Fiat Strada brasileira será vendida na África; primeira geração teve motor diesel para exportação

Picape compacta voltará a ser comercializada fora da América do Sul depois de oito anos A Fiat Strada, que está há oito anos sendo exportada apenas para América do Sul, voltará a ser vendida fora do continente. A picape compacta, carro-chefe da fabricante italiana no Brasil, vai superar as fronteiras a partir de novembro deste ano para ser comercializada na África. Saiba-mais taboola A Fiat Strada é exportada há tempos, mas desde 2015 não ultrapassava as linhas territoriais da América do Sul. Agora, a nova geração, que estreou em 2020 com cabine dupla e quatro portas, ganhará as lojas de oito países africanos: Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Guiné-Conacri, Madagascar, Nigéria e Ruanda. Isso acontece logo após a picape compacta ter recebido as duas versões turbinadas. A Strada oferece agora as configurações Ranch e Ultra com motorização Turbo 200. Ou seja, sob o capô há um 1.0 turbo flex de até 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque. Resta saber se as configurações aspiradas ou turbinadas serão enviadas para estes países. Afinal, a Strada é vendida em sete versões no Brasil. As mais básicas e intermediárias ainda oferecem um motor 1.3 aspirado flex de até 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque. Ele pode combinar câmbio automático do tipo CVT, que simula sete marchas, ou manual de cinco. Fora do Brasil há muito tempo A Strada já teve espaço em outros continentes anteriormente. A picapinha começou a ser exportada para fora do Brasil por volta dos anos 2000 e foi negociada assim até 2015. Durante este tempo, claro, apenas a primeira geração foi vendida. No entanto, o modelo recebeu uma série de reestilizações e mudanças importantes de carroceria. Desde uma cabine simples, estendida, dupla ou até com três portas. Fiat Strada foi exportada até 2015 Divulgação Além disso, uma série de motorizações também foram ofertadas. A mais conhecida é a 1.4 fire que chegou a oferecer 88 cv de potência e 12,5 kgfm de torque. Mas até mesmo a 1.8 E.torQ, usada no Jeep Renegade e Fiat Toro, por exemplo, esteve no portfólio da picape. Ele rendia 132 cv e 19 kgfm. No entanto, um conjunto motriz bem improvável é que mais chamou atenção na trajetória da Strada fora do Brasil. Ela foi vendida com motor diesel em alguns mercados, e era fabricada em Betim (MG). Não é difícil encontrar anúncios de Strada diesel em revendas de carro online na Itália, por exemplo. Fiat Strada chegou a ser vendida com motor diesel fora do Brasil Divulgação Por lá, a picape foi oferecida com as motorizações 1.9 JTD e 1.3 Multijet. Ambas abastecidas com diesel e que rendiam, respectivamente, 85 cv e 19,9 kgfm e 95 cv e 20,8 kgfm. O foco era o consumo de combustível, e a Strada registrava médias próximas a 19 km/l. Não foi vendida aqui porque nossa legislação cobra que um modelo a diesel tenha tração 4x4 e leve mais de uma tonelada de carga. Impulsionar exportações A boa notícia é que a Strada pode elevar o volume de exportações do Brasil. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou, na última quarta-feira (08), que as exportações cairam 26,9% entre outubro de 2022 e o último. A picape da Fiat é o veículo mais vendido do Brasil durante este ano. Até o momento, foram comercializadas 98.511 unidades. E a novidade da venda para a África deve dar um “empurrãozinho” nos números de exportação de veículos brasileiros. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

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