Fiat Strada Ranch usa chapéu de cowboy, mas é garota da cidade; leia o teste

Picape compacta tem pegada rural, motor turbo e bom pacote de equipamentos A Fiat notou que o público da Strada está mudando. Cinco anos atrás, a picape compacta atendia pequenos empreendedores e grandes frotistas. O cenário mudou — e hoje o carro mais vendido do Brasil caiu nas graças dos motoristas casuais, que já correspondem a metade dos proprietários. Em função disso, a Fiat busca estratégias para atrair este novo cliente. Uma delas é investir nas versões mais caras, Ranch e Ultra (confira o teste aqui). Fiat Strada 2024: preços, equipamentos e versões Nova VW Saveiro x Fiat Strada: qual picape compacta é a melhor? Chevrolet Montana RS é a picape esportiva que parece, mas não é; leia o teste Ambas custam R$ 132.990, têm cabine dupla e compartilham o motor 1.0 turbo de três cilindros. A diferença está no apelo visual, que é urbano na versão Ultra e rural na Ranch. O nome desta última, aliás, significa rancho em inglês. Uau! Motor turbo da Fiat Strada é resposta para a Chevrolet Montana Divulgação Evidentemente, as versões são respostas ao lançamento da Montana, que chegou às lojas como uma opção de picape intermediária, ou seja, maior que a Strada, mas também com cabine dupla e motor turbo. Vamos às diferenças entre as versões da Strada. Mas nem se empolgue: elas tão discretas que passariam despercebidas por um leigo. Ambas têm uma espécie de escudo no para-choque dianteiro, mas com texturas e cores diferentes. A Strada Ultra ainda tem um pequeno friso vermelho para dar um leve toque de esportividade. Versão Ultra é a única com filete vermelho na grade Divulgação Na lateral, as picapes compartilham o estribo (que serve mais para sujar a barra da calça do que facilitar o acesso) e o acabamento dos retrovisores. As rodas têm estilos exclusivos e calçam pneus nas medidas 215/80 R16 — de uso misto na versão Ranch. Já a caçamba tem 844 litros de capacidade e pode levar até 650 kg. Interior é ajeitado para uma picape compacta; destaque para a conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay Divulgação Pessoas altas sofrem na cabine, independentemente de onde estejam acomodadas. Se há alguém no banco de trás, o passageiro dianteiro terá de aproximar o assento do painel. A situação é complicada para a pessoa que senta no meio do banco traseiro, pois seus meniscos serão esmagados. Initial plugin text Pacote de equipamentos é um ponto positivo. Itens como volante multifuncional, computador de bordo, central multimídia (com pareamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio) e carregador de smartphones por indução marcam presença. Mecânica competente, mas… Strada turbo vibra bastante, ainda que o consumo de combustível seja excelente Divulgação Novidade na linha 2024, a Strada Ranch recebeu o motor 1.0 turbo de três cilindros que desenvolve 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O câmbio CVT pode simular sete marchas e tem até paddle-shifters para facilitar as trocas. Trata-se de uma mecânica familiar, pois equipa vários outros modelos da Stellantis no Brasil. Aqui vale mencionar que a antiga versão 1.3 aspirada da Strada Ranch não existe mais. Na linha 2024, a picape só pode ser adquirida com motor 1.0 turbo. O desafio da Stellantis é encaixar este motor em várias plataformas — e não pense que essa tarefa é simples. A Strada é feita sobre a base MPP, o Pulse utiliza a MLA e o 208 usa a CMP. Mas o conjunto mecânico é o mesmo! A impressão é de que a Strada é mais áspera do que outros carros com este motor. Além da vibração na cabine, bem perceptível no volante, a picape não se mostra eficiente ao filtrar o ruído. Durante acelerações mais vigorosas, o barulho se torna incômodo. Coincidência ou não, a base da Strada é a mais simples entre as citadas acima — é compartilhada com o Mobi, por exemplo. Direção, suspensão e freios foram recalibrados e estão mais firmes para melhorar a rigidez da picape. O objetivo é deixar a Strada turbo mais robusta para aguentar o incremento de potência e torque. Este fôlego extra é evidente nos números. Segundo a Fiat, a Strada pode ir de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, superando a aceleração da rival Montana, que cumpre a mesma marca em 10,1 segundos. O torque cheio é entregue em 1.750 rpm e proporciona bastante vigor para encarar subidas e ultrapassagens. De acordo com o Inmetro, a Strada pode fazer, em média, 8,3 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, o consumo é de 9,4 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada. Fiat Strada Ultra é um carro com qualidades, mas para quem? Cauê Lira/Autoesporte Pacote de equipamentos, bom consumo de combustível e uma caçamba generosa são características que os donos de uma picape cabine dupla procuram. Infelizmente, o espaço interno da Strada é escasso, pois até pessoas de estatura mediana viajam no aperto. A impressão que fica é de que a picape funciona mais como o segundo carro da família. Se você procura um modelo urbano para ser o único veículo e não pretende utilizar a caçamba com frequência, talvez o Fiat Pulse Impetu

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