Audi Asf Concept: Este Foi O Precursor Do A8

Você está em Notícias Quando a Audi se tornou uma marca premium? Não há uma resposta clara a esta pergunta. Nos anos 80, a marca de Ingolstadt levava muito a sério o lema ‘A tecnologia como vantagem’ e sacudiu a concorrência com os Audi quattro e Sport quattro. Em 1988 surgiu o V8 como novo carro-chefe. Embora tecnicamente independente, para muitos o sedan parecia um Audi 200 inchado.O CEO Ferdinand Piëch havia sido claro: o seu sucessor também tinha que lançar novas bases no exterior. Já em 1982, Piëch havia assinado um contrato com a Aluminium Company of America (Alcoa) para lançar as bases de um novo automóvel de alto padrão com um design leve. Porque o Audi V8 também demonstrou que, com um peso vazio superior a 1.7 toneladas, não era exatamente esbelto.A Audi anunciou o início de uma nova era com a apresentação do concept car de alumínio ASF (Audi Space Frame) no Salão de Tokyo de 1993. Não só a carroceria era especial. Debaixo do capô havia um motor V8 TDI de 3.4 litros. Um motor diesel era ainda bastante incomum nos sedans de luxo da época.Talvez ‘concept’ não seja a palavra adequada, já que o ASF era um protótipo quase de produção da primeira geração do A8. Foi mostrado ao público com uma carroceria sem pintar de alumínio polido para acentuar a leveza do veículo.Era realmente leve, já que a carroceria de alumínio do veículo de série lançado em 1994 pesava apenas 249 kg. Com o motor básico a gasolina de 2.8 litros, o carro de cinco metros marcava apenas 1.460 quilos na balança. Sem extras, é claro. Aqueles que mais tarde encomendaram os motores mais poderosos do A8, incluindo um W12, se aproximavam perigosamente à cifra das duas toneladas.O ‘Audi de alumínio’ celebrou sua estreia mundial como sucessor do Audi V8 no Salão de Genebra em março de 1994. Com a nova denominação de modelo A8, a Audi iniciou também uma profunda mudança na nomenclatura dos modelos. O Audi A6 chegou em seguida como sucessor do Audi 100, e em novembro de 1994 surgiu no mercado a quinta geração do Audi 80, conhecido como Audi A4.O primeiro A8 foi um sucesso. A elegante carroceria tinha uma figura completamente distinta em relação ao volumoso aspecto do Mercedes-Benz S Class (W140). Embora ambos tivessem a mesma largura e quase o mesmo comprimento, o Audi parecia muito mais leve.Durante a fase de desenvolvimento da carroceria do ASF com uso intensivo de alumínio, que é 40% mais leve que uma carroceria convencional, foram registradas nada menos que 40 patentes. E isso apesar de que, por motivos de segurança, em alguns pontos era até 1.8 vezes mais grossa que o aço convencional.A Audi conseguiu se desfazer de 110 kg da carroceria do veículo. E destacaram que ainda se poderia conseguir mais (até 60% a menos de peso). Mas não quiseram colocar em risco as consideráveis reservas de segurança.Para o ASF foram utilizados perfis extrudados (muitos deles com perfis multicâmara fechados) que, junto com peças fundidas sob pressão, formavam uma grade. Por volta de 75% do trabalho de montagem foi realizado à mão na planta da Audi em Neckarsulm e os perfis extrudados representaram em torno de 71% das 334 peças individuais.No entanto, o ASF não foi o primeiro carro em que a Audi apostou na construção em alumínio. Oito anos antes, a empresa apresentou um Audi 100 com carroceria de alumínio no Salão de Hannover de 1985. Os belos Quattro Spyder e Avus de 1991 também tinham essa qualidade.Hoje em dia, o A8 utiliza os mais recentes desenvolvimentos da empresa sobre o princípio ASF: o alumínio se combina com magnésio, aço e plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). O maior componente do habitáculo do A8 é o painel traseiro de CFRP, que aporta um terço da rigidez torcional total do veículo. O R8, já descontinuado, também recorria a uma combinação de alumínio, aço e carbono. 1993 - AUDI ASF CONCEPT

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