Caoa Chery Tiggo 5X Sport é SUV de entrada, mas passa longe de ser básico; teste

Versão lançada em junho custa R$ 120 mil e tem bom pacote de equipamentos; consumo e porta-malas decepcionam Quando o governo criou o programa dos carros populares em junho, a Caoa Chery foi rápida. Com um tempo de reação digno das largada de Max Verstappen, colocou no mercado o Tiggo 5X Sport, uma nova versão de entrada de R$ 119.990. Saiba-mais taboola A marca sino-brasileira só não contava com as regras do incentivo. Sem atender a pontuação mínima exigida para receber os descontos adicionais, o Tiggo 5X Sport acabou queimando a largada. Apesar do começo com o pé esquerdo, o SUV manteve o preço de lançamento, assim como Verstappen segurou a liderança do mundial de pilotos. Assim, veio o triunfo. Em outubro, três de cada quatro Tiggo 5X vendidos foram da versão de entrada. De quebra, o SUV registrou o melhor resultado mensal desde o lançamento, em 2020, com quase 2.500 emplacamentos. Ainda que ocupe apenas o meio do grid de vendas entre os SUVs compactos, o Tiggo 5X Sport fica na primeira fila quando o assunto é custo x benefício. É evidente que a Caoa Chery precisou fazer concessões no pacote de equipamentos para conseguir fixar a tabela em R$ 120 mil. Equipamentos Caoa Chery trocou os faróis de LED do Tiggo 5X Pro pelas luzes alógenas Bruno Guerreiro/Autoesporte Por isso, em relação à versão Pro, deixam de ser oferecidos teto solar panorâmico, faróis de LED, câmeras 360 graus e rodas de 18 polegadas. Uma curiosidade é que o ar-condicionado digital de duas zonas foi substituído por um sistema simples, mas os comandos são exatamente os mesmos da opção mais sofisticada. O nicho do carregador por indução foi preservado, mas a única função agora é de porta-celular. Apesar de ter capado alguns recursos, a Caoa Chery foi generosa ao manter outros itens de série. Há bancos de couro e com ajustes elétricos para o motorista, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, acesso por chave presencial, partida por botão, faróis com acendimento automático e central multimídia de 10,25 polegadas, freios a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico (alô, Toyota Corolla Cross) e e apoio de braço retrátil no banco traseiro. Bancos de couro e apoio central de braço são itens raros em SUVs de entrada Bruno Guerreiro/Autoesporte Não é incomum ver alguns desses recursos em modelos desse preço. Mas um pacote completo desse jeito em um só veículo é exclusivo do Tiggo 5X. É como se hospedar em um hotel 3 estrelas, mas ter banheira no quarto, cama king size e vista para o mar. O desenho da cabine lembra muito os “irmãos” maiores, Tiggo 7 e Tiggo 8, incluindo o bom (mas escondido) porta-objetos abaixo do console central. É ali que ficam duas das três portas USB-A do SUV compacto. É por meio de uma delas que o motorista pode conectar o celular via Android Auto e Apple CarPlay. Não há opção de pareamento sem fio. Cabine do Tiggo 5X Sport tem desenho similar à do Tiggo 7 Bruno Guerreiro/Autoesporte Acabamento e espaço interno ficam acima da média. Painel e portas são revestidos de material macio e emborrachado. Atrás, o entre-eixos de 2,63 m supera os dois SUVs da Fiat em generosos 11 cm. Isso se traduz em ótimo espaço para as pernas, mesmo nos casos em que os passageiros do banco traseiro tenham mais de 1,80 m. O kit de amenidades ainda inclui saída de ventilação e um terceiro ponto USB. Comandos sugerem que ar-condicionado e de duas zonas, mas sistema é analógico e de zona única Bruno Guerreiro/Autoesporte Falando em preços, nessa faixa, consumidor vai encontrar versões de entrada de SUVs com motorização aspirada. É o caso de Hyundai Creta Action (R$ 116.990) e Nissan Kicks Active (R$ 112.990). Também há rivais turbinados, como os Fiat Pulse Audace (R$ 122.490) e Fastback Turbo (R$ 121.990). Com exceção do Creta, curiosamente todos os modelos citados têm câmbio automático do tipo CVT. Essa também foi a escolha da Caoa Chery quando atualizou o visual do Tiggo 5X em maio de 2022. Até então, o SUV compacto usava uma caixa de dupla embreagem de seis marchas. A troca foi muito bem sucedida, afinal esse câmbio consegue explorar melhor os 150 cv e 21,4 kgfm de torque do motor 1.5 turboflex. Caoa Chery Tiggo 5X Sport tem câmbio CVT, mas perdeu o carregador por indução ao lado Bruno Guerreiro/Autoesporte Desempenho e consumo O funcionamento também é bastante suave, sem os solavancos típicos da antiga caixa de dupla embreagem. Se o motorista preferir, pode fazer trocas manuais entre nove marchas simuladas. Há ainda dois modos de condução, Eco ou Sport. Mesmo na segunda opção, o desempenho fica apenas na média. Claro que o Tiggo 5X sobra quando a comparação é com rivais aspirados. São necessários 10,2 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Como referência, o Nissan Kicks é quase 2 segundos mais lento com seu motor 1.6 de 114 cv. Caoa Chery Tiggo 5X Sport tem bom espaço interno graças ao entre-eixos de 2,63 m Bruno Guerreiro/Autoesporte Mas o Caoa Chery perde feio para o Fastback 1.0 turbo, e não apenas no desempenh

Caoa Chery Tiggo 5X Sport é SUV de entrada, mas passa longe de ser básico; teste
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