divulgação Pisando fundo, os números oficiais da Lambo mostram que o Tecnica precisa de 31,5 metros para ir de 100 km/h a zero — 1,5 m a mais do que o STO. Esse comportamento resume bem o seu propósito de Huracán com alma de GT3: incrivelmente rápido, mas ainda civilizado. Nas versões Evo e Tecnica, o motorista pode acionar os modos Strada (para a cidade), Sport (para a estrada) e Corsa (pista). O Huracán STO ainda tem os modos Super Trofeo Omologato (para as pistas, porém menos radical), Trofeo (para uso extremo) e Pìoggia (ideal para ruas escorregadias). Por último, o Sterrato acrescenta o modo Rally, que garante maior permissividade por parte do controle de estabilidade. É assim que o Huracán consegue andar de lado quando enfrenta cascalho ou a

Lamborghini Huracán de 640 cv chega a sua última dança e vai deixar saudades; leia o teste
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