MV Agusta LXP Orioli, uma trilheira italiana cheia de tecnologia
A MV Agusta LXP Orioli é a primeira motocicleta da nova geração da marca que busca ser a mais rápida na estrada no seu segmento. Pela primeira vez, os italianos deixam as suas motos saírem do asfalto para demonstrarem a sua validade no off-road, explorar também a liberdade de viajar. Nesta primeira versão, será uma série limitada de apenas 500 unidades, que se constitui como uma homenagem a uma das grandes lendas do motociclismo italiano, Edi Orioli. Do mesmo modo, esta máquina foi decorada inspirada nas cores verde, vermelho e branco, os mesmos tons da Cagiva Lucky Explorer pilotada por Edi no Rally Dakar 1990. Cada uma destas novos MV Agusta foi numerada e assinada pessoalmente por Edi Orioli, para que se torne uma peça única, além de se posicionar no segmento de luxo pelos seus equipamentos, materiais e atenção aos detalhes. O motor é um 3 cilindros em linha de 931 cm³ com dimensões de 81,0 x 60,2 mm, e que também conta com um novo desenvolvimento técnico para manter alta potência e, ao mesmo tempo, oferecer o torque necessário para a condução off-road. Sendo assim, ele desenvolve 124 cv a 10.000 rpm, com torque de 10,3 kgf.m a 7.000 rpm. LEIA MAIS: Yamaha MT-09 fica mais esportiva e agressiva para linha 2024MOTOCICLISMO 310: confira os principais destaques desta ediçãoMV Agusta Superveloce 98 retorna ao mercado quase um século depois Leve e tecnológica Este novo motor de três cilindros pesa apenas 57 kg, o que o torna, em média, 10% mais leve que a sua concorrência direta. O cárter e os sistemas de lubrificação e refrigeração são completamente novos, assim como a engrenagem do virabrequim, a ignição, agora ainda mais robusta, e a caixa de câmbio, que permanece removível como nas versões iniciais. O sistema de distribuição é um DLC que ajuda a reduzir o atrito. O virabrequim é contra rotativo para reduzir o efeito giroscópico geral da motocicleta e facilitar as mudanças de direção, e um eixo foi instalado para reduzir as vibrações. O sistema de escapamento também é novo. A MV Agusta LXP Orioli dispõe de um IMU de 6 eixos e um processador de alta frequência que permite que a moto tenha um acelerador totalmente eletrônico que funciona de acordo com seus 4 modos de condução: Urbano, Touring, Off-Road e Custom All- Terrain. O auxílio à pilotagem inclui o controle de tração de 5 níveis, que pode ser desativado, freio motor de dois níveis, controle de cruzeiro e ABS em curva que incorpora o sistema RLM (Rear Wheel Lift-Up Mitigation), o qual pode ser desativado totalmente ou apenas na roda traseira. Siga a MOTOCICLISMO nas redes:Instagram | Facebook | Youtube Twitter | GoogleNews MV Agusta LXP Orioli: uma máquina conectada A instrumentação é inspirada no mundo automobilístico e inclui conexão via Bluetooth e Wi-Fi. A resolução da tela TFT colorida de 7 polegadas é HD e seu brilho é ajustável. Existem dois gráficos para escolher e através do aplicativo MV Ride você pode conectar um smartphone, configurar a navegação, salvar rotas e dados de condução e compartilhar esses dados com outros usuários. O dispositivo antirroubo Mobisat com geolocalização integrada é padrão. O equipamento de série também inclui iluminação dianteira e traseira totalmente em LED e os controles do guidão são iluminados com luzes LED. O chassi de aço de berço duplo foi fabricado com tubos especiais que permitem otimizar as espessuras e possui um chassi auxiliar traseiro removível. O braço oscilante é feito de alumínio e o amortecedor Sachs com elos para dar progressividade à suspensão é ajustável, oferecendo 210 mm de curso para a roda traseira. No eixo dianteiro foi instalado um garfo Sachs invertido, ajustável em compressão, retorno e pré-carga da mola, com curso de roda de 210 mm. Os aros têm medidas típicas de uma motocicleta de enduro com diâmetros de 21 polegadas na frente e 18 atrás. Ela vem de fábrica com pneus Bridgestone Battlax AX41 voltados para o off-road. Medidas discretas O assento é ajustável em altura em duas posições a 850 mm e 870 mm do solo, e tanto a sua forma como o material de enchimento foram desenvolvidos para combinar conforto e aderência dentro e fora da estrada. O peso seco é de 224 kg e possui tanque de combustível com capacidade para 20 litros. A distância ao solo é de 230 mm, com distância entre eixos de 1.610 mm. Os freios são Brembo, com pinças dianteiras Stylema e discos de 320 mm e pinça de dois pistões com disco de 265 mm na traseira. As 500 unidades do LXP Orioli começarão a ser entregues aos clientes a partir do final do primeiro trimestre de 2024. Se uma dessas viesse aqui para o Brasil, você teria vontade de ter uma? Escreva uma mensagem aqui pra gente!
Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.