Peugeot 3008 (2024): Uma revolução que convence?

A terceira geração do Peugeot 3008 agora elétrico não pretende descansar sobre os louros do passado. ToggleA terceira geração do Peugeot 3008 agora elétrico não pretende descansar sobre os louros do passado.A segunda geração do Peugeot 3008 (lançada em 2016) marcou o início de uma nova era para o fabricante francês, pois foi o primeiro modelo desenhado com a colaboração direta de Carlos Tavares, nomeado presidente do Grupo PSA dois anos antes.Nesse sentido, tornou-se um símbolo da recuperação da marca francesa, que desde então bateu recordes de vendas e lucros e hoje faz parte do megaconsórcio Stellantis. Durante a sua vida útil de seis anos, o 3008 II vendeu mais de 1,2 milhões de unidades.É difícil substituir um veículo com tanto sucesso comercial (e financeiro). Os fabricantes normalmente optam por conservar remodelações de suas “galinhas de ovos de ouro” em vez de mudanças substantivas. Finalmente, a equipe vencedora não (ou apenas parcialmente) se mistura.A Peugeot, por outro lado, optou por desenhar uma geração completamente nova do 3008. Além da incorporação natural dos elementos de estilo mais contemporâneos (grelha frontal e óticas), a Peugeot transformou o SUV fastback num SUV fastback, mas o Peugeot é não um “SUV-coupé”.“É uma carroçaria fastback e não coupé, porque num fastback a linha do tejadilho começa a cair depois da segunda fila de bancos, enquanto num coupé a carroçaria desce, antes, sobre a segunda fila” . Christophe Patois – engenheiro chefe do Peugeot e-3008Há alguns meses que estamos mexendo em todos os detalhes do novo Peugeot 3008. Saiba mais sobre ele em detalhes:Constatamos que cresceu em todas as direções e agora sabemos que é até maior do que o seu grande concorrente, o também novo e exclusivamente elétrico Renault Scénic, que se transformou em crossover na nova geração e que também conduzimos.O novo e-3008 é 9,5 cm mais comprido, 3 cm mais largo e 7 cm mais alto. Apenas a distância entre os eixos é 4 cm mais curta em comparação com o Scénic. Isto torna o Scénic mais crossover e o e-3008 mais SUV, apesar de a distância até à sola ter sido reduzida em 2 cm em comparação com o anterior 3008.Um dos avanços tecnológicos mais significativos do novo Peugeot 3008 é a introdução da nova plataforma STLA-Medium, que será utilizada por todos os modelos elétricos Stellantis com comprimentos que variam entre 4,5 e 4,9 metros. Vem com duas baterias (73 kWh e 98 kWh) e três modelos, sendo um deles com autonomia de 700 km.Além das dimensões claramente aumentadas e dos preços muito atuais, o 3008 tem agora um visual mais agressivo e desportivo que o diferencia do próximo 5008, um carro mais familiar com até seis lugares.O i-Cockpit ainda está evoluindoMesmo com alguma evolução, o interior do 3008 acaba mudando menos que o exterior. A principal inovação é o que a Peugeot chama de “i-Cockpit Panorâmico”, que continua apostando na mesma lógica de pequeno volante e instrumentação que o motorista vê acima de si.Agora, nas versões GT (de maior especificação), há uma curva de 21 polegadas que divide a tela em duas áreas: painel de instrumentos à esquerda e display de informações à direita.O avião tem novo design, com o mesmo diâmetro reduzido e formato assimétrico na parte superior e inferior, mas os botes em sua face foram substituídos por superfícies hápticas, alterando a aparência das duas asas atrás dele.O seletor de transmissão agora está localizado à direita do piloto, permitindo-lhe “arrumar” a área entre os bancos opostos e criar mais espaço para armazenamento de pequenos objetos.A construção é robusta e os materiais utilizados são macios e duros, variando os acabamentos consoante o equipamento.No caso do sistema de áudio Focal, por exemplo, os vidros das portas laterais são duplicados (melhorando o isolamento acústico da sala), o que não acontece nas versões inferiores. Há uma revisão do fundo das malas nas portas laterais, assim como dos dois grandes compartimentos de arrumação no centro e dos porta-luvas.Existe espaço suficiente para tudo?O espaço disponível na segunda linha da margem é bom em termos de altitude (quatro dedos acima do topo da cabeça para um ocupante de 1,80 m) e razoável em largura (seis dedos entre os joelhos do mesmo ocupante e as costas das margens adjacentes). Porém, o novo Renault Scénic tem melhor desempenho nesta categoria devido à maior distância entre eixos.Positivo que o piso seja totalmente plano, sem intrusão, mas as sadas de ventilação traseira apenas regulam a direção do fluxo de ar (em nenhuma temperatura ou intensidade). Devido ao óculo traseiro estreito e aos longos pilares posteriores, a visibilidade traseira é ruim.O bagageiro tem os mesmos 520 litros da 3008 anterior, o que é um grande volume para o segmento. Porém, é ligeiramente inferior ao Scénic, que tem 545 litros. Em todos os casos, este valor inclui o compartimento de carga abaixo do assento de mesmo preço.Peugeot_e-3008_2024_12Peugeot_e-3008_2024_11Peugeot_e-3008_2024_132024_Peugeot_e-3008_5Peugeo

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