Dacia Duster 2024: Novo Design E Mais Qualidade, Além De Uma Versão Híbrida

Você está em Notícias De 2010 até hoje, foram produzidos cerca de 2.2 milhões de exemplares do Dacia Duster, o modelo mais vendido da marca romena. Uma popularidade em constante crescimento, alheia às crises e que, na verdade, explodiu nos últimos tempos, convertendo o Duster no SUV mais vendido da Europa em 2022, e cujo sucesso promete continuar com o novo Dacia Duster 2024.Um modelo chave para a empresa, que é produzido na razão de uma unidade por minuto na fábrica de Pitesti (Romênia), para alcançar um total de 1.000 carros por dia. Dali também sairá no próximo ano a terceira geração do crossover, do qual adiantamos todos os detalhes a seguir.ExteriorAssim como o Sandero e o Jogger, o novo Dacia Duster é baseado na plataforma CMF-B do Grupo Renault. Visto de perfil, o Duster 2024 se parece em alguns aspectos à geração atual, embora haja alguns pontos de ‘semelhança’ com modelos da Volvo e Land Rover. E isso, aliás, não é ruim. No aspecto geral ele é mais robusto e musculoso, embora as dimensões aumentem muito pouco, com apenas 2 milímetros a mais de comprimento.O que muda muito é a frente, profundamente atualizada e em linha com a do Sandero e do concept Bigster, que se converterá em um modelo de produção em 2025.Um design onde se destacam as novas luzes diurnas dianteiras em LED, cujo desenho em forma de ‘Y’ é replicado em parte pelas lanternas traseiras, com um desenho tridimensional.Também são novas as maçanetas das portas traseiras, integradas no pilar, e as proteções da carroceria, elaboradas em Sparkle, um novo tipo de material estreado pelo concept car Manifesto, sendo composto por até 20% de material reciclado.Por outro lado, são mantidas as barras de teto, ideais não só para dar ao Duster um aspecto mais SUV, mas também práticas diante de qualquer eventualidade. Sobretudo, porque como acontece no Jogger e no Sandero, podem girar 90 graus, economizando na instalação das barras transversais.DimensõesComprimentoLarguraAlturaEntre-EixosPorta-malasDacia Duster (antigo)4.341 mm1.804 mm1.693 mm2.673 mm445 litrosDacia Duster (novo)4.343 mm1.804 mm1.656 mm2.657 mm472 litrosInteriorDe acordo com a marca, a adoção da nova plataforma permitiu ao Dacia Duster 2024 dispor de mais espaço no habitáculo, especialmente na frente, em termos de largura, e atrás, no que diz respeito ao espaço para as pernas.Além disso, o piso do porta-malas é mais baixo e o espaço de carga mais largo e alto, com um volume que foi incrementado em 6%, alcançando um total mínimo de 472 litros na versão de tração dianteira.Entretanto, a distância entre os eixos do Duster 2024 é 16 mm menor que a do modelo atual, de modo que na prática o habitáculo oferece um bom espaço, embora não especialmente abundante.Mas a grande novidade no interior do Dacia Duster 2024 é o painel, que incorpora uma instrumentação digital (novidade no SUV romeno, embora na versão base seguirá sendo analógica) e uma tela central de 10.1 polegadas orientada para o condutor.Também é novo o seletor da transmissão automática, do tipo ‘by-wire’, para liberar o túnel central e oferecer um espaço de armazenamento mais amplo. O volante também tem um novo design, achatado na parte superior e inferior, pensado para melhorar o conforto de uso.Também é interessante a introdução do sistema denominado ‘YouClip’: conforme o nível de acabamento, o novo Dacia Duster está equipado com quatro ou seis suportes para fixar um tablet, um cabide para uma bolsa, um suporte de smartphone com carregador por indução, além de outros ganchos práticos e multiusos.Em relação aos materiais, no interior do Dacia Duster 2024 predomina o plástico duro, mas a verdade é que o design ajuda a melhorar a qualidade percebida e os ajustes são bons.Por último, assim como no Jogger, a nova geração do Duster também está disponível com o ‘Pack Sleep’: um módulo 3 em 1 desmontável que integra uma cama dupla dobrável (1.90 metros de comprimento e até 1.30 metros de largura), uma mesa e um compartimento porta-objetos.MotoresA novidade mais importante do Dacia Duster 2024 se refere à gama de motores. Em primeiro lugar, diz adeus ao motor diesel, concretamente ao 1.5 de 116 cv, que na geração atual se combina também com a tração total.Em seu lugar, estreia o TCe 130 Mild Hybrid, baseado no motor 1.2 de 3 cilindros, acoplado a um sistema de 48 volts, para um total de 130 cv. Está disponível tanto para as versões de tração dianteira como para o Duster 4x4.Outra inovação importante é a versão híbrida, a mesma que é oferecida no Jogger e em alguns modelos da Renault. Composto por um motor 1.6 aspirado de 94 cv, dois motores elétricos (um de 49 cv e outro de 20 cv, com função de gerador), uma bateria de 1.2 kWh e uma transmissão automática, permitindo, conforme os dados declarados, que o sistema circule em modo elétrico 80% do tempo na cidade, reduzindo o consumo e as emissões.E por último, foi mantido na linha o Duster ECO-G 100, propulsionado por GLP. Com dois tanques (50 litr

Dacia Duster 2024: Novo Design E Mais Qualidade, Além De Uma Versão Híbrida
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Você está em Notícias De 2010 até hoje, foram produzidos cerca de 2.2 milhões de exemplares do Dacia Duster, o modelo mais vendido da marca romena. Uma popularidade em constante crescimento, alheia às crises e q >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.