Alpha Pesados: Mercedes-Benz Trucks apresenta o caminhão elétrico pesado eActros 600

Início das vendas acontece já este ano, com início da produção em série previsto para o final de 2024 A Mercedes-Benz Trucks revelou o eActros 600, seu primeiro caminhão pesado elétrico a bateria para longas distâncias. O veículo é projetado para um PBT combinado de até 44 toneladas. "O eActros 600 representa a transformação do transporte rodoviário de mercadorias para a neutralidade de CO2 como nenhum outro caminhão com a estrela de três pontas. Ele caracteriza-se por uma tecnologia de tração elétrica altamente inovadora, que pode oferecer aos nossos clientes uma eficiência energética alta e mais rentabilidade, o que torna a entrada na mobilidade elétrica ainda mais atraente", afirma Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks. A alta capacidade da bateria de mais de 600 kWh, daí a designação do modelo 600, e um novo eixo motriz elétrico permitem que esse caminhão atinja uma autonomia de 500 quilômetros sem recarga intermediária. Portanto, o eActros 600 será capaz de viajar mais de 1.000 quilômetros por dia graças a recargas intermediárias durante as pausas realizadas por motoristas ao longo das viagens. Atualmente, cerca de 60% das viagens de longas distâncias de clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são inferiores a 500 quilômetros, o que significa que a infraestrutura de carga e recarga das baterias no transportador e nos pontos de entrega é suficiente para o novo modelo. Para todas as outras aplicações, a expansão contínua da infraestrutura pública de recarga é vital para tornar o caminhão elétrico viável ao transporte de longa distância em toda a Europa. As vendas do caminhão começam neste ano, com início da produção em série previsto para o final de 2024. Além de cavalos mecânicos, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá versões de caminhão rígido do eActros 600, oferecendo aos clientes mais possibilidades de aplicação para o transporte totalmente elétrico. A pegada de CO2 do eActros 600 dependerá da eletricidade utilizada na operação do veículo. Com o atual mix energético europeu, o eActros 600 consegue uma economia de CO2 de cerca de 40% em comparação com um Actros a diesel. Com energias totalmente renováveis, esse índice pode chegar a mais de 80% ao longo de todo o ciclo de vida do produto, estimado em dez anos, a partir da extração de matérias-primas. O eActros 600 será produzido na linha de montagem existente na maior fábrica de caminhões da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein, em paralelo e de forma flexível, ao lado da produção dos caminhões a diesel. Em Wörth, o veículo também será equipado com os componentes de tração elétrica das fábricas da Mercedes-Benz em Mannheim, Gaggenau e Kassel.Assim como a unidade de Wörth, os três locais também estão passando por uma transformação de tecnologia diesel para centros de competência de meios de transporte livre de emissões. A fabricação em Wörth ocorre em várias etapas de produção, incluindo o eixo elétrico, as baterias e a caixa frontal, que é um módulo de tecnologia complexo com várias unidades de controle, componentes de alta tensão e um compressor de ar elétrico.

Alpha Pesados: Mercedes-Benz Trucks apresenta o caminhão elétrico pesado eActros 600
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Início das vendas acontece já este ano, com início da produção em série previsto para o final de 2024 A Mercedes-Benz Trucks revelou o eActros 600, seu primeiro caminhão pesado elétrico a bateria para longas distâncias. O veículo é projetado para um PBT >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.