Alpha Testes: Abarth Pulse entrega o prazer de dirigir

SUV é equipado com motor turbo de 185 cavalos e acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundosTexto: Sergio DiasFotos: Sergio DiasPara quem é apaixonado por carro, o ronco do motor é música de qualidade para os ouvidos. E, quando você tem a oportunidade de, além de ouvir, acelerar um carro assim, o prazer de dirigir está de volta! E foi essa a sensação que tivemos na última semana com o Abarth Pulse, o primeiro SUV da marca do escorpião no mundo.A Abarth foi fundada em 1949, fruto da paixão de Carlo Abarth, piloto de corridas, que nasceu no dia 15 de novembro e, por ser do signo de escorpião, escolheu o animal para ser o símbolo da marca. Em 1971 a Fiat, que hoje faz parte do Grupo Stellantis, comprou a empresa.O modelo avaliado foi desenvolvido e é produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim, Minas Gerais. É equipado com motor Turbo 270, tem 185 cavalos de potência, torque de 270 Nm e câmbio automático de seis velocidades. Com esse conjunto o Abarth Pulse acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e sua velocidade máxima é de até 215 km/h.O Abarth Pulse vem equipado com paddle shifters, mais conhecidos como “câmbio borboleta”, que ficam logo atrás do volante e, com apenas um toque, é possível trocar de marcha.O SUV possui três modos de direção disponíveis: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade; e o Poison, exclusivo da Abarth, com resposta rápida, envenenada e muito mais fun-to-drive.Até mesmo a sonoridade do motor está mais esportiva, devido ao novo sistema de exaustão. Para isso, foi realizado um trabalho minucioso para atingir a afinação perfeita de um som vibrante e empolgante.Visualmente e até pelo nome é fácil identicar que a carroceria do Abarth Pulse é a mesma Fiat Pulse – não seria errado dizer que se trata de uma versão mais apimentada do SUV. Para mostrar diferenças entre os modelos, o Abarth traz modificações específicas, como nova calibração do câmbio, que deixam as trocas mais rápidas, esportivas e deliciosamente prazeroso de dirigir.As suspensões trazem mais estabilidade e dirigibilidade com molas e amortecedores até 13% mais firmes. A suspensão dianteira ganhou nova geometria e barra estabilizadora de maior diâmetro. Já a traseira tem eixo com maior rigidez à torção. A rolagem da carroceria ainda ficou 10% menor, o que ajudou a manter a altura elevada.O design do Abarth Pulse conta com detalhes em vermelho, cor característica da marca, começar por uma faixa lateral. O retrovisor e uma linha no para-choque dianteiro também seguem a mesma estética e cor. Os badges Abarth estão presentes tanto na lateral quanto na dianteira. A Fiat Flag também está presente na grade.Na parte frontal do SUV há um aplique superior com design de fibra de carbono e a grade flutuante com abertura de ar dedicada. Também traz elementos para melhorar a aerodinâmica, como o air curtain e o para-choque frontal mais baixo e largo.Já na parte de trás, traz exclusividade na antena shark superesportiva, a assinatura Abarth e um para-choque traseiro que reforça o DNA Abarth Racing com escapamento com ponteira dupla cromada de três polegadas e ronco característico da marca.No interior o símbolo do escorpião está presente em 13 pontos, como no encosto dos assentos, centro do volante, badge do painel, em uma etiqueta no câmbio e até na tampa do motor.Os bancos exclusivos em couro ecológico preto, o apoio de braço e o volante trazem costuras no tom vermelho, assim como a coifa do câmbio. Há também uma faixa vermelha presente no painel e a letra "E" do nome Pulse no badge traseiro também vem nesse tom.Para completar, o console central possui aproveitamento máximo dos espaços, com diversos porta-objetos. Já o cluster digital é personalizável e traz a mesma estética esportiva Abarth.Equipado com rodas mais largas de 17” para mais estabilidade e pneus mais aderentes, o modelo também possui uma direção mais direta e precisa – há uma opção de roda com aro 18", trazendo design mais esportivo. O sistema de freio foi redimensionado para não perder seu legítimo DNA Abarth.Nos quesitos segurança e tecnologia o Abarth Pulse traz diversos itens de série, como a central multimídia de 10,1 polegadas com o Connect////Me, plataforma de serviços conectados que conta com mais de 30 funcionalidades. O usuário pode ter acesso a informações do seu veículo, como diagnósticos e a localização pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente pessoal como Alexa ou Google Assistant.Além disso, o SUV vem equipado com sistemas avançados de assistência à direção com as seguintes funcionalidades: comutação automática de faróis, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência. Também possui freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold, em que mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, trazendo mais conforto ao dirigir. O modelo conta ainda com airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros de série.O SUV ainda vem com wireless charg

Alpha Testes: Abarth Pulse entrega o prazer de dirigir
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
SUV é equipado com motor turbo de 185 cavalos e acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundosTexto: Sergio DiasFotos: Sergio DiasPara quem é apaixonado por carro, o ronco do motor é música de qualidade para os ouvidos. E, quando você tem a oportunidade de, além >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.