5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP da Inglaterra da Fórmula 1 2023

5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP da Inglaterra da Fórmula 1 2023 Como de costume, Max Verstappen liderou os treinos livres e começa o fim de semana do GP da Inglaterra como favorito, mas tem uma Ferrari muito próxima, especialmente no ritmo de classificação. Carlos Sainz ficou a apenas 0s022 da marca do holandês, na segunda posição. Enquanto isso, a Mercedes se viu em apuros, mas a Williams surpreendeu Evelyn Guimarães, de Curitiba *** Max Verstappen não encontrou problemas para liderar as duas sessões de treinos livres que abriram o fim de semana do GP da Inglaterra de Fórmula 1, nesta sexta-feira (7). Como de costume, o holandês rapidamente exibiu performance e se colocou consistentemente na ponta a cada saída à pista. Ao fim do dia, classificou como “muito forte” a performance geral da Red Bull. A única ressalva é Sergio Pérez, que de novo não seguiu o companheiro de equipe.Na verdade, quem mais perto ficou do bicampeão foi a Ferrari. A equipe italiana apresentou novamente um significativo desempenho em volta única. Tanto que Carlos Sainz ficou a apenas 0s022 da marca de Max. No entanto, os vermelhos tiveram de lidar com a confiabilidade, que afastou Charles Leclerc na sessão da tarde.A grande surpresa do dia foi a Williams. Em casa e com uma pintura especial, a equipe inglesa surgiu em terceiro com Alex Albon e quinto com Logan Sargeant. Pérez ficou entre os dois carros azuis. As atividades em Silverstone foram marcadas também pelos fortes ventos que implicaram em um desafio para os times, mas nenhum grande incidente foi registrado, ainda que Mercedes e Aston Martin tenham enfrentado mais contratempos que o normal.Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos na sexta-feira da décima etapa da temporada da F1 2023, na Inglaterra:Verstappen não perde o costume e dita o ritmoO líder do campeonato segue implacável em 2023. Mesmo nos treinos livres, o holandês não dá descanso e, de novo, se colocou muito forte nos dois treinos livres em Silverstone. O ritmo de classificação do RB19 #1 segue consistente e dificilmente dá para imaginar outro piloto na pole que não Verstappen. O piloto terminou o dia com a marca de 1min28s078.Mas o que impressionou mesmo foi a performance em corrida — em média, Verstappen imprimiu um ritmo 0s390 melhor que a Ferrari. Ainda, Max foi rápido com os três compostos, especialmente com os pneus macios. “Acho que, no geral, o carro se mostrou realmente bom. Fiquei muito feliz com isso. O desempenho geral foi forte em ambas as sessões e conseguimos completar nossos programas, e o ritmo de corrida também foi bom. Então, foi muito positivo”, disse o bicampeão.Apesar da sensação de tarefa cumprida, os taurinos manifestaram preocupação com a degradação dos pneus. A Pirelli levou uma nova especificação dos compostos duros e espera maior resistência. Mas a Red Bull vê com mais precaução. De toda a forma, o desempenho geral do time está além de seus rivais. Apenas a única ressalva: Sergio Pérez, embora mais próximo em classificação, continuou com um déficit para o colega de equipe.Max Verstappen esteve forte como de costume (Foto: Red Bull Content Pool)De novo, Ferrari surge na cola da Red Bull — mas só em ritmo de classificaçãoAssim como aconteceu na semana passada, na Áustria, a esquadra de Maranello foi quem apareceu mais perto de Verstappen na folha de tempos. E desta vez, praticamente colada. Acontece que Carlos Sainz encostou no líder da temporada no momento da simulação de classificação e ficou a somente 0s022 do registro do homem da Red Bull. No entanto, o revés que tirou Charles Leclerc do TL2 é algo que coloca uma pulguinha atrás da orelha.De toda a forma, a performance em volta única é a força ferrarista e, por isso, a equipe deve aparecer bem na briga contra Verstappen quando a coisa for para valer mesmo, reproduzindo o desempenho já visto no Red Bull Ring nos trechos de alta velocidade — confirmando as atualizações. Há, no entanto, uma apreensão com o gerenciamento de pneus e com o ritmo de corrida — esse, sim, uma grande questão ainda que envolve o carro vermelho, uma vez que o déficit para os taurinos é significativo. Em contrapartida, os ferraristas estão muito à frente de Mercedes e Aston Martin.“Precisamos continuar trabalhando no gerenciamento de pneus e no ritmo de corrida. Este deve ser o nosso principal ponto de foco amanhã, pois hoje pudemos ver que em uma volta não fomos tão ruins. No geral, estamos muito felizes com hoje, mas é claro que ainda há algum trabalho para fazer”, disse o espanhol, que venceu o GP da Inglaterra em 2022.Carlos Sainz apontou o ritmo de corrida como um problema para a Ferrari na Inglaterra (Foto: AFP)Mercedes em apuros na casa de HamiltonA Mercedes viveu um dia decepcionante e cheio de incertezas. Apenas 15º colocado no segundo treino livre, Lewis Hamilton desabafou ao fim da sexta-feira, dizendo que “há algo mu

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